software para empresas

Como escolher o melhor software para empresas?

Toda empresa que procura se modernizar e obter melhores resultados para se destacar no mercado, necessita de um bom sistema para aumentar a eficiência em seus processos e torná-los mais ágeis. Por isso, é importante que os gestores acertem na hora de escolher um bom software para empresas.

Um software personalizado, por exemplo, pode trazer diversos benefícios como a automatização de processos, a agilidade na utilização das informações, otimização das atividades no trabalho, além de melhorar a comunicação interna entre diferentes setores. E o melhor de tudo é que está cada vez mais viável obter um sistema customizado sem precisar ter uma equipe de TI especialista no desenvolvimento dessas aplicações.

Você está interessado em adquirir um software para sua empresa? Neste artigo, você vai ver alguns fatores que devem ser considerados para fazer uma boa escolha. Acompanhe a leitura!

Outsourcing de desenvolvimento de software

Você já ouviu falar em outsourcing de desenvolvimento de software? Trata-se de uma estratégia bastante viável para obter a sua aplicação personalizada, na qual ela será desenvolvida por uma organização especializada na construção de software.

As empresas que oferecem o serviço de outsourcing contam com equipes bem preparadas para realizar todas as etapas de desenvolvimento do software, desde o levantamento de requisitos até a implementação e manutenção do sistema. É muito importante contar com especialistas, pois o sistema deve ser criado com as melhores práticas de programação, já que um software para empresas deve contar com alto nível de segurança de dados.

Outra vantagem é a possibilidade de obter uma aplicação mais precisa. Isso é possível porque a empresa desenvolvedora irá fazer um projeto bem detalhado, no qual os profissionais buscarão entender exatamente quais são as funcionalidades que o sistema precisa ter e descobrir, em parceria com você, a melhor forma de ajudar o seu negócio.

Adequação aos processos da empresa

Os gestores normalmente buscam um software personalizado porque é muito difícil encontrar um sistema pronto que se adapte fielmente aos processos do negócio. Então, ao adquirir um software, verifique se está devidamente customizado e certifique-se de que ele atenda a todas as necessidades da sua empresa.

Veja também se o software é capaz de integrar os processos de diferentes setores de forma eficiente, para que não seja preciso adquirir um sistema para cada departamento e assim, acabar dificultando a utilização das informações de circulação interna. Se o software não estiver de acordo com a rotina do negócio, não deixe de solicitar modificações para corrigir o problema.

Redução de custos

Nenhuma empresa deseja ter custos desnecessários com a implantação de um software, não é mesmo? Para evitar esse problema, é preciso levar em conta o nível de redução de custos que cada solução apresenta e escolher aquela que proporcione a maior economia de recursos no longo prazo.

Em um primeiro momento, um software pronto pode sair mais barato que um software customizado. Porém, é preciso considerar os possíveis gastos com ajustes que terão de ser feitos após a implantação do sistema. Portanto, não considere apenas os custos iniciais, mas também aqueles que poderão surgir para corrigir erros e fazer adaptações.

Tenha em mente que mesmo com os softwares personalizados, é muito importante investir em uma aplicação de qualidade, para evitar futuros gastos com reparos ou mesmo de ter que adquirir um outro sistema para suprir as necessidades da empresa. Sendo assim, considere diferentes opções e avalie qual delas apresenta o melhor custo-benefício. Afinal, com um software adequado, será mais fácil alcançar melhores resultados e atingir o objetivo de aumentar a receita do negócio.

Portfólio da empresa desenvolvedora

Uma boa empresa especializada no desenvolvimento de softwares deve contar com um bom portfólio e ter ótimas avaliações dos clientes em relação aos serviços oferecidos. Empresas que já realizaram trabalhos importantes anteriormente possuem mais experiência e costumam contar com uma equipe sólida.

Antes de contratar o serviço, verifique o site da empresa e busque saber quais tipos de sistemas ela já desenvolveu e com quais organizações já trabalhou. Assim, você terá mais chances de escolher um fornecedor confiável.

Suporte e manutenção

Conforme a empresa cresce pode ser necessário modificar alguns de seus processos e, consequentemente, fazer alterações no software para se adequar às novas necessidades. Uma das grandes vantagens de contratar uma empresa para desenvolver um software personalizado é ter a praticidade e flexibilidade para a realização de ajustes quanto for preciso.

Por isso, não deixe de verificar o serviço de suporte oferecido pela empresa que irá desenvolver o software para seu negócio. Um bom fornecedor deve garantir o bom funcionamento do software, atendendo prontamente às solicitações de seus clientes. Dessa forma, será possível manter o sistema da empresa sempre atualizado e em perfeito funcionamento.

Experiência do usuário

Ao escolher um software, você não deve se preocupar apenas com seu funcionamento, mas também com a experiência dos usuários que farão uso dele. Para isso, é importante que ele apresente uma interface amigável, que facilite a busca das aplicações e que possa ser utilizada da forma mais intuitiva possível. Uma interface bem feita facilita a interação com o sistema e evita a perda de tempo para entender como utilizar suas funcionalidades.

No caso de um software personalizado, a interface é desenvolvida de acordo com os requisitos levantados durante o projeto, considerando as regras de negócio e processos da empresa contratante. Além disso, desde o início do desenvolvimento o cliente já pode ver como vai ficar o visual do software e apresentar sugestões de melhoria, de acordo com as demandas dos colaboradores.

Agora que você já sabe da importância de fazer uma boa escolha de software para empresas, basta pesquisar as soluções disponíveis no mercado e selecionar a melhor opção de acordo com os fatores apresentados anteriormente. Mas lembre-se de considerar todos os pontos que abordamos neste texto. Assim, contratar um serviço de software para a empresa de forma personalizada será um investimento, não apenas um custo.

Nosso conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber todas as nossa novidades sobre soluções de tecnologia diretamente no seu e-mail.

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora