o que é UX design - pessoas na mesa planejando design de aplicativo

Entenda o que é UX design e como aplicá-lo na sua empresa!

Como implementar automação de testes de software

Saber o que é UX Design em um software ou sistema é importante para oferecer a melhor experiência aos usuários e mantê-los fiéis ao seu produto ou serviço. A User Experience (UX) ajuda a manter a evolução constante das tecnologias para que elas sejam fáceis de utilizar e otimizem atividades. 

Para isso, os desenvolvedores de software precisam compreender que a percepção dos consumidores de um sistema muda de maneira muito rápida. Com a incorporação de novas ferramentas e tecnologias, o usuário tende a rejeitar o que não funciona e apresenta erros. Assim, parte para a concorrência. 

Mas, você sabe o que é UX Design e por que é tão importante criar maneiras de agradar o usuário? Acompanhe nosso artigo! 

O que é UX Design? 

UX Design é a maneira visual e funcional de pensar a construção de um aplicativo, site ou software. Estas aplicações precisam ser elaboradas de forma a facilitar a vida de quem vai utilizá-las no dia a dia. 

Portanto, saber o que é UX Design e como aplicá-lo evita a frustração de descobrir, por exemplo, em um site de compras, que o produto que comprou está fora de estoque. Perceber isso apenas ao final do processo de cadastro e compra acaba com a experiência do usuário. Por este motivo, é muito provável que ele nunca mais retorne ao seu site.

Sendo assim, o UX Design é pensado para trazer esse tipo de informação logo nas primeiras etapas da jornada de compra. Não apenas evita decepção como também demonstra organização por parte da sua marca. 

Por isso, é necessário pensar no layout e na interface visual que um programa terá. Mas, mais importante do que um resultado visualmente atraente, é importante pensar nas funcionalidades, notificações, botões e informações que este programa terá.

Dessa forma, UX Design é um conceito que integra: 

  • Arquitetura do software; 
  • Conteúdo e como ele será mostrado (texto, vídeo, imagem);
  • Design visual;
  • Design de interação;
  • Front-End;
  • Back-End;
  • Arquitetura da Informação.

Afinal, o objetivo de saber o que é UX Design é incluí-lo no planejamento de desenvolvimento. Pois é aplicando o conceito que você melhora a interação do usuário com o seu produto. 

5 Motivos para investir em UX Design

  1. Melhoria no processo de venda;
  2. Economia nas alterações de ciclo de vida do produto;
  3. Escala e redução do tempo de implementação;
  4. Redução de tempo com suporte ao cliente;
  5. Evitar churn e otimizar as conversões.

Como aplicar UX Design?

Uma das etapas mais importantes do desenvolvimento de software é a especificação de requisitos. Isso porque é ela que irá descrever o que irá ocorrer a cada ação do usuário dentro de um sistema. 

A especificação de requisitos é importante para evitar erros e falhas do sistema. Além disso, esta etapa ajuda a prever uma série de problemas que podem ser corrigidos durante o desenvolvimento. 

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Assim, em suma, o objetivo maior de tudo isso é otimizar a experiência do usuário. Portanto, existem pontos estratégicos do desenvolvimento de uma aplicação em que o UX Design precisa aparecer para atingir esse objetivo.  

Utilidade

Antes de lançar um novo produto no mercado, é necessário entender a necessidade dele junto ao seu público. Então, questione se aquele aplicativo irá resolver uma dor do seu público. 

Uma dica é fazer um MVP para compreender a aceitação prévia e até mesmo envolver clientes no processo para fomentar a Inovação Aberta. 

Este quesito precisa estar alinhado à proposta de valor da empresa, modelo de negócios e à estratégia para alcançar o público e fidelizá-lo. É ali que começa de fato a experiência do usuário. 

Usabilidade

A usabilidade se refere à caraterística da facilidade de uso e manuseio de uma nova tecnologia. Muitas vezes, uma aplicação precisa ser intuitiva e navegável para facilitar a familiarização do usuário e a adesão a ela. 

Mesmo um sistema complexo e cheio de funções, pode ser simplificado com a aplicação do UX Design. 

Desejabilidade

Para que um produto seja um sucesso, é fundamental que o público o deseje. O poder de atração e o senso de urgência em adquirir e utilizar uma solução nova são muito importantes. Entender o que é UX Design pode influenciar nisso diretamente.

Esta característica está ligada não só à estética e à função, mas também ao marketing. Dessa maneira, é necessário que haja alinhamento entre os times para impulsionar isso!

Experiência de marca

As facilidades em utilizar a novidade e a sensação de que ela mudou a vida para melhor são o que agregam valor. Assim, se o objetivo de oferecer experiência ao usuário é alcançado, a relação dele com a sua marca e sua empresa, mudam para melhor.

Quer unir todos estes benefícios em uma solução personalizada para o seu negócio e que mude a vida de seus consumidores? 

A Monitora é especialista nesse assunto! Nós criamos processos e soluções capazes de envolver, encantar e reter seus clientes. 

Para saber o que podemos fazer pelo seu negócio e conhecer nosso processo de desenvolvimento, entre em contato conosco!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista