Transformação digital

Conheça os principais desafios dos CIOs em transformação digital

Como implementar automação de testes de software

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre transformação digital e como ela está impactando a sociedade, as pessoas, as empresas e os profissionais. Esse conceito já deixou de ser uma tendência para o futuro e se transformou em algo que já faz parte do cotidiano.

Essa transformação está acontecendo agora e os negócios, bem como os profissionais ligados a eles, precisam entender e aplicar a tecnologia de forma efetiva. Apenas dessa maneira será possível manter a competitividade do mercado.

Mas, afinal, o que significa transformação digital e quais são os impactos gerados por ela? Quais são os desafios a serem enfrentados nessa nova era? Quer saber? Então, acompanhe até o fim!

Afinal, o que é transformação digital?

De maneira geral, é um processo pelo qual as empresas passam a utilizar a tecnologia para otimizar seus processos e procedimentos. Isso pode acontecer em várias esferas do negócio, tais como melhoria no atendimento com contatos personalizados e aumento do alcance da marca com ações online.

A transformação digital possui três pilares: experiência do cliente, processos operacionais e modelos de negócio. Com a tecnologia sendo usada para impactar e melhorar esses três aspectos, a transformação fica completa.

No entanto, implementar essas mudanças pode não ser simples. Elas provocam impactos na maneira de gerenciar e conduzir empresas e, certamente, trazem desafios para CIOs e demais profissionais.

Como ela impacta os negócios?

Os impactos da transformação digital são sentidos por todas as áreas e não apenas pela tecnologia da informação (TI). Com a tecnologia sendo incorporada aos diferentes processos, praticamente todo colaborador da empresa vai sentir as consequências. Conheça algumas das principais consequências da transformação digital!

Aproximação entre áreas

Mais do que nunca, as áreas precisam se integrar e traçar objetivos comuns para a prosperidade do negócio. Engana-se quem pensa que transformação digital é tarefa apenas da TI. Todos os setores devem trabalhar para otimizar a comunicação e implementarem juntos as mudanças necessárias.

Agilidade nos processos e decisões baseadas em dados

A internet, os smartphones, computadores e a possibilidade de coletar, processar, armazenar e analisar tantos dados transformaram a nossa forma de pensar e agir. O que antes levava horas, dias ou semanas, agora precisa ser feito em tempo real.

As pessoas estão mais distraídas e fica cada vez mais difícil chamar e prender a atenção do público. Com tudo isso, as empresas precisam se adaptar à tomada de decisões rápida.

Ao mesmo tempo, essas decisões não podem se basear em achismos e incertezas. Os dados coletados precisam ser a fonte de informação para traçar as estratégias de qualquer negócio.

Demanda por novos produtos e serviços

Ninguém consegue mais se imaginar sem seus apps, não é mesmo? Banco, pagamento de contas, compras e outras atividades diárias já não existem mais sem as suas versões digitais. Tudo agora precisa unir o mundo online ao mundo offline, já que a barreira entre eles praticamente desapareceu.

Isso significa que a transformação digital cria uma demanda por produtos e serviços que incorporem as novas tecnologias. Portanto, as empresas precisam se adaptar a isso e oferecer constantemente novas soluções.

Quais são os principais desafios da transformação digital?

Uma mudança desse tamanho não poderia acontecer sem trazer consigo alguns desafios. No contexto da transformação digital, os CIOs são os grandes responsáveis por liderar o processo, mas não são os únicos envolvidos.

Eles e outros gestores, diretores e empreendedores precisarão lidar com alguns possíveis contratempos. Confira quais desafios podem ser esperados!

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um dos aspectos mais difíceis de serem modificados em qualquer empresa. Por isso, antes de se propor a realizar a transformação digital, busque entender aspectos da cultura organizacional que poderiam impedir o avanço desse projeto.

Por exemplo, se determinado setor está acostumado a usar processos manuais e tem resistência a aceitar a digitalização, esse aspecto cultural precisa ser mudado.

É importante que as ferramentas digitais, a informatização e a inovação tecnológica sejam vistas como fatores positivos por cada membro da equipe. Isso pode demandar esforço contínuo e mudanças graduais.

Limitações técnicas

Nem sempre é fácil conseguir pessoal qualificado ou equipamentos suficientes para acompanhar o ritmo da evolução tecnológica. Essa falta de recursos pode levar a limitações técnicas que impedirão o avanço da transformação digital.

Nesse sentido, o principal desafio dos CIOs é fazer é encontrar um balanço entre gastos e benefícios, alcançando um custo-benefício satisfatório para a área de TI.

Segurança

Outra grande preocupação quando se fala em aumentar o uso de recursos digitais está ligada à segurança virtual e vulnerabilidade dos dados e arquivos da empresa. Muitos temem que suas informações fiquem suscetíveis a perdas, danos e ataques.

Para mitigar o risco nesse sentido, os CIOs precisam trabalhar com ferramentas de proteção e implementar protocolos de ação em situações de risco. Treinar todos os funcionários para lidar com as ferramentas tecnológicas e detectar possíveis ameaças também traz bons resultados em termos de segurança.

Desenvolvimento e retenção de talentos

Embora o número de profissionais formados na área de tecnologia deva aumentar, a demanda por pessoal especializado também cresce. Por isso, já existem dificuldades em encontrar e reter talentos nesse setor.

Além do número limitado de profissionais no mercado, eles precisam estar em constante desenvolvimento para acompanharem as novas tecnologias. A saída parece ser, então, investir no desenvolvimento de talentos e oferecer condições propícias para que eles continuem crescendo e tenham razões para permanecer na empresa.

Acompanhar e entender as novas tecnologias

Isso vale não apenas para os CIOs como também para demais profissionais. Com a tecnologia invadindo todos os espaços, quem não se mantiver em dia com ela pode desejar a desejar em termos de qualificação.

Por isso, todo profissional deve se esforçar para entender e aplicar as ferramentas tecnológicas que fazem parte da transformação. Big Data, Cloud Computing, Internet das Coisas, UX e UI são alguns dos nomes para ficar de olho.

Avaliação do potencial de retorno financeiro

Nem sempre é fácil mensurar o retorno dos investimentos feitos para aplicar a transformação digital. Isso porque os benefícios e consequências das novas ferramentas nem sempre são conhecidos por completo antes da implementação.

Por isso, os CIOs também tendem a ser cobrados quanto ao retorno financeiro da transformação digital e a resposta, no entanto, nem sempre está pronta. É preciso estar preparado para argumentar que a transformação digital é imperativa para a sobrevivência do negócio.

Por fim, ressaltamos que a transformação digital tem potencial para alavancar negócios, melhorar a experiência do cliente e criar processos mais eficientes. Para não sofrer com os desafios, mantenha-se atualizado e invista em tecnologia. Os benefícios desse investimento certamente serão recompensadores.

E então, gostou de saber mais sobre a transformação digital e os desafios dessa era? Quer se manter atualizado sobre tendências tecnológicas e otimização de processos? Aproveite para curtir as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e acompanhe todas as novidades!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista