AI para negócios

Como a Inteligência Artificial pode melhorar os processos da sua empresa?

Como implementar automação de testes de software

A Inteligência Artificial já é realidade do nosso cotidiano. Mas como ela pode ajudar na produtividade de uma empresa? Confira aqui e boa leitura!

O cenário atual do universo empresarial tem um objetivo em comum: reduzir custos e otimizar processos, para isso, a tecnologia é a principal aliada. Ela transforma dados em informação, gerando insights a partir dos quais, decisões de negócio são tomadas.

Hoje em dia, uma das principais tecnologias disponíveis é a Inteligência Artificial ou IA. O conceito desenvolvido em 1965 por John McCarthy apresenta a similaridade na forma de processar dados, comparado ao pensamento humano. Ou seja, traduz em algoritmos o sequenciamento de dados, com o uso das chamadas redes neurais. 

Independentemente do negócio a Inteligência Artificial é fluida, podendo ser aplicada em produtos, serviços, processos, gestão de pessoas, transformando profundamente a forma como se toma decisão e os resultados. 

Inteligência Artificial aplicada aos negócios

Desde 2017, o investimento em ferramentas de análise que possuem IA vem ganhando espaço no mercado. Elas auxiliam na tomada de decisão através de reconhecimento de padrões, criando categorias e segmentos, que apontam oportunidades e boas práticas em todas as áreas de uma empresa. 

A IA pode ser usada nas operações, desenvolvimento de produtos e serviços, marketing e vendas, gerenciamento da cadeia de suprimentos, manufatura, análise de risco, recursos humanos, finanças corporativas e estratégia. 

Um exemplo de gigantes: A queridinha da Apple – Siri, que reconhece inúmeros comandos de voz e fornece resultados precisos, aperfeiçoando não apenas a experiência do usuário, mas também fornecendo informações e novos caminhos à marca. Outro exemplo, que faz parte da nossa rotina, são os “chatbots” que com a IA permite ao usuário uma interação rápida e simples com a empresa, sanando dúvidas e problemas, otimizando os processos e permitindo que os funcionários depositem seus esforços em atividades mais complexas.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Por que investir em Inteligência Artificial?

Sabemos que existem desafios a serem vencidos na implementação de novas tecnologias, mas é necessário entender que a Inteligência Artificial, além de um investimento financeiro, hoje é considerada uma das principais ferramentas para alavancar os resultados, otimizando o andamento do ambiente corporativo e impactando diretamente no crescimento sustentável.

Implementar IA ajuda na redução de gastos operacionais, aumenta a eficiência e aprimora a experiência do cliente/usuário. Além disso, pode-se destacar significativas melhorias internas como:

 – Aumento da produtividade;

– Economia de tempo da equipe;

– Minimização de erros;

– Acesso a informações relevantes de maneira eficaz;

– Execução de tarefas repetitivas que agregam pouco valor. 

A IA já está nos seus planos e da sua empresa? 

Agora que você conhece o valor real dessa tecnologia e o quanto ela pode gerar valor ao seu negócio, é possível identificar as melhores formas de uso na sua empresa. As aplicações de IA são altamente personalizáveis e adaptáveis, de acordo com as dores e experiências internas e externas.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista