Infrastructure management: see how load balancing is an ally

Gestão de infraestrutura: veja como o load balance é aliado

Como implementar automação de testes de software

A gestão de infraestrutura atual da sua empresa é eficiente? E será que ela é adequada e suficiente para suprir todas as necessidades e atividades que são desenvolvidas na sua organização?

É bem provável que a sua empresa faça parte da gama de negócios que está tentando fazer mais com menos recursos e esse é um grande desafio da atualidade na área de tecnologia.

Mas para ter um melhor desempenho “mais por menos” é necessário contar com uma gestão de infraestrutura de TI de ponta, de forma a garantir a qualidade e a continuidade dos serviços prestados. 

É por isso, que nessa realidade, trouxemos para você uma estratégia que pode ajudar muito a sua empresa nessa missão: o load balance.

Também conhecido como balanceamento de carga, essa estratégia tem como objetivo tornar o tráfego de dados na rede melhor distribuído.

Dessa forma, é possível ter um melhor aproveitamento de recursos disponíveis, promovendo desempenho uniforme, reduzindo os riscos de sobrecarga em períodos de alta demanda.

E aí, quer saber em detalhes sobre a gestão de infraestrutura utilizando load balance? Veja só o que trouxemos para você:

  • O que é gestão de infraestrutura?
  • Como otimizar serviços para a gestão de infraestrutura
  • O que é load balance?
  • Como o Load Balance funciona?
  • Em quais sistemas o Load Balance é aplicado?
  • Vantagens do Load Balance
  • Veja como o load balance ajuda a gestão de infraestrutura
  • Como implementar esse balanceamento?
  • Conclusão sobre Load Balance
  • Conte com a Monitora para a gestão da sua infraestrutura

Quer entender melhor como isso funciona? Continue lendo aqui conosco!

O que é gestão de infraestrutura?

Infraestrutura de TI se refere a todo o arcabouço tecnológico que é necessário para a operação e gestão do ambiente de TI.

Ou seja, isso inclui hardwares, softwares, recursos de rede e todos os serviços necessários para que tudo funcione corretamente.

Nessa perspectiva, a gestão de infraestrutura de TI é justamente o conjunto de processos pelos quais todas as tecnologias e serviços de TI de uma empresa são geridos. 

E esse gerenciamento deve ser feito utilizando métodos e práticas que são testadas e aprovadas, sempre considerando quais são as prioridades daquela estrutura.

Por se tratar de um setor/área de extrema importância para o funcionamento dos ambientes virtuais, a gestão de infraestrutura de TI conta com diversas ferramentas para assegurar a eficiência nos trabalhos do setor.

Além disso, a gestão de infraestrutura é responsável pela adaptação de ferramentas e pelo estabelecimento de um conjunto de políticas e boas práticas do setor de Tecnologia da Informação.

Sendo assim, através da gestão de infraestrutura é possível monitorar de maneira correta os indicadores de TI, sendo eles fundamentais métricas para verificar se o segmento está trabalhando de acordo com os objetivos da organização.

Como otimizar serviços para a gestão de infraestrutura

Para que a gestão de infraestrutura seja eficiente, é necessário que sejam utilizadas ferramentas adequadas e sejam tomadas atitudes que visem otimizar a sua gestão.

Vejamos abaixo quais são as principais para essa atividade: 

  • Utilize softwares de monitoramento da infraestrutura

Se você deseja ter uma gestão de infraestrutura eficiente, é necessário fazer um constante monitoramento da TI é fundamental.

Pois com isso, é possível garantir a disponibilidade, confiabilidade e eficiência do setor. 

Para esse processo, softwares de monitoramento são uma verdadeira mão na roda, especialmente aqueles que funcionam na nuvem.

Essas ferramentas exigem um baixo investimento e oferecem um grande retorno, tendo em vista que oferecem ao gestor uma visão mais ampla de toda infraestrutura, sem a necessidade de aquisição de novos equipamentos.

  • Tenha planejamento

Não importa em qual área de TI você atue ou esteja gerindo, é necessário ter um bom planejamento para evitar paradas muito longas. 

E lembre-se que qualquer ação que interfere no gerenciamento de infraestrutura de TI devem ser realizadas passo a passo.

Dessa forma, você evita que surjam imprevistos desastrosos que geram ainda mais erros ao longo do processo.

De preferência, aumente o gerenciamento de forma gradativa, pois com isso, é possível atuar de maneira mais estratégica, com um setor cada vez mais automatizado e controlado.

  • Utilize  Cloud Computing

Para a gestão de infraestrutura a computação em nuvem é uma das formas mais inteligentes para operar na sua empresa.

Já que a tecnologia na nuvem permite que você otimize todos os seus serviços e ofereça mobilidade a clientes e colaboradores, com total disponibilidade e eficiência.

Mesmo sendo uma tecnologia recente, cloud computing é algo bastante acessível para qualquer porte de empresa.

Isso porque as instituições que fornecem esse serviço oferecem a vantagem da flexibilidade com pacotes que se encaixam de acordo com a demanda do seu negócio e com eficiência.

  • Invista em um serviço de backup

Além de ser uma estratégia de segurança, o serviço de backup é uma forma de manter a disponibilidade das informações da empresa. 

Ter as informações sempre disponíveis é uma forma de garantir a confiabilidade de suas informações, a fim de elevar a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Dessa forma, clientes e fornecedores podem confiar em você, visto que toda a estrutura é protegida com tecnologia suficiente para manter o seu negócio sempre ativo e cada vez mais competitivo no mercado.

  • Terceirize a sua equipe de TI

Se você deseja inovar no setor de TI sem passar grandes sufocos orçamentários, sem dúvidas, a terceirização de TI é a melhor saída para você.

Pois, para a gestão de infraestrutura, é possível encontrar profissionais e empresas terceirizadas muito qualificadas na área, oferecendo os mais diversos tipos de serviços e soluções tecnológicas para o gerenciamento da sua infraestrutura.

E a solução mais eficiente aqui é realizar um contrato com todos os serviços com uma empresa terceirizada por um valor fixo.

Dessa forma, você terá acesso aos melhores serviços sem a necessidade da contratação de profissionais da área, que já são oferecidos pela consultoria.

O que é load balance?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre gestão de infraestrutura, vamos falar sobre uma técnica muito utilizada nessa área: o load balance.

Load balance se trata de uma metodologia que utiliza um software ou hardware para fazer com que o tráfego de requisições sejam provenientes de aplicações ou da web.

Através do load balance é possível distribuir todas essas requisições de maneira equilibrada para um cluster de servidores. 

Com isso, é possível reduzir a carga individual de cada servidor para que os usuários possam ter acesso a aplicações com bom desempenho e tempo de resposta.

O load balance utiliza a base do protocolo de roteamento de rede e pode ser ativado de forma automática ou conforme a necessidade do gestor. 

Por isso, basicamente, esses protocolos de roteamento de rede definem a maneira como o roteador deverá estabelecer o caminho a ser percorrido pelos dados até o seu destino. 

E dentre os protocolos mais utilizados, podemos citar:

  • RIP (Routing Information Protocol);
  • RIPv2;
  • EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol);
  • IGRP (Interior Gateway Routing Protocol);
  • OSPF (Open Shortest Path First).

Como o load balance funciona?

O load balance pode funcionar utilizando duas configurações, a estática ou a dinâmica.

Veja só como cada uma delas funciona:

Balanceamento estático

No balanceamento estático ocorre a distribuição de tráfego baseado no destino final dos dados. 

Então, se por exemplo, a rede contar com cinco sistemas com uma rota para cada, o tráfego para cada um deles será feito sempre pelos mesmos caminhos.

Nesse modelo o foco é realizar a manutenção da ordem de envio e recebimento de pacotes. 

É importante salientar que o balanceamento estático não leva em consideração o status em tempo real dos dispositivos da rede.

Por isso, é necessário aplicar técnicas de cache para otimizar o fluxo de dados.

Mas atenção! Um gap desse modelo é que se o serviço tem a ampliação de demanda, a banda que for reservada para os outros links poderá ser subutilizada.

O balanceamento estático pode ser feito utilizando algoritmos denominados de Menos Conexões, Menos Conexões Ponderadas, Tempo de Resposta Ponderado e Baseado em Recursos.

Balanceamento dinâmico

Já o balanceamento dinâmico possui uma melhor distribuição de acessos.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Nesse modelo, em cada transferência de dados, os pacotes de dados são distribuídos de maneira uniforme entre os links disponíveis. 

Isso ocorre porque existe uma análise contínua da infraestrutura de rede e da computação das solicitações dos usuários.

Então, a partir da coleta de dados é possível identificar a forma mais eficiente de atender às demandas, distribuindo o tráfego automaticamente.

No caso do balanceamento dinâmico, pode ser feito utilizando algoritmos Round Robin, Round Robin ponderado e IP Hash, por exemplo.

Em quais sistemas o load balance é aplicado?

Qualquer sistema que precise distribuir tráfego pode utilizar a estratégia load balance.

Esse modelo permite que o tráfego seja feito de maneira eficiente em diversos servidores para melhor manutenção das conexões ativas e futuras. 

Dessa forma, você não precisará se preocupar com situações como queda do servidor ou o aumento da carga de serviço.

Dentre as aplicações, o load balance é bastante utilizado em sistemas de hospedagem de sites, aplicações baseadas na nuvem, como redes sociais e lojas virtuais e em sistemas totalmente alocados Redes Virtuais na Nuvem.

O load balance permite que seja feita a otimização de softwares específicos através da criação de uma instância.

Assim, você pode ter um o software que instala um servidor e o configura para que ele seja um load balance.

Essas configurações podem ser feitas com facilidade através do OpenStack.

É por isso que se você deseja aplicar a estratégia de load balance em seus sistemas é necessário ter o apoio de profissionais e parcerias especializadas, para realizar a adaptação correta.

Além disso, é importante realizar um planejamento adequado, baseado no modelo de armazenamento e processamento de dados que você já tem à disposição.

Com isso, é possível economizar, sem precisar mudar toda a infraestrutura para conseguir os melhores resultados.

Vantagens do load balance

Você já pôde ver até aqui de maneira sucinta algumas das principais vantagens em ter load balance operando na sua infraestrutura, agora, confira mais detalhes sobre esses benefícios:

Maior disponibilidade dos seus serviços

Como já mencionado, os servidores são máquinas físicas ou na nuvem que tem como objetivo armazenar arquivos e executar as solicitações dos usuários da internet. 

Sempre que o seu navegador solicita uma requisição para um site, o servidor recebe essa solicitação, analisa o código do site e serve a página correspondente de volta para o navegador. 

Se a sua estrutura contar com load balance, é possível que a aplicação divida essas solicitações em blocos de dados que serão transferidos entre a aplicação e um único servidor para dois ou mais servidores.

Através dessa distribuição por meio de algoritmos de balanceamento de carga dinâmicos ou estáticos de forma a garantir uma experiência aos usuários.

Essa otimização de experiência ocorre tendo em vista que não há tempo de espera mesmo com vários usuários simultâneos. 

Com isso, você tem o poder de escalar de maneira eficiente os seus servidores de acordo com a demanda, assim pode ser evitado as sobrecargas.

Redução dos efeitos de alto volume de tráfego

Em uma infraestrutura desplanejada, o alto volume de tráfego pode ocasionar lentidão para os usuários e, em casos excedentes, desconectar esses usuários de seus serviços.

É por isso que quando a técnica de load balance é aplicada, os efeitos desse alto volume são significativamente reduzidos.

Assim, o load balance ajuda seu sistema oferecendo uma melhor experiência aos usuários finais.

Um dos principais propósitos do load balance é justamente garantir para os servidores e usuários um perfeito funcionamento de um sistema, tornando imperceptível perceber qualquer diferença na rede, mesmo com um grande volume de tráfego.

Veja como o load balance ajuda a gestão de infraestrutura

Se implementado da maneira correta, o load balance é capaz de ampliar de maneira eficiente a disponibilidade de toda a infraestrutura de rede.

Como resultado, você pode desfrutar da otimização da performance dos dispositivos que estão conectados nessa rede.

Consequentemente, é possível ter uma redução significativa na carga de trabalho e o aumento do desempenho.

Em um momento no qual as pessoas estão cada vez mais conectadas e o mercado sufocado em concorrência, manter a disponibilidade e o desempenho pode ser o seu diferencial.

Então, por exemplo, se a sua empresa vende um produto X que é vendido pela empresa Y por um preço e formas de pagamentos semelhantes, o usuário optará por comprar daquele que lhe oferecer a melhor experiência para o usuário.

Por isso, investir em estratégias que possibilitem fornecer um serviço de ponta, que não fique indisponível em caso de maior demanda é a chave para a melhora na satisfação dos clientes.

Isso porque sistemas estáveis oferecem credibilidade a empresa, pois o usuário sabe que está utilizando um recurso de qualidade e que sempre estará disponível quando precisar.

Como implementar esse balanceamento?

Você já conhece o que é load balance, como ele funciona e quais são as suas vantagens.

Provavelmente, agora você quer saber como realizar a implementação dessa solução na sua empresa, certo?

Bem, basicamente, existem duas principais formas de implementar essa técnica, ou via hardware ou via software, baseado no perfil de infraestrutura da sua empresa. 

Veja aqui como pode ser feita em cada uma dessas vias: 

Via hardware

O load balance pode ser implementado em sua empresa utilizando ferramentas integradas à infraestrutura de rede.

Na maioria das vezes são incluídos roteadores, switches ou dispositivos específicos com software dedicado a esse fim. 

Na via hardware essas ferramentas são instaladas entre a rede acessada e os servidores que receberão as solicitações. 

Via software

Por outro lado, a implementação via software utiliza a sua rede atual para que haja o direcionamento do tráfego. 

Para essa implantação é comum utilizar o próprio servidor ou a expansão com a contratação de um serviço na nuvem.

Com isso, mesmo que você não compre novos dispositivos para adicionar na rede, com o software dedicado ajustado é possível dar conta de grandes demandas através do load balance.

Dentre os softwares mais utilizados, podemos citar o AWS ou NGINX, que são especialmente desenvolvidos para distribuir melhor esse tráfego.

Conclusão sobre load balance e gestão de infraestrutura

Cada vez mais presente nos sistemas corporativos, o load balance é uma tecnologia que traz para os empreendedores diversos benefícios para os seus sistemas.

O load balance é uma excelente ferramenta para aumentar a disponibilidade e reduzir os efeitos de um volume alto de tráfego na sua infraestrutura, sem que você gaste turbinas de dinheiro com hardware.

Não somente, o load balance permite que você tenha um melhor recebimento de solicitações de forma segura para o processamento.

Com isso, é possível garantir uma melhor experiência para seus usuários com baixo risco de desconexão ou indisponibilidade e garantir a melhor gestão de infraestrutura para o seu negócio!

Conte com a Monitora para a gestão da sua infraestrutura!

A Monitora é uma empresa de software especialista em ajudar negócios a se tornarem digitais por meio de metodologia, processos e software.

A companhia cuida de todo o processo de desenvolvimento de tecnologias para ajudar os clientes a manter o foco em suas estratégias de negócio.

Através de profissionais qualificados,  é possível conseguir a melhor gestão de infraestrutura para a sua empresa, independente do segmento do seu negócio! 

Quer ter mais informações sobre os serviços da Monitora ou se informar sobre outros assuntos? 

Clique aqui e fale agora com um especialista

E se você gostou de saber mais sobre gestão de infraestrutura e sobre a tecnologia de load balance, compartilhe este blogpost em suas redes sociais agora mesmo!

Para ler mais artigos nessa temática, fique a vontade para explorar o nosso blog! Ele está recheado de conteúdos de valor para a sua empresa!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista