mulheres na tecnologia

Mulheres na tecnologia: 5 exemplos de destaque nessa área

Como implementar automação de testes de software

O segmento de Tecnologia da Informação tem como uma de suas características a presença majoritária de profissionais do sexo masculino. Contudo, essa realidade está mudando aos poucos conforme o aumento da ocupação de cargos de destaque por mulheres na tecnologia.

Além disso, mesmo com o preconceito e a desigualdade salarial, as mulheres estão cada vez mais dispostas a trabalhar no setor de TI. De acordo com o estudo Women in Tech 2018, as estudantes apresentam atualmente 33% mais interesse em fazer o curso de Ciência da Computação se compararmos com as que nasceram até a metade dos anos 80 do século passado.

Conheça 5 importantes mulheres na tecnologia:

1. Susan Wojcicki

É apontada como a 12ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes. Ela é CEO do YouTube e é considerada uma das mulheres mais influentes da tecnologia. Susan cedeu a garagem da própria casa para os fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin, montarem um escritório para iniciar as atividades da empresa.

Na Google, ela ocupou o cargo de gerente de marketing, em 1999, e contribuiu para o desenvolvimento de ferramentas importantes, como o Google Books e o Google Images. Também prestou serviços à Intel e atuou como consultora de gerenciamento nas empresas Bain & Company e R.B. Webber & Company.

Susan tem uma fortuna estimada de 26 bilhões de dólares e é mãe de cinco filhos, sendo também um ótimo exemplo de equilíbrio entre vida profissional e familiar.

2. Ursula Burns

É um dos casos mais marcantes de sucesso de mulheres na tecnologia. Ela é CEO da Xerox e é a primeira mulher negra a ser gestora de uma companhia nos Estados Unidos.

Com formação superior e mestrado em Engenharia Mecânica, Ursula iniciou na Xerox como estagiária, em 1980. O bom desempenho e a determinação a conduziram ao cargo de CEO da empresa em 2009, quando substitui Anne Mulcahy. Além disso, Ursula é diretora do conselho da American Express Corporation.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

3. Margaret “Meg” Whitman

Formada em Economia pela Princeton e com MBA em Harvad, Meg tem passagens por grandes empresas, como a DreamWorks, Hasbro e Walt Disney Company. Ela chegou ao cargo de CEO do eBay em 1998. A boa reputação construída pela carreira de sucesso a fez concorrer ao governo da Califórnia em 2010.

Meg também ocupou o cargo de CEO da HP em 2011, empresa em que trabalhou até 2017. Ela chegou a ser considerada, em 2010, a quarta pessoa mais rica do estado da Califórnia, com uma fortuna de US$ 1,3 bilhões.

4. Cher Wang

Em 1997 participou da fundação da HTC (empresa responsável por fabricar um de cada seis smartphones comercializados no EUA). Nessa companhia, ela também exerce a presidência, o que a faz ser considerada uma das mulheres com maior prestígio na área de tecnologia.

A revista Forbes listou Cher como a 54ª mulher mais poderosa do mundo. Mãe de dois filhos, ela participa de campanhas de doações e ajuda instituições de caridade. Em 2012, a CEO doou seis mil tablets HTC Flyer para escolas de ensino médio em Taipei.

5. Angela Ahrendts

É empreendedora e vice-presidente da Apple desde 2014, quando foi considerada a 29ª mulher mais poderosa do mundo em negócios pela Fortune. O prestígio conquistado fez com que Angela ocupasse o conselho de negócios do primeiro-ministro do Reino Unido, entidade da qual fez parte até 2016.

Conclusão

Não faltam bons exemplos de mulheres na tecnologia que atingiram o sucesso e contribuíram para empresas conquistarem resultados mais expressivos e um maior reconhecimento junto ao público-alvo.

Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais agora mesmo. Afinal, essas mulheres são exemplos incríveis a serem seguidos, não acha?

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista