tecnologia na agricultura

Você sabe quais os impactos da tecnologia na agricultura?

Como implementar automação de testes de software

A tecnologia na agricultura não para de evoluir e de gerar novas oportunidades para os produtores.

Entre suas tendências e transformações, a área está entrando na chamada era da agricultura 5.0, com possibilidades imensas em termos de produtividade, competitividade e inovação.

A seguir, veja como o mercado evoluiu até este ponto, o que caracteriza o movimento 5.0 e como a Monitora pode lhe ajudar a se adequar aos novos paradigmas do mercado agrícola moderno.

Tecnologia na agricultura: uma linha do tempo 

Na medida em que novos conhecimentos foram obtidos no campo e que a tecnologia na agricultura evoluiu, técnicas mais precisas e de larga escala passaram a favorecer significativamente o setor agrícola.

A partir disso, o ganho direto foi em termos de produtividade, que influenciou a própria formação do país, com o posicionamento de populações em áreas estratégicas, e a afirmação nacional enquanto referência competitiva na criação de animais e no cultivo de plantas.

Assim, o que antes era visto apenas como um meio de subsistência, passou a desempenhar um significativo papel econômico, gerando receitas, empregos e inúmeras oportunidades de negócios.

Contudo, antes de o Brasil seguir as tendências mundiais na agricultura, e vice-versa, o setor passou por fases e transformações significativas, que resumimos nesta breve linha do tempo:

    • Agricultura 1.0: até a década de 50, sem recursos tecnológicos e com baixa produtividade, a atividade agrícola era apenas um meio para subsistir;
    • Agricultura 2.0: a partir da década de 50, a produção em escala foi impulsionada pelo motor a combustão, primeiras máquinas agrícolas e aplicação de conhecimentos científicos no campo;
    • Agricultura 3.0: de 1990 a 2010, as produções começaram a se preocupar com a sustentabilidade e a investir em automação digital, com coletas de dados em lavouras que auxiliam a tomada de decisões pelos agricultores;
    • Agricultura 4.0: de 2010 até os dias de hoje, a digitalização atingiu um grau ainda mais elevado, com tecnologias e sistemas integrados que otimizam toda a produção, desde o gerenciamento de processos até o monitoramento no campo;
    • Agricultura 5.0: espera-se que, a partir de 2022, a automação e as tecnologias digitais sejam integradas a inovações ainda mais avançadas, com máquinas autônomas que realizam as tarefas sozinhas na lavoura de forma inteligente, como drones, robôs e tratores que operam sozinhos.

Agricultura 5.0: o que muda com a tecnologia no campo 

Em geral, a agricultura 5.0 visa obter o grau mais elevado possível de produtividade em determinada área agrícola.

Para isso, a ciência da agricultura de precisão é alinhada às tecnologias digitais e às inovações de ponta no segmento de robótica, a fim de otimizar todas as atividades na lavoura.

Nesse contexto, o que muda com a tecnologia no campo é a integração entre diferentes máquinas, recursos e ferramentas, apoiada pelo Machine Learning e pela Inteligência Artificial.

A partir disso, as decisões são cada vez menos tomadas pelos agricultores, e são direcionadas aos próprios sistemas e máquinas.

Como resultado, as ações se tornam mais eficientes, precisas e científicas, já que seu direcionamento é definido pelo cruzamento inteligente de dados.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Inclusive, a tecnologia na agricultura fará com que seus trabalhos sejam feitos praticamente sozinhos, em que os agricultores cada vez menos deixam a função de operadores para se tornarem fiscais e avaliadores de processos. 

Segundo um estudo da McKinsey sobre a agricultura brasileira na era digital, os agricultores do mercado nacional assumem um papel de pioneirismo em termos de inovação e adequação às tecnologias ligadas à agricultura 5.0. 

Isso porque, os dados revelam um forte comportamento digital no setor agrícola brasileiro, por meio de indicadores como:

  • 34% dos agricultores brasileiros investem seus lucros em tecnologias de insumos;
  • 40% investe seus rendimentos em novas máquinas;
  • 71% usam canais digitais para lidar com questões relacionadas à fazenda;
  • 85% usam o WhatsApp para negociações ligadas à agricultura;
  • 36% fazem compras online (contra apenas 24% nos EUA, por exemplo).

O que era considerado uma tendência, na verdade já está acontecendo nas lavouras ao redor do Brasil. Para não ficar para trás e garantir que a tecnologia na agricultura impulsione a sua competitividade produtiva, é imprescindível ficar atento às soluções de referência no setor.

Agricultura e a Monitora 

A Monitora é uma empresa de outsourcing de serviços digitais, focada em todos os processos de desenvolvimento de tecnologias para otimizar as estratégias de negócios de seus clientes.

Com equipes especializadas, experientes e multidisciplinares, empregamos processos completos de desenvolvimento para promover soluções personalizadas, com impactos diretos na digitalização e na melhoria de diferentes perfis de negócios.

Além do destaque em setores como os de aviação, saúde, educação e inteligência artificial, a Monitora também oferece o que há de melhor para a inserção da tecnologia em prol da agricultura 5.0.

Entre os exemplos de nossos trabalhos realizados na área, está a criação do aplicativo da Coopercitrus, direcionado ao monitoramento de propriedades, controle de pragas, compra de insumos e aumento da produtividade.

Mais de 100 produtores já o utilizam para o manejo de terras, sendo que há registros de agricultores que saltaram sua produção de cana de 95 para 115 toneladas por hectare através da tecnologia.

Ainda na produção de cana, a empresa especializada em gestão de pontos e de acesso Dimastec buscou a monitora para a criação de outro aplicativo específico, que permite o registro de ponto no campo via identificação facial.

Graças à utilização tanto online quanto offline, a solução supera a carência de conexão em propriedades mais isoladas e ainda permite um melhor controle de jornadas em áreas de grande extensão territorial, sendo que hoje já impacta mais de 6 mil trabalhadores rurais.

Se você quer ampliar as possibilidades da tecnologia na agricultura e agregar ainda mais eficiência para a sua lavoura, conte com as soluções de quem mais entende do assunto. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços da Monitora. 

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista