fábrica de software

Como uma fábrica de software pode ajudar sua empresa a lucrar mais?

As empresas buscam alcançar resultados cada vez mais expressivos, aumentando também o nível de satisfação dos clientes. Mas de que maneira é possível aperfeiçoar os serviços com agilidade e eficiência? Uma boa resposta está ligada ao investimento em uma fábrica de software.

As organizações sabem que a tecnologia consiste em algo primordial para a redução de despesas, a diminuição de erros e o aumento da competitividade. Se uma companhia não acompanhar o avanço tecnológico, o risco de fechar as portas é enorme.

Neste post, vamos apresentar uma definição relativa à fábrica de desenvolvimento de sistemas e como ela funciona na prática. Também destacaremos as vantagens de adotá-la e os cuidados necessários para escolher o fornecedor responsável pela criação de softwares para a sua empresa. Confira!

Saiba o que é uma fábrica de software

Ela consiste no processo de desenvolver sistemas com base na metodologia ágil, com foco no aumento da produtividade. Para isso, procura criar um software com técnicas que diminuem a possibilidade de erro humano.

Esse procedimento prioriza a garantia da personalização da ferramenta para o cliente com bastante rapidez. Dessa maneira, cada sistema é feito para suprir as necessidades dos usuários.

Isso somente é possível por meio de métodos ágeis, como o Scrum. Neles, o projeto é dividido em ciclos nos quais os desenvolvedores e os clientes interagem bastante, com o intuído de corrigir eventuais falhas e de entregar um sistema ou aplicativo que seja útil para o público-alvo.

No método tradicional, os desenvolvedores e os clientes têm pouco contato. Nesse caso, o serviço é analisado pelos usuários somente quando está próximo de ser concluído. Se a ferramenta apresentar vários erros, o prazo de entrega fica prejudicado.

Além disso, é maior o risco de o serviço não ser encerrado de acordo com as necessidades do cliente. Sem dúvida, nenhuma empresa quer perder tempo e dinheiro com um produto que não vai apresentar um bom desempenho.

Entenda o funcionamento

Uma fábrica de software deve ter uma boa estrutura para conquistar o público-alvo. Por isso, é importante contar com uma série de setores, como:

  • atendimento ao cliente (contato inicial para entender a demanda);
  • setor de planejamento e controle da produção (responsável por verificar o andamento dos projetos e o uso dos recursos humanos e materiais);
  • unidade de produção (equipe que atua no desenvolvimento dos softwares);
  • área qualidade (responsável por analisar se as ferramentas estão dentro do padrão estabelecido);
  • setor de suporte (ajuda o cliente a solucionar eventuais problemas identificados nos sistemas e aplicativos desenvolvidos).

À medida que uma fábrica de software apresenta uma estrutura de trabalho bem definida, maiores são as chances de engajar os funcionários e de entregar serviços de alto nível para os usuários.

Fique atento às vantagens

Depois de conhecer as finalidades e o funcionamento de uma fábrica de software, está na hora de conhecer os benefícios que ela pode proporcionar para a sua corporação. Acompanhe!

Serviços com mais qualidade

Imagine que a sua companhia precisa de um aplicativo para os clientes comprarem os produtos com extrema facilidade. Contudo, a equipe de TI não conta com profissionais especializados para o desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis.

Nesse caso, uma fábrica de software pode ajudá-lo a disponibilizar um app ideal para os consumidores investirem no seu negócio pelo smartphone. Não basta apenas lançar uma ferramenta, mas também fazer com que ela seja prática e atraente para o público-alvo.

Diminuição de gastos

Você já pensou no dinheiro e no tempo usados para o desenvolvimento de softwares na sua empresa? Em um momento de alta competitividade, reduzir despesas é uma excelente alternativa para a sua companhia se manter forte no mercado.

Por isso, você deve analisar, com carinho, na possibilidade de contratar uma fábrica para o desenvolvimento de sistemas. Assim, o seu negócio pode contar com uma equipe mais qualificada e cortar gastos com mão de obra, o que contribui para manter a saúde financeira e a fazer investimentos em setores estratégicos.

Customização

Qual o software é o ideal para a sua organização? Ter um mesmo sistema utilizado pelo concorrente não é a melhor alternativa para alcançar uma posição de destaque no mercado. No cenário atual, o mais indicado é contar com softwares que ajudam a melhorar a qualidade dos serviços dentro das necessidades específicas da empresa.

Essa iniciativa somente é possível por meio da personalização. Ou seja, o sistema deve ser feito, exclusivamente, para a marca. Com programadores bem qualificados, é viável criar uma ferramenta que seja facilmente usada pelos empregados e que melhore a relação da companhia com o público-alvo.

Produtividade

Fazer melhor e mais rápido é um dos principais objetivos de qualquer negócio. Ao investir em uma fábrica de software, você terá profissionais habilitados para desenvolverem aplicativos que podem aumentar as vendas e a visibilidade de sua empresa.

Quanto menos esforço fizer para atingir mais metas, maior é a produtividade. Isso tem relação direta com a expansão dos lucros e o fortalecimento da marca.

Avalie o que levar em consideração ao contratar uma fábrica de software

Escolher uma fábrica para desenvolver sistemas para a sua empresa é uma ação que exige bastante cuidado. Afinal, se trata de uma iniciativa que vai impactar diretamente na qualidade dos serviços e no relacionamento com os consumidores.

Além do preço, é necessário analisar outros fatores, como:

  • disponibilidade da equipe para a resolução das demandas;
  • prazos para a entrega das demandas;
  • avaliação de outros clientes sobre os serviços realizados;
  • suporte oferecido em casos de mau funcionamento dos sistemas.

Inegavelmente, investir em uma fábrica de software é uma excelente opção para a sua empresa entregar serviços de alto nível. À medida que a organização consegue suprir as necessidades do público-alvo com facilidade, maiores são as possibilidades de fidelização e de aumento dos lucros.

Para alcançar esse patamar, é imprescindível ter uma equipe de TI qualificada e capaz de desenvolver softwares com elevado grau de usabilidade, de maneira rápida e prática. Com certeza, isso será um diferencial importante para a sua companhia.

Se pretende contar com sistemas mais eficientes para o seu negócio, como os desenvolvidos por fábricas de software, vale a pena entrar em contato com a Monitora Tec. Estamos à disposição para oferecer um atendimento especial para você!

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora