papel do CIO

Compreenda o papel do CIO na identificação de novas tecnologias e estratégias de negócio

O volume de informação atual cresce diariamente e administrá-lo corretamente é essencial para o sucesso da corporação, se tornando algo corriqueiro. O que tem passado por transformações importantes, porém, é o papel do CIO (Chief Information Officer), sendo cada vez mais estratégico para a companhia.

Atualmente, além de gerenciar as necessidades tecnológicas da corporação, o papel do CIO é administrar o valor do negócio ao investir em Tecnologia da Informação. Por isso, ele deve se preocupar sobre como a TI pode ser usada de fato pela equipe — não só desse departamento, mas de todos os outros setores da companhia —, o que inclui padronizar e automatizar processos.

Afinal, no cenário de transformação digital em que vivemos, fica claro que é preciso seguir em frente com a tecnologia. E é o CIO quem vai determinar quais são as melhores estratégias para que a informação cumpra seu papel no modelo de negócios da corporação.

Isso porque ele entende como ninguém tanto o aspecto do negócio quanto o da tecnologia, e é justamente quem pode ajudar a organização a conquistar novas oportunidades. No post de hoje, falamos mais sobre como o CIO é peça-chave para que a companhia siga progredindo. Acompanhe e boa leitura!

Equipe executiva

Se antes o CIO era visto apenas como o especialista técnico que cuidava de tornar a TI operacionalmente eficiente, hoje ele se senta ao lado de outros executivos e participa das discussões relacionadas ao negócio da organização. É ele quem conscientiza os demais integrantes da alta gestão sobre a necessidade de haver um consenso de como a informação e o conhecimento devem ser usados.

É importante, então, que, além do conhecimento técnico, o profissional tenha habilidades de liderança e mentalidade voltadas aos negócios. Afinal, ele precisa compreender as necessidades dos colegas em relação à tecnologia — só assim o CIO poderá contribuir de forma com que as outras áreas da companhia se beneficiem das decisões tomadas pela TI.

Com essas informações em mãos, o CIO consegue ter uma visão mais ampla e controlar processos-chave na organização — algo necessário para fazer a ligação entre a alta gestão e as equipes operacionais. Por isso, esse profissional deve compreender a expectativa do CEO (quais são os objetivos e os resultados esperados) para estabelecer metas bem definidas.

Ainda assim, o CIO é responsável por administrar os recursos de TI — ou seja, ferramentas, pessoas e infraestrutura. Afinal, é justamente isso que vai garantir que todos os projetos sejam concluídos com eficiência, dentro do prazo e do orçamento disponíveis.

Potencial da TI

O CIO deve garantir que o potencial da TI seja aproveitado ao máximo dentro de cada uma das áreas da organização para que seus objetivos sejam alcançados. Sempre lembrando que a tecnologia tem um papel estratégico e atua no sentido de usar as soluções disponíveis para aprimorar os resultados.

Para isso, ele supervisiona a aquisição e a implementação de novos recursos, incluindo hardware, software, manutenção, suporte, desenvolvimento de novos sistemas, redes de comunicação, processamento e armazenamento de dados e informações. A ideia é sempre que eles sejam os mais adequados para os propósitos da companhia.

O trabalho do CIO deve ser no sentido de adotar rotinas padronizadas, incentivar a integração entre as áreas, aumentar a eficiência e definir indicadores de desempenho para avaliar os resultados. Em resumo, é ele quem consegue enxergar as necessidades das diferentes áreas e, com seu conhecimento técnico, definir quais estratégias podem ser mais úteis para cada uma delas.

Além dessa capacidade de compreender as necessidades e atrelá-las às tecnologias corretas, o CIO precisa criar um ambiente propício para que sua visão seja concretizada. É essencial, portanto, que além de investir nas ferramentas certas, ele tenha uma equipe de profissionais com as habilidades adequadas para operá-las.

Características importantes de um CIO

Para exercer esse papel estratégico na organização e ajudar a tornar a equipe de TI mais eficaz para obter os resultados esperados gastando a menor quantidade de recursos, algumas habilidades são muito importantes nesse profissional. Apresentamos algumas delas a seguir, confira!

Comunicação

O CIO precisa ser um bom orador, pois, só assim pode ajudar a equipe a entender a estratégia, os processos desenvolvidos e o resultado esperado. Além disso, é essencial que se comunique bem com outras áreas e com a equipe executiva, já que é ele quem deve garantir que todos entendam o objetivo das mudanças.

Liderança

Saber liderar é crucial para ser capaz de desenvolver um bom relacionamento com a equipe. Afinal, a missão de um líder é estimular o espírito do grupo e garantir que os profissionais trabalhem de forma integrada entre si e com os demais departamentos.

Para isso, o CIO deve monitorar os funcionários e comunicar-se claramente com eles. Além disso, ele precisa despertar a admiração dos colaboradores, pois é isso que fará com que ele seja respeitado pelos profissionais que trabalham em sua equipe.

Inovação

Há até bem pouco tempo, a TI era vista como uma área estritamente operacional, responsável por oferecer suporte aos demais departamentos. No entanto, atualmente, já se sabe que é desse setor que vêm as mudanças e o apoio aos resultados.

É por isso que o CIO precisa ser inovador e capaz de liderar a transformação digital que vai levar à otimização de processos da organização.

Descentralização

O CIO deve exercer atividades de planejamento, acompanhamento e liderança, bem como saber delegar as tarefas operacionais. Ou seja, é preciso descentralizar o funcionamento do departamento de TI, escolhendo o melhor colaborador para cada função de acordo com suas características.

Conhecimento da empresa

Conhecer a organização e seus processos permitem que o CIO atue como um consultor. Afinal, apenas compreendendo as necessidades de cada área, ele saberá qual é a melhor solução para cada situação apresentada e até ser capaz de identificar oportunidades de melhorias.

Atualização

Estar sempre atualizado é uma obrigação do CIO. Afinal, só sabendo o que há de novo no mercado que ele é capaz de avaliar quais tendências são importantes para a operação. Com isso, ele pode investir nas tecnologias mais apropriadas e, assim, tornar a operação mais adequada às estratégias — de modo a atingir os objetivos do negócio.

Colaboração

Mais do que nunca, a colaboração é essencial no processo de transformação liderado pelo CIO. Não faz sentido que os departamentos batalhem entre si: é preciso que colaborem uns com os outros para que os resultados realmente apareçam e otimizem a empresa.

Você agora já entende o novo papel do CIO dentro das companhias. Que tal, então, compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais interessados tenham acesso a ele?

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora