O que fazer para aumentar a eficiência operacional na empresa?

Como implementar automação de testes de software

A eficiência operacional deve ser o objetivo de todas as empresas que visam o sucesso e o crescimento. Afinal, é necessário aperfeiçoar continuamente seus processos para atingir a capacidade produtiva máxima.

Quer saber como é possível melhorar as etapas de execução para ter resultados mais expressivos? Então, continue com a leitura e entenda o porquê e de qual maneira você pode gerar mais eficácia em seus negócios!

O que é ter eficiência operacional?

A eficiência operacional é objetiva e diz respeito ao potencial de produzir de forma eficaz. Em outras palavras, ela indica se os processos e operações que a empresa desempenha para atingir seus resultados são, de fato, produtivos.

Ser uma empresa dotada desse conceito significa que a sua estrutura de funcionamento tem o melhor aproveitamento, rendendo mais. Na prática de mercado, ter eficiência operacional repercute em exercer as mesmas atividades dos concorrentes, oferecendo, no entanto, qualidade superior e preços mais atrativos, pois se faz mais com menos.

A eficiência operacional ocorre quando a operação se constrói de forma acertada, aprimorada e pontual, de modo a utilizar melhor os recursos, adquirir a valência da mão de obra e atingir os objetivos finais com menos esforço e desgaste.

Por que a eficiência operacional é tão importante?

A eficiência operacional está ligada a todos os possíveis gargalos produtivos que atrapalham uma empresa, uma vez que, para atingi-la, esses empecilhos precisam ser reconhecidos e eliminados.

Um negócio tem mais chances de sucesso quando aproveita melhor seu tempo, usa com maior objetividade as matérias primas, desenvolve seu capital humano e atinge a satisfação de seus clientes, certo?

Logo, é preciso observar a eficiência operacional como sendo uma meta final, cujo caminho significa melhorar todos esses aspectos, até que eles sejam perfeitamente alinhados e seu desempenho contemple seu potencial máximo. Aí entra a importância desse conceito: ele interliga todas as etapas de uma empresa, com o intuito de aperfeiçoá-las e aumentar o rendimento delas a fim de obter uma organização de êxito.

Na prática, objetivar a eficiência operacional leva o gestor a encontrar os desperdícios, padronizar informações e processos, eliminar burocracias desnecessárias, identificar desmotivação da equipe, conhecer os custos (e reduzi-los). Ou seja, analisar, compreender e evoluir todos os aspectos que interferem na performance.

Como aumentar a eficiência operacional?

Depois de entender a importância de tornar o seu processo eficiente, a dúvida que fica é: como é possível aprimorar operação para obter melhores resultados? Para esclarecer essa questão, preparamos este tópico com algumas dicas para reestruturar sua empresa e conseguir mais eficácia na execução das atividades. Confia!

Reestruturação de processos

Os processos delimitam o caminho na realização das atividades. Assim, é necessário revê-los para saber se existem falhas ou embargos que diminuem a eficiência do ciclo produtivo. Por isso, mapeie a realização das tarefas, identificando o caminho que a execução segue nos departamentos ou setores.

A partir da correta visualização, é possível reduzir aquelas etapas que não são proveitosas. O objetivo dessa etapa é saber como se dão as fases produtivas, e a partir daí avaliar se existe gasto de tempo e recursos desnecessários. Caso isso haja, os processos podem ser redefinidos, para um padrão mais adequado.

Desenvolvimento de metas

As metas são guias, afinal, como você sabe que está no caminho certo sem saber onde quer chegar? Por isso, após reavaliar a estrutura, é preciso delimitar quais são os objetivos finais e necessários para se produzir melhor.

Dentro dos objetivos, você precisa estipular as pequenas metas a serem atingidas para que tudo seja cumprido.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Por exemplo, caso você tenha identificado que um dos problemas é o baixo desempenho dos vendedores em novos contratos e o objetivo é obter vendas mais expressivas, para isso, será preciso que cada vendedor capte x novos clientes por mês e que a margem de fidelização de consumidores seja de y%.

É válido lembrar que um plano bem estruturado para garantir que as metas sejam cumpridas é essencial. Afinal, não basta apenas estipulá-las e esperar que os resultados sejam obtidos espontaneamente, não é mesmo?

Gerenciamento de rotina

Essa dica é fundamental para estruturar a mudança em sua empresa e manter as medidas que aumentam a eficiência operacional. Assim, para que essas modificações se sustentem, é necessário gerenciar as rotinas e fazer uma checagem dos resultados.

Por isso, deve se observar constantemente a evolução e aplicar medidas onde ela não vem ocorrendo. Além disso, é preciso rever pontos de melhoria e definir ações e mudanças no comportamento da organização pontualmente, para que seja possível obter uma máxima eficácia.

Investimento em tecnologia

Atualmente, existem ferramentas que auxiliam as etapas produtivas, e a automação de tarefas manuais é um grande exemplo de medida que impacta positivamente na produtividade. Isso porque os sistemas permitem gerenciar informações e analisá-las, de modo a reconhecer erros a fim de melhorá-los.

Dessa forma, o retrabalho é reduzido, uma vez que a tecnologia é capaz de resolver problemas cansativos e trabalhosos para os seres humanos de modo rápido e preciso. Assim, a energia dos trabalhadores pode ser empregada em tarefas mais proveitosas.

Redução de desperdício de recursos

Como já citamos, o desperdício de recursos impede a empresa de conseguir o máximo aproveitamento, que é necessário para obter bons resultados. Por isso, é preciso identificar onde eles são mal utilizados, pois eles resultarão em produtos mais caros.

Sendo assim, monitore o consumo das matérias, verificando se há maneiras de utilizá-las onde serão mais bem aproveitadas. Além disso, tenha o conhecimento de quanto recurso é preciso para gerar x produtos. Analisando esse valor de perto é possível conhecer se ele é coerente ou se a discrepância indica esbanjamento.

Treinamento da equipe

A equipe é quem mantém o seu processo ativo. Logo, quanto maior é seu domínio sobre os assuntos acerca do processo mais elas dominam a execução. Sendo assim, é papel da empresa investir no aperfeiçoamento contínuo desse conhecimento.

Além de proporcionar novas informações, é preciso gabaritar o time quanto aos demais processos e a política organizacional para que eles compreendam o funcionamento da empresa, tanto no que diz respeito a sua postura quanto nas demais atividades exercidas, e se tornem colaboradores de alta performance.

Visão sistêmica da empresa

A operação não funciona de maneira isolada, pois todas as atividades são integradas, e a partir desse inter-relacionamento surge a atividade-fim. É preciso, portanto, que os gestores tenham isso em mente e apliquem na prática.

Assim, é preciso que os administradores e os colaboradores tenham uma visão sistêmica de como a empresa acontece, enxergando o produto ao longo de toda a cadeia, até o cliente final. Desse modo, todos sabem o seu papel e compreendem qualquer problema que surja.

A eficiência operacional é o caminho para o sucesso, e investir na evolução contínua das estruturas de produção da empresa é a maneira mais fácil de conseguir aproveitar melhor os recursos e fazer mais com menos.

Nosso post propôs uma boa reflexão sobre o sistema produtivo na sua organização? Gostaria de estar sempre em contato com conteúdos ricos em informações para melhorar a administração dos negócios? Siga nossos perfis no Facebook e Linkedin e faça parte de uma comunidade voltada para obter melhores resultados!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista