Segurança dos dados: veja como proteger seu negócio de ciberataques

Como implementar automação de testes de software

Segurança de dados contra ciberataques é (ou deveria ser) a preocupação de dez em cada dez empresas brasileiras. Afinal, segundo um relatório da DFNDR-Lab, no terceiro trimestre de 2017 foi registrado um aumento de 44% nesse tipo de crime no Brasil.

Frequentemente, o Brasil se posiciona entre os principais países em que são originadas as fraudes cibernéticas. De acordo com a Symantec, há alguns anos o país se mantém na oitava posição de um ranking global — na América Latina, só o México enfrenta problema maior.

Sobre isso que vamos refletir neste artigo. Continue lendo para receber algumas orientações de como se posicionar e proceder para garantir a segurança dos dados de sua empresa diante de eventuais ciberataques!

Segurança de dados contra ciberataques é assunto estratégico nas organizações

Diante dessas estatísticas preocupantes, e conscientes de que esse desafio tende a aumentar à medida que a chamada “indústria hacker” se sofistica, muitas empresas já veem a segurança de dados contra ciberataques como uma estratégia.

Segundo um relatório global da PwC, que abrangeu também o Brasil, 69% dos executivos de negócios disseram que pretendem realizar investimentos em soluções de cibersegurança nos próximos anos. Isso demonstra que há conscientização do problema no meio corporativo.

E é assim mesmo que deve ser. Como os dados assumiram, nos últimos anos, um status de ativos fundamentais para os negócios, todo cuidado é pouco para preservá-los. E esse é um trabalho que surte melhor resultado quando realizado de maneira preventiva, focando a infraestrutura, mas, também, orientando usuários e contratando serviços especializados.

4 medidas que você pode tomar para garantir a segurança de dados contra ciberataques

Confira, a seguir, uma série de medidas preventivas que você pode tomar para evitar que a sua empresa seja vítima de fraudes virtuais:

1. Remova as vulnerabilidades da infraestrutura de TI

Todo o arcabouço tecnológico da empresa, que vai desde a rede de computadores até os hardwares, passando por aplicações, servidores e bancos de dados, entre outros, devem estar livres de vulnerabilidades.

Isso significa que é preciso passar um pente fino na infra de TI para verificar potenciais gargalos que possam servir de porta de entrada para criminosos virtuais.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Adquirir soluções de antivírus, verificar se os softwares utilizados na operação são originais, criar mecanismos de criptografia para os dados mais sensíveis… Há muitas coisas a serem feitas na infra.

Acredite, esse esforço inicial, apesar de parecer grande, pode evitar muitas dores de cabeça no futuro.

2. Fortaleça o sistema operacional

Também é importante ter um cuidado especial com o sistema operacional. Nesse ponto, o trabalho deve ser holístico, ou seja, envolver software, hardware e usuários.

Como diversas aplicações, tais como aplicativos e ferramentas de gestão, dependem do sistema operacional, é importante fortalecê-lo contra os poderosos algoritmos criados pelos hackers. Eles costumam atacar principalmente via e-mail ou em sites da web preparados para a disseminação de malwares e ransomwares que prejudicam a disponibilidade, além de roubar senhas de acesso e “sequestrar” sistemas.

3. Crie uma política de segurança da informação e conscientize os usuários sobre os riscos

Agora, todo o esforço pode ser em vão se a empresa não possui uma política bem definida de segurança de dados.

E esse não é um assunto apenas do departamento de TI. Ele deve envolver também a direção do negócio e, principalmente, os profissionais que utilizam soluções tecnológicas no dia a dia operacional.

É preciso, por exemplo, estabelecer critérios e definir níveis de acesso, controlar a utilização de dispositivos móveis na rede corporativa (não necessariamente restringir, mas sim estabelecer normas), entre outras ações.

4. Busque ajuda especializada

Por fim, à medida que a empresa cresce, a complexidade tecnológica aumenta. Assim, é importante contar com ajuda especializada para garantir a segurança de dados contra ciberataques.

Escolha fornecedores de soluções e serviços de monitoramento e gerenciamento que utilizam recursos e métodos avançados. Acompanhar a evolução dos desafios sobre o assunto pode demandar muito tempo e dinheiro da equipe interna, por isso contratar outsourcing pode ser a melhor escolha.

Como você tem tratado a questão da segurança de dados contra ciberataques na sua empresa? Para receber mais artigos como este em primeira mão, assine agora a nossa newsletter!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista