Como contratar e reter pessoas de TI: case Monitora

Como contratar e reter pessoas de TI: case Monitora

Como implementar automação de testes de software

Neste artigo vamos falar sobre como contratar e reter de pessoas de TI. Afinal, este é um desafios enfrentado por empresas de diversos setores. A demanda é grande e a mão de obra está escassa.

Muito fala-se do profissional eclético, com faculdade de ponta, currículo impecável e entrada cedo no mercado de trabalho.

Participação em projetos de iniciação científica, inglês fluente de fazer inveja a estrangeiro, um bom estágio e entregas consistentes.

Mas será que com todas essas qualificações é possível encontrar o profissional perfeito para a vaga? Sim, mas não é só isso. Existem outras características que também são procuradas nos profissionais da área.

Confira algumas características que o profissional de TI deve ter

1) O bom técnico, mas não só isso

Podemos falar que um candidato de TI é forte quando ele consegue entender o problema do cliente. Ser agilista, eficaz, eficiente, conhecedor profundo da tecnologia que está desenvolvendo. Pensar em várias plataformas, entende da linguagem que está codando. Entregar um código limpo e se preocupa em agregar valor.

2) Comunicação: inglês é essencial

Em um mundo cada vez mais complexo, globalizado e cujas tendências profissionais e acadêmicas são ditadas muitas vezes pelo idioma inglês, adquirir fluência, o vocabulário adequado e a dicção correta é muita vez vital para entrar e permanecer em determinadas organizações.

Quando os clientes são internacionais, o inglês se torna um imperativo.

3) Competências comportamentais: o que faz diferença no trabalho em equipe

O que devemos focar, além da parte técnica, são as competências comportamentais. Como o profissional age no ambiente de trabalho?

Ele trabalha bem em grupo? Como ele transita entre os aspectos formais (por exemplo, na reunião com um cliente) e informais (em um momento de descontração do time?

Quais são suas capacidades de relacionamento intergrupal? Sua resiliência é alta sob pressão? Ele consegue promover críticas construtivas ao projeto?

4) Ir além da razão, ter inteligência emocional

Ou seja, quando encontramos um profissional que une a parte técnica com a comportamental, fazemos de tudo para atrair e reter esta pessoa.

Afinal de contas, a união dos aspectos racional e emocional promove um clima bom de trabalho, com entregas consistentes e satisfação favorável.

5) Procurar o desenvolvimento sempre

O desenvolvimento de uma carreira vai depender de um planejamento: onde se quer chegar é essencial para galgar os passos do sucesso.

Manter-se atualizado, fazer cursos de extensão, pós-graduações, solicitar feedbacks constantes da gestão e de pares e realizar leituras específicas, são características que tornam um profissional diferenciado e que será disputado pelo mercado de trabalho.

Case Monitora: como contratar e reter pessoas de TI

Aqui na Monitora, oferecemos uma série de benefícios, tangíveis e intangíveis. Além disso, nosso ambiente de trabalho é descontraído, humano, engajador e respira-se equipe.

Afinal de contas, somente em grupo que alcançamos a excelência. Oferecemos aos nossos talentos de hoje e de amanhã:

– um ambiente de trabalho descontraído e humano: nossas equipes são próximas e muitos aqui são amigos!

– aniversariantes do mês: momento de descontração e união da equipe!

– curso de inglês in company e bolsa incentivo para cursar o idioma fora: afinal, com projetos internacionais, precisamos de fluência!

– bônus anual, trimestrais e PLR: para valorizar ainda mais os que perfomam bem.

– seguro de vida e plano de saúde para colaboradores e filhos: nos preocupamos com toda a família dentro e fora da empresa.

– vale-refeição e vale-alimentação: para garantir a “sustância das nossas mentes pensantes”.

– estacionamento subsidiado: para você não se preocupar com sua caranga ou motoca.

– cursos da área: com especialistas nas mais diversas frentes, incentivamos o desenvolvimento dentro da Monitora University!

– espaços de treinamento, refeitório e recreação: para garantir ainda mais alegria no seu dia a dia!

Se você se identificou ou conhece alguém que gostaria de entrar em nosso time, conheça mais sobre as nossas vagas em nossa página de oportunidades.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista