Carreira de desenvolvedor - homem olhando para dois monitores

Carreira de desenvolvedor: por que valorizar – e contratar – um profissional?

O crescimento constante do mercado de TI atrai muitas pessoas para a carreira de desenvolvedor. Esta profissão está entre as que mais crescem em termos de oferta de vagas. Entre 2019 e 2020 o número de vagas no setor aumentou 63%, de acordo com o Banco Nacional de Empregos. 

Apesar do aumento do número de vagas, já existe um gap – falta de profissionais –  que seguem a carreira de desenvolvedor. Até 2030, a projeção realizada pela consultoria McKinsey é de que haverá um déficit de 1 milhão de profissionais de TI. 

Entenda, neste blog post, o escopo do trabalho de quem quer seguir carreira de desenvolvedor e a importância de ter um profissional que seja especializado nesta área. 

 

O que faz quem escolhe a carreira de desenvolvedor

A carreira de desenvolvedor de software é bastante ampla e permite que os profissionais transitem em várias áreas de TI. Por isso, é uma profissão bastante conhecida. A carreira de desenvolvedor permite que o profissional: 

  • Desenvolva aplicativos mobile;
  • Programe sistemas operacionais;
  • Crie softwares para as mais diversas finalidades;
  • Construa jogos;
  • Desenvolva aplicativos para web;
  • Elabore ferramentas de gestão;
  • Integre sistemas;
  • Resolva problemas operacionais;
  • Realizem testes de software. 

Um desenvolvedor de software define uma série de quesitos ao construir uma destas aplicações. É ele quem define as funções dentro de um projeto, as ferramentas que serão utilizadas para isso e a linguagem de programação. 

Sendo assim, quem segue carreira de desenvolvedor está apto a trabalhar com soluções dos mais variados escopos, desde as mais simples até projetos de alta complexidade. 

 

Benefícios de ter um desenvolvedor na equipe

É grande a dificuldade de encontrar profissionais qualificados no mercado e muitas vezes é necessário disputar por eles com outras empresas. Por isso, uma opção é terceirizar essa mão de obra através de uma empresa como a Monitora, por exemplo. 

Veja alguns benefícios de ter um time de desenvolvedores à sua disposição: 

 

Ajuste do produto às necessidades do usuário 

Quem segue a carreira de desenvolvedor não apenas operacionaliza um projeto. Esse profissional também atua no levantamento de informações básicas para criar um sistema. 

Essa etapa, chamada de especificação de requisitos, é importante para alinhar as expectativas do cliente com as possibilidades da equipe de desenvolvimento. 

Além disso, uma equipe de desenvolvedores pode testar o sistema e corrigir os possíveis erros, garantindo que ele funcione conforme o esperado.

 

Otimização  e agilidade 

Times especializados em desenvolvimento de software geralmente utilizam metodologias ágeis que otimizam o tempo de execução do projeto. Dessa forma, os prazos são cumpridos e a entrega acontece sem maiores problemas para o cliente. 

Isso porque estes métodos e ferramentas de gestão de projetos, como frameworks, ajudam a aumentar a produtividade e a organização do time. 

 

Economia de recursos

Uma equipe especializada de TI possui planejamento para que tudo corra bem e seu software ou sistema seja entregue em segurança. Sendo assim, o orçamento definido para executar o projeto também é uma característica intrínseca desse tipo de trabalho. 

O outsourcing acaba sendo uma opção econômica porque você não corre o risco de ter surpresas com o aumento de custos ao longo do projeto. 

Além disso, o seu gasto com os profissionais também é fixo, pois já é previsto desde o início do projeto. Por outro lado, este gasto não é permanente, ou seja, ele será alocado para esta atividade enquanto durar o projeto.

 

Foco no core business

Um ponto de extrema importância é que, com a contratação de uma equipe externa, você não precisa desviar seu foco de atuação para o cotidiano complicado da tecnologia. Principalmente se o seu universo está longe da tecnologia, mas depende dela, esta é uma ótima opção!

A equipe de outsourcing se transforma em um braço da sua própria equipe e se integra totalmente às suas atividades. Isso também ajuda a alinhar a equipe de TI com as estratégias da empresa. 

 

Ajuda na expansão do negócio

Além de permitir focar no core business, o desenvolvimento de software terceirizado ajuda na escalabilidade. Isso porque a produção da equipe de TI irá aumentar a produtividade de acordo com a demanda. 

Se a sua operação crescer devido à inserção de tecnologia, o time de desenvolvedores pode suprir a nova demanda. 

Ainda, ao evitar maiores gastos, os recursos que sobram podem ser alocados para outras ações mais estratégicas. 

Contar com profissionais que sigam a carreira de desenvolvedor na equipe sempre é uma estratégia muito efetiva.  

A Monitora é especialista em desenvolvimento de software e possui profissionais qualificados para entender quais as melhores soluções para as necessidades de cada negócio.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a alavancar seu negócio com projetos de TI!

 

Comentários

comentários