como usar framework

Como usar framework de gestão: 3 opções que vale a pena conhecer

Como implementar automação de testes de software

Entender como usar framework é essencial para encontrar soluções rápidas para os processos do dia a dia nas empresas. Isso porque os frameworks de gestão são ferramentas que mapeiam e deixam explícitas as melhores formas de executar diversas tarefas. 

Assim, construir frameworks de processos ajuda a reunir em um só local a visão sobre vários temas e aponta os melhores caminhos para o desenvolvimentos de projetos. Lá fica registrado o que funciona e o que não dá certo para a sua empresa. 

Usar frameworks dentro das empresas significa fazer a gestão dos processos automatizados e serviços, tendo total controle das tarefas e otimizando-as. Afinal, incorporar tecnologias ao ciclo operacional pode economizar tempo e  poupar recursos. 

Os frameworks podem ser aplicados a diversos setores, como marketing, financeiro e recursos humanos. 

Por que e como usar framework de gestão em TI

Na área de TI, o uso de frameworks de gestão auxilia o acompanhamento das etapas de desenvolvimento de um sistema. Além disso, guiam o trabalho e constituem modelos de boas práticas. 

Por isso, a seguir, veja como usar framework de gestão pode trazer benefícios e consequências importantes:

  • Tornam as tarefas mais dinâmicas;
  • Melhoram a assertividade;
  • Ajudam na implementação de uma governança de TI;
  • Estabelecem padrões de desenvolvimento;
  • Reduzem riscos de operações;
  • Fortalecem a comunicação ao introduzir uma linguagem comum a todos;
  • Auxiliam na implantação de um gerenciamento estruturado;
  • Ajudam a tornar a TI uma área estratégica;
  • Melhoram o desempenho de cada setor que os utilizar;
  • Fornecem métricas para medição e monitoramento;
  • Otimizam o atendimento ao cliente.

Outra vantagem de usar frameworks de gestão é que eles podem se adaptar a diversas empresas, independente de seu ramo de atuação e do grau de maturidade do setor de TI. 

Quais os melhores frameworks de gestão?

Os frameworks auxiliam no planejamento e a definir as etapas de execução de um projeto. Dessa forma, os erros são mais facilmente identificados, bem como os ajustes para resolvê-los, tornando o processo mais ágil.

Além disso, os resultados podem ser mais expressivos, já que os dados ficam estruturados de uma forma que a equipe possa perceber as falhas de forma mais rápida. Portanto, veja como usar framework de gestão e quais são os principais:

COBIT

Sigla para Control Objectives for Information and Related Technologies, o COBIT incentiva boas práticas de gestão de processos e controle dos negócios. Seu uso está voltado a alinhar as metas da empresa com os objetivos do setor de TI. Assim, ele indica o que deve ser feito e ajuda a reduzir riscos.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Os princípios básicos do COBIT são a compreensão da organização como um todo para atender as necessidades dos diversos públicos da empresa. Dessa forma, ele permite a implantação de um único framework de gestão para integração de setores para planejamento e organização. Ainda, o COBIT:

  • Auxilia a solução de problemas específicos da empresa;
  • Permite gerenciamento de segurança da informação;
  • Facilita a administração de informações.

O COBIT é um framework criado pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association), associação de importância global que gerencia governança, auditoria, riscos e certificações de segurança. 

SCRUM

Talvez o framework de gestão mais conhecido por se adaptar a qualquer área. O SCRUM tem o objetivo de trazer agilidade a um processo, tornando-o dinâmico. Para isso, o trabalho de desenvolvimento de software é dividido em etapas incrementais com objetivos pontuais traçados a serem incorporados ou concluídos. 

Estas etapas são chamadas de sprints e tornam a gestão do projeto mais fácil. Cada fase é monitorada por meio de reuniões, nas quais o time envolvido tem sua função definida. Cada colaborador precisa utilizar seus conhecimentos para alcançar o objetivo comum da equipe. Nestas ocasiões são discutidas a metodologia, as atividades prioritárias e mudanças necessárias. 

O uso de framework de gestão SCRUM permite a participação mais ativa de todos os envolvidos no projeto, além de trazer clareza. Alguns conceitos precisam ser conhecidos para que ele funcione na empresa, como: Scrum Master, Product Owner e Time Scrum. 

PMBOK

Sigla de Project Management Body of Knowledge, o PMBOK é dividido entre as áreas de conhecimento de um projeto e cada pessoa envolvida se responsabiliza por uma delas. Este framework de gestão auxilia no planejamento e na elaboração da documentação para o desenvolvimento e relatórios. Os processos básicos são:

  • Início; 
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento;
  • Controle;
  • Encerramento.

O PMBOK é considerado um método tradicional, mas tem importância por ser um conjunto de boas práticas para visualização e controle. Além de criar um padrão para o desenvolvimento de projetos, ele torna a comunicação do time mais eficaz. 

Para ter equipes mais integradas e alinhadas com os objetivos do seu negócio, é preciso adotar novas tecnologias e automatizar alguns processos. Mas, é importante também compreender como isso impactará o cotidiano e a produtividade. 

A Monitora oferece soluções tecnológicas que priorizam a gestão de projetos. Nosso objetivo é transformar sua ideia em um produto de sucesso! 

Para isso, conduzimos todo o processo de desenvolvimento para ajudar sua empresa a entrar na era da transformação digital, mantendo o foco nas estratégias. 
Nossas equipes especializadas e competentes solucionam qualquer projeto com as mais avançadas tecnologias disponíveis. Para saber o que podemos fazer pelo seu negócio, entre em contato conosco!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista