ambiente de inovação

O desafio de criar um ambiente de inovação

Gerar um ambiente de inovação tem sido o anseio de muitas empresas, porém é necessário compreender que inovação é um processo e que precisa ser implantado por meio de uma cultura que envolva diretamente não só a liderança da corporação, mas todos os colaboradores. Segundo Paulo Sérgio Quartiermeister, diretor do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM “É um processo que não tem começo, meio e fim. As empresas realmente inovadoras tratam inovação como fonte de vantagem competitiva a longo prazo”. O desafio é fazer com que comportamentos e práticas compartilhadas por um grupo resultem em processos inovadores.

São características de empresas que trabalham com inovação:

  • Ambientes agradáveis e de uso comum que estimulem a interação entre colaboradores de diferentes projetos/departamentos, proporcionando momentos de criação e gerando motivação para continuar no processo inovador. Na Monitora temos os ambientes de café, espaço de treinamento da Monitora University e nossa sala de jogos que possibilitam instantes de descanso e compartilhamento de ideias.
  • O estímulo de parcerias estratégicas tem efeitos benéficos na dinâmica interna das empresas e agregam valor ao incentivar o uso de tecnologias inovadoras. A Monitora trabalha em parceria com as principais universidades da região e é parceira de iniciativas como o OpenSanca, comunidade que promove o desenvolvimento open source na região de São Carlos, um movimento que se assimila aos ideais filosóficos do Software Livre.
  • A geração de programas de Spin-offs nas empresas é também uma forma de maximizar os investimentos em desenvolvimento e evidencia o poder de ideias geradas internamente, possibilitando que equipes menores conduzam novos projetos. A Monitora desenvolve internamente o programa “Implemente a sua ideia” no qual os nossos colaboradores podem explorar as suas ideias junto a uma consultoria de inovação que nos ajuda a potencializar ideias de empreendedorismo in company e fomentar a execução por meio de técnicas modernas e realização de reuniões com pessoas de outras empresas para avaliar e discutir as propostas.
  • A educação é uma potente ferramenta no desenvolvimento de uma cultura inovadora, para Renata Guimarães Horta “(…) os grandes pensadores de inovação que nos ensinaram isso, que quem leva a inovação adiante é o empreendedor. Independente do fato desse empreendedor ter sua própria empresa, ou empreender dentro de uma organização (intra-empreendedorismo), os processos educativos de mudança de comportamento devem considerar que desejamos pessoas que pensem por si, capazes de tomar decisões, de transpor barreiras e riscos, de gerar ideias, enfim, que sejam ativas tanto no processo de educação quanto no processo de inovação que deverão conduzir ou promover nas empresas”. Com essa visão a Monitora criou a ‘Monitora University’um espaço que visa o treinamento constante de nossos colaboradores , todos tem acesso à cursos que os auxiliam a desenvolver habilidades usadas no dia-a-dia.
  • O uso estratégico de ferramentas de comunicação, Rhodia (KUNSCH, 2003) define a comunicação interna como “uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos colaboradores e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis”. A Monitora se preocupa em criar mecanismos de diálogo para que a comunicação (vertical e horizontal) flua e os objetivos estejam claros para todos, periodicamente os colaboradores são convidados à nossas reuniões estratégicas, pesquisa de satisfação, comunicados internos e o Café com a Diretoria.

Portanto, criar um ambiente de inovação exige iniciativa e melhoria contínua em diversas áreas como comportamento, habilidades, ambientes, gestão de recursos e análise de estratégias.

 

Autoria: Meiriane Lima

Referências:

http://inventta.net/wpcontent/uploads/2010/07/Cultura_Educacao_para_Inovacao_FNQ.pdf

https://endeavor.org.br/a-cultura-de-inovacao-nas-empresas/

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-criar-uma-cultura-de-inovacao-na-sua-empresa

http://www.comunicacaoempresarial.com.br/revista/05/comunicacoes/comunica2.asp

 

Comentários

comentários

webmaster
Webmaster na Monitora
Rua Maestro João Seppe, 900, 6º andar - salas 63 e 64
São Carlos