Squads Ágeis: estratégia para quem quer crescer (rápido!)

Squads Ágeis: estratégia para quem quer crescer (rápido!)

Como implementar automação de testes de software

O mundo se tornou ágil, e isso é um fato. De vídeos e áudios reproduzidos em velocidade aumentada a notícias que se tornam defasadas após poucos segundos de publicação. Com uma necessidade cada vez mais elevada de rapidez e eficiência, é natural que o ambiente corporativo também seja impactado por esta realidade. Neste contexto, surgem as squads ágeis: equipes que se organizam através de métodos inovadores capazes de otimizar e acelerar os resultados.

Investir em processos que otimizam a produção de demandas e aceleram a entrega de soluções aos clientes já é prioridade em diversas empresas. No entanto, montar ou reorganizar uma equipe que atue seguindo as metodologias ágeis nem sempre é fácil. Por este motivo, cada vez mais cresce o número de organizações que optam pela contratação de squads ágeis terceirizadas. Entenda como esta pode ser a escolha certa para sua empresa e conheça casos de sucesso resultantes desta estratégia. 

Squads ágeis: otimização e eficiência na entrega de resultados

Com uma demanda cada vez mais alta por soluções tecnológicas personalizadas, implementar uma Squad Ágil na própria empresa pode parecer o melhor dos mundos. No entanto, a escassez de talentos especializados e a mudança na cultura organizacional podem ser empecilhos consideráveis ao se adotar esta estratégia. Mas isso não quer dizer que seu projeto não possa contar com a eficácia de squads agile.

Uma solução viável e que vem sendo adotada por companhias pertencentes a diversos setores é a contratação de Squads Ágeis terceirizadas. Algumas empresas de tecnologia já fornecem o atendimento de projetos através de suas próprias squads. Com isso, elas podem entregar resultados personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.  

A contratação dos serviços de squads ágeis para o desenvolvimento de aplicativos e softwares pode trazer algumas vantagens interessantes. Principalmente para quem está em busca de mais agilidade e assertividade no processo. A grande maioria de empresas especializadas em soluções tecnológicas já organizam suas equipes e projetos através de metodologias ágeis. Isso reduz o tempo de entrega do projeto, se comparado à opção de iniciar uma squad dentro da própria empresa, que precisará se adaptar aos novos métodos.

Além disso, as empresas de tecnologia estão sempre em busca de profissionais qualificados para compor seus times. Isso garante que as demanda serão desenvolvidas por especialistas no ramo. Com isso, aumentam-se as chances de que os resultados estejam de acordo (ou até acima) com o esperado. Como as Squads Agiles são conhecidas pelo seu dinamismo, é possível ainda que sejam feitos ajustes para garantir que os objetivos traçados ainda no planejamento sejam alcançados.

Quem atua nas Squad ágeis?

O maior ganho na cultura ágil é justamente a otimização adquirida através de uma organização muito característica. Cerca de 6 a 12 profissionais se reúnem para contribuir ativamente no projeto. E a sintonia entre eles é garantida por alguns papéis fundamentais dentro das equipes.

Product Owner (PO)

Toda squad possui um PO (Product Owner), que fica responsável por ser a “voz do cliente”. Isso significa que é ele deve garantir que se obtenha um máximo valor possível com um custo mínimo. É ele também o encarregado pelo Product Backlog, o portfólio de produtos. Por este motivo, ele é o maior conhecedor das necessidades dos usuários.

Agile Coach

Junto ao PO, existe a figura do Agile Coach. Esse especialista em metodologia ágil fica responsável por resultados e entregas bem sucedidas. O principal objetivo do Agile Coach dentro da equipe é facilitar a navegação pelos diversos métodos existentes.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Tribe (Tribo)

Um mesmo projeto pode ser atendido por várias squads. Neste caso, o conjunto de equipes forma uma Tribo (ou Tribe, em inglês). Cada Tribo conta com um líder de desenvolvimento responsável pela organização do ambiente de trabalho em que os times estão inseridos. No entanto, a liderança na estrutura de squads é um pouco diferente. Como os times são autogeridos, a ideia é que o líder atue de forma mais orgânica, baseando-se em aspectos técnicos e funcionais dos projetos.

QA (Analista de Testes)

Os papéis dentro das squads também estão longe dos tradicionais. O QA (ou Analista de Testes), por exemplo, passa a ser mais ativo. Se no modelo tradicional ele encontrava possíveis erros e fazer o teste final, após a conclusão do projeto, nos métodos ágeis ele tem outras funções. Sua principal responsabilidade é priorizar a compreensão, a prevenção e o acompanhamento de cada etapa. 

Chapters (Capítulos)

Há ainda uma organização vertical entre as squads, mais relacionada à troca de conhecimento e melhoria contínua. Os Chapters (ou Capítulos) são formados por profissionais de uma mesma área de competência que pertencem a uma mesma tribo. Estes profissionais podem discutir problemas enfrentados e soluções encontradas, diminuindo o tempo de cada um na busca por recursos. Um exemplo de Chapter são os programadores ou analistas de testes envolvidos em um mesmo projeto.

Guild (Associação)

Mas se o compartilhamento de conhecimento for realizado entre diferentes Tribos, isso caracteriza uma Guild (ou Associação). A Guild funciona como um tipo de comunidade de interesses que deseja trocar experiências relacionadas a ferramentas, códigos ou boas práticas.

Por fim, é importante lembrar que todos os envolvidos em uma squad trabalham de forma conjunta e complementar. Isso otimiza a busca por resultados positivos, já que cada componente tem a mesma abertura para encontrar soluções.

Os frutos colhidos por quem optou pela contratação de squads ágeis

Mais empresas têm optado pela possibilidade de contratação terceirizada de squads ágeis para atuar em seus projetos. Com isso, cresce também o número de casos de sucesso de apps e softwares resultantes desse processo. Um exemplo recente é a 360 Suítes, representante do mercado imobiliário e hoteleiro. Atendida pela Monitora, a empresa contratou squads ágeis que viabilizaram seu projeto. A demanda era uma plataforma capaz de disponibilizar apartamentos 100% mobiliados em condomínios completos, pelo tempo que os usuários desejarem. 

A principal necessidade da 360 Suítes era, justamente, liberar o portal ao público o quanto antes, mas de forma eficiente. Por isso, a estratégia de terceirizar uma squad foi fundamental para que os planos da hoteleira se concretizassem. Para este case, a Monitora elencou cerca de 12 profissionais de destaque. Através de metodologias ágeis, eles puderam oferecer a plataforma no menor espaço de tempo, mas de acordo com os principais objetivos pretendidos pela empresa. A squad ainda garantiu que as necessidades dos usuários do sistema fossem atendidas.

Como resultado, o sistema tem evoluído a cada dia, contando com excelentes avaliações dos usuários. Isso tem permitido que a plataforma esteja em constante aprimoramento. A squad ágil da Monitora continua trabalhando no projeto, ajudando a 360 Suítes a expandir cada vez mais seus serviços no mercado imobiliário.

Se você também está em busca de soluções que possam otimizar sua estratégia no mercado, entre em contato com nossa equipe. A Monitora tem ajudado empresas como a 360 Suítes a se destacar em seus ramos de atuação e escalarem seus negócios. Sua empresa pode ser o nosso próximos case de sucesso!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista