carreira em tecnologia

Carreira em tecnologia: conheça as principais áreas de atuação!

Como implementar automação de testes de software

Cada vez mais as oportunidades de carreira em tecnologia aumentam devido à importância que a área de tecnologia vem tomando em empresas de diversos segmentos. Afinal, é célebre a frase de que quem não inova acaba ficando para trás. 

O mesmo podemos dizer de vários ramos da tecnologia. Quem não se adaptar e incluir no seu dia a dia processos como inteligência artificial, visão computacional e data centers vai correr o risco de perder eficiência e até mesmo mercado.  

Para te ajudar a entender a área e a escolher, preparamos este post sobre o mercado de TI e uma lista de carreiras em tecnologia que estão em alta! 

Por que seguir a carreira de tecnologia?

É exatamente para evitar prejuízos que profissionais de carreira em tecnologia têm sido cada vez mais procurados pelas empresas. A estimativa é que o mercado de TI cresça  6,8% em 2021, o que sinaliza uma recuperação após a crise instalada pela pandemia. 

Antes da pandemia, a expectativa era de um crescimento de 6% em 2020, mas ficou apenas em torno de 2,8%. 

As áreas de cloud, análise de dados e cibersegurança lideram essa recuperação do mercado de TI em 2021. Isso reflete a preocupação das empresas com a transformação digital e a segurança dos dados. 

Por conta disso, toda a infraestrutura de TI das organizações precisou ser repensada. O que significa que ainda haverá espaço para novos profissionais que queiram seguir  carreira em tecnologia

Outro fator que contribui para que o setor seja atrativo é o gap de profissionais. Segundo o estudo Brazil Digital Report conduzido pela consultoria global McKinsey, o apontamento é de que até 2030 haverá um déficit de 1 milhão de profissionais de TI. 

Para atender essa demanda do mercado, os requisitos básicos do profissional de tecnologia são:

  • Capacidade de resolver problemas;
  • Agilidade para solucioná-los;
  • Conhecimento do setor de tecnologia;
  • Vontade de se manter atualizado;
  • Domínio de ferramentas.

Possíveis áreas de atuação 

Para te ajudar a escolher uma carreira em tecnologia, preparamos uma lista. Confira:

Segurança da Informação

Esta é a área da TI que cuida da segurança dos dados armazenados em, por exemplo, sistemas bancários e sites de compras. Dados pessoais, senhas e números de cartões de crédito são informações que precisam de atenção.

O profissional de segurança da informação tem o trabalho de dificultar o acesso de hackers e golpistas. Ele cuida deste ambiente para que os dados permaneçam protegidos e não vazem. 

Engenharia de Sistemas

Este é um profissional apto a desenvolver sistemas de grande complexidade e até mesmo integrar sistemas para otimizar o funcionamento. Nesta carreira em tecnologia, ele irá fazer análises e participar de projetos dos mais diversos segmentos, desde indústrias, equipamentos e dispositivos tecnológicos. 

Ciência de Dados

O Cientista de Dados, profissional desta carreira em tecnologia, deve ser um especialista em análises de dados para aproveitá-los de modo eficiente. Além disso, precisa ter a habilidade de buscar e resolver problemas complexos, além de algumas habilidades matemáticas.

Ainda, é importante lembrar que a área é vista como bastante estratégica, muitas vezes atuando ao lado do setor de negócios. 

Nesse sentido, suas áreas de habilidades podem ser: ciência da computação, matemática ou análise de tendências. Tudo isso para que se possa extrair dados, quantificá-los e reconhecer o que é importante nessa imensidão de informações.

Engenharia de Software

O profissional de Engenharia de Software se volta mais para aplicativos, plataformas e sistemas digitais, aplicando conceitos de engenharia para construí-los. Ele faz experimentos, análises e avaliações para extrair o melhor desempenho do software. 

No entanto, ele apenas projeta! Quem codifica o software é o desenvolvedor de software, que você verá a seguir.

Desenvolvimento de Software 

Os programadores ou desenvolvedores de sistemas ou de softwares podem atuar com uma infinidade de frentes ligadas a dispositivos eletrônicos:

  • Criação de aplicativos e softwares;
  • Otimização de programas;
  • Realizar protótipos de softwares;
  • Coletar informações;
  • Testar e ajustar soluções;
  • Homologação do software;
  • Garantir o funcionamento de forma adequada;

Este profissional possui um olhar clínico para encontrar e corrigir erros em plataformas e programas. Seu trabalho oferece suporte e facilidades nas áreas comerciais, financeiras e administrativas.

Para atuar nesta carreira em tecnologia, é preciso que o desenvolvedor de software tenha conhecimentos de matemática e  sistemas computacionais, além de raciocínio lógico. 

Isso porque, ele não apenas levanta as informações básicas para criar um sistema, como também desenvolve protótipos, os testa e ajusta, a fim de garantir que ele funcione como esperado.

Tecnologia da Informação

Esta carreira em tecnologia significa quase complementar à de Segurança da Informação. O profissional deste setor gerencia as informações dentro de uma empresa. Muitas vezes ele lida com hardwares, processamento de dados, informática e softwares. 

Além disso, seu papel é garantir que tudo esteja funcionando corretamente e que os setores consigam se integrar, acessar e trocar dados e informações entre si de maneira ágil e segura. 

Jogos Digitais

O profissional de Jogos Digitais precisa ser criativo! Afinal, é ele quem desenvolve jogos, suas regras, personagens, animações e cenários. Programação, artes e design gráfico são algumas das aptidões requisitadas para esta carreira em tecnologia

Esta área desenvolve jogos para todas as plataformas: computadores, tablets, smartphones e videogames. Quem trabalha nesta área estará sempre atualizado das principais tendências em jogos e programação.

Procurando oportunidades?

A Monitora acredita que proporcionar o desenvolvimento do time e investir nesse potencial é o que nos faz evoluir. Temos oportunidades para programadores, webdesigners, testadores e analistas.

Nossa empresa cuida de todo o processo de desenvolvimento de tecnologias voltadas para estratégias e negócios:

  • Engenharia de Requisitos;
  • Design de Software;
  • Implementação; 
  • Controle de Qualidade;
  • Implantação; 
  • Manutenção. 

Crescimento profissional e pessoal é o nosso foco. Por isso, temos planos de carreira e possibilitamos o alcance de metas pessoais e profissionais dos nossos colaboradores. 

Investimos em profissionais qualificados para oferecer os melhores serviços aos nossos clientes, formando equipes especializadas, responsáveis e competentes. Além, é claro, de oferecer um ambiente saudável e descontraído.

Quer trabalhar conosco? Encontre a vaga perfeita para você e desenvolva sua carreira em tecnologia! Juntos, podemos traçar estratégias, desenvolver tecnologias inovadoras, agregar valor ao negócio do negócio e entregar produtos de alta qualidade e complexidade técnica! 

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista