gargalos de produção

Como reduzir os gargalos de produção por meio do outsourcing?

Como implementar automação de testes de software

Na busca por uma equipe que se mantém aderente aos prazos e trabalha com alta performance, gestores implementam diversas estratégias. Elas buscam eliminar possíveis gargalos de produção, reduzir o número de falhas operacionais e tornar o direcionamento das atividades mais eficiente e ágil.

Entre as opções disponíveis no mercado, tanto o outsourcing em TI como a terceirização são conhecidas por permitir um maior foco no core business do negócio e reduzir custos operacionais. Mas qual deles é o melhor? Como essas soluções afetam o seu negócio? Conheça a resposta para tais perguntas no nosso post de hoje!

Como funciona o outsourcing em TI

O outsourcing em TI é um modelo de serviços em que a empresa direciona a gestão de áreas estratégicas para outras empresas. No ambiente tecnológico, essa estratégia pode incluir rotinas como etapas dos processos de desenvolvimento de software e a compra de ativos.

O outsourcing é voltado para empresas que querem ter um foco maior no core business do negócio. Assim, é possível maximizar a produtividade do empreendimento, uma vez que os profissionais internos dedicarão mais tempo a rotinas de alto valor agregado.

Como a terceirização da TI funciona

A terceirização é utilizada por empresas que pretendem direcionar atividades mais gerais para uma empresa especializada. Isso pode envolver rotinas como as de backup e as de suporte ao usuário.

Por lidar com atividades mais gerais do que as que envolvem os serviços de outsourcing, a terceirização tende a exigir um investimento menor para ser contratada. No entanto, esse tipo de serviço pode ter uma dificuldade maior para solucionar gargalos de produção complexos ou atender a demandas de grande porte.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

A importância do outsourcing em TI para reduzir os gargalos de produção

Para que seja capaz de atender às demandas do mercado, empresas devem investir em rotinas de alta performance e que sejam voltadas para aquilo que é realmente importante para os seus clientes e parceiros comerciais. Com processos maduros, o empreendimento pode focar nas suas atividades principais e manter-se com alto nível de competitividade.

Nesse cenário, o outsourcing em TI representa uma alternativa para solucionar gargalos de produção e maximizar a performance de todas as áreas do setor. A prestadora de serviços direcionará os seus melhores especialistas para cada atividade, diminuindo o desperdício de recursos e aumentando o retorno sobre o investimento nesse tipo de solução.

A longo prazo, o outsourcing em TI apresenta-se como uma solução de alto custo benefício, ainda que o seu valor de contratação tende a ser maior do que os serviços de terceirização. As abordagens operacionais utilizadas para o gerenciamento dos serviços críticos serão feitas de acordo com o perfil do negócio e as suas metas comerciais, integrando o setor de TI com outras áreas estratégicas. Além disso, todas as mudanças feitas estarão alinhadas com os padrões do mercado.

Isso causará um grande impacto em projetos internos e na rotina do setor de TI. Com o trabalho sendo executado por meio de padrões de segurança e performance mais inovadores, os profissionais da área conseguem atender a um número maior de solicitações utilizando menos recursos.

Como consequência, o time de TI terá mais flexibilidade e tempo para focar no core business do negócio. Projetos estratégicos terão a sua performance aprimorada e, ao mesmo tempo, a presença de especialistas contribuirá para que o gestor possa atingir as suas metas mais facilmente.

O que você acha do outsourcing em TI? Já pensou em adotar essa estratégia para solucionar gargalos de produção? Compartilhe o post nas suas redes sociais com a sua resposta!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista