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Tecnologias e o Atendimento ao Cliente: a revolução e otimização de serviços online

Você pode aguardar um momento?

Antigamente, o atendimento ao cliente exigia disposição e (muito) tempo. Desde a busca pelo contato com a empresa até a solução do problema, horas a fio eram perdidas. Muitas vezes, inclusive, o problema só poderia ser resolvido indo até uma loja física. Com a transformação digital e a implementação de novas tecnologias, esse serviço se tornou simples e rápido

Essa mudança vem acompanhada da forma que consumimos produtos, serviços e conteúdos. A comunicação com o usuário é um meio de aproximá-lo da identidade da marca, como objetivo de fidelizar esse usuário como um consumidor final de seu serviço e/ou produto. Além disso, a disponibilidade de informações transforma o perfil do consumidor, que passa a ser cada dia mais exigente e ativo, com uma jornada que demanda atenção e diferenciais para a obtenção de sucesso.

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A interação desse usuário com a empresa transforma sua experiência e influencia diretamente na sua decisão de compra. Por isso, é necessário ir além das expectativas e explorar as diversas possibilidades na construção da imagem da sua empresa. Mas afinal, quais as experiências que o universo de T.I. pode proporcionar ao consumidor que geram sua retenção e fidelização?

  • Chatbot: Essa experiência alia a aplicação direta da Inteligência Artificial (você pode entender melhor como a I.A. funciona aqui). O conceito de Machine Learning possibilita, ainda, a personalização e humanização desse atendimento ao cliente e oferece resultados ótimos em um curto espaço de tempo.
  • Internet das Coisas: Esse conceito abrange a conexão entre objetos e a rede de internet, para transmitir dados e executar determinadas tarefas. Sua aplicação durante o atendimento ao cliente possibilita recolher informações sobre hábitos dos clientes, geolocalização, pesquisas, locais que visitou, lojas que comprou anteriormente, entre outros recursos. Isso acontece quando aceitamos os termos de uso no momento que ligamos pela primeira vez um Smartphone e ele passa a coletar esses dados automaticamente.
  • Big Data: Esse é o grande trunfo da revolução digital. Com Big Data é possível realizar a análise maciça de dados em uma velocidade inimaginável. É exatamente esse cruzamento de informações que torna a Inteligência Artificial possível, já que ele se assemelha muito aos neurotransmissores humanos. Isso possibilita o mapeamento de comportamentos, perfis e a predição de ações.
  • Realidade Aumentada: A sobreposição da realidade com informações virtuais possibilita uma experiência única para o usuário, que consegue visualizar, por exemplo, a mudança de cor de um cômodo. Esse processo influencia diretamente na decisão de compra, já que a pré-visualização leva o consumidor a adquirir o produto ou serviço da marca que disponibilizou essa experimentação.
  • Omnichannel: É a combinação de mensagens de texto, redes sociais, e-mail, bate-papo… tudo isso de maneira personalizada para oferecer uma experiência única com a sua empresa. Assim, o consumidor percorre diversos canais e recebe um atendimento excelente.

Na velocidade da luz!

Essas são apenas algumas das possibilidades de atendimento ao cliente. É possível, também, combinar diversas experiências em esferas e plataformas que sejam capazes de abranger inúmeros nichos. O presente avança de maneira surpreendente. O universo digital segue em busca de, cada vez mais, oferecer ao usuário experiências únicas. Você arrisca o que vem pela frente? Tire sua ideia do papel e adentre na revolução tecnológica.

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Equipe Monitora