Testes de Software: por que eles são indispensáveis para escalar seus negócios?

Testes de Software: por que eles são indispensáveis para escalar seus negócios?

Como implementar automação de testes de software

Nada mais desagradável do que tentar utilizar um novo serviço de tecnologia que você contratou e constatar que existem diversos erros e falhas naquele software, não é mesmo? Se você pensa assim, tenha a certeza de que seu cliente também possui a mesma opinião. Por isso, executar testes de software antes de lançar uma plataforma no mercado é fundamental para quem deseja escalar seus negócios. 

Nesta publicação, você irá conhecer mais sobre as formas disponíveis para testar seu sistema antes mesmo que ele esteja disponível ao público, e descobrir como isso pode gerar uma grande vantagem quando o assunto é conquistar a confiança dos consumidores e garantir escalabilidade. 

Entendendo o que são os Testes de Software

De maneira geral, etapa da realização de testes de software pode ser considerada uma medida preventiva que garante ao cliente a utilização sem falhas dos serviços propostos a ele. Afinal, nada mais prejudicial para a imagem de uma startup que se baseia em soluções digitais do que um “bug” detectado por um dos usuários. 

Nesse sentido, os testes de software têm como principal objetivo detectar essas possíveis falhas no sistema, além de verificar se o resultado da apresentação da plataforma é compatível com o que está sendo oferecido ao público final. Outro ponto que acaba sendo avaliado também pela testagem prévia são os requisitos contratuais ou legais que podem estar envolvidos na utilização do software.

Por ser de extrema importância para a maioria dos negócios, é comum que as empresas de desenvolvimento de softwares dediquem uma equipe inteira para a realização da avaliação dos projetos. Chamado de QA (Quality Assurance), este time é formado por profissionais Analistas de Testes, que têm como principal função analisar, planejar e executar a verificação, além de validar documentações específicas para cada caso.

Outra forma de avaliação que pode ser adotada no plano de testes de softwares é a automação da verificação. Com ferramentas específicas, os testes automatizados reduzem o envolvimento humano em ações repetitivas, o que aumenta o alcance e a profundidade do procedimento. Além disso, processos de teste automatizados garantem a manutenção da qualidade do sistema, diminuindo a chance de possíveis erros.

O que é avaliado nos testes de software e por que eles são importantes?

Através de diferentes metodologias de avaliação dos softwares, a equipe de QA pretende observar questões como funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência e outros pontos relevantes para garantir a utilização da plataforma livre de erros. 

Ebook O guia definitivo da transformação digital

A investigação acontece, principalmente, na tentativa de evitar que falhas no sistema possam acarretar em prejuízos na prestação dos serviços propostos pelo negócio, como por exemplo: atrasos em entregas, problemas de performance, manutenções em excesso, entre outros. Alguns testes de software podem, inclusive, conferir a confiabilidade e a segurança do produto em questão, melhorando a experiência do consumidor, além de contribuírem para a otimização dos recursos ao longo do projeto. 

Essas medidas podem impactar posteriormente na aplicação do negócio, evitando o excesso de trabalho manual e oferecendo mais tempo para realizar reparos necessários. Além disso, ainda na fase de testes, é possível identificar características importantes a respeito do funcionamento do software, como por exemplo sua capacidade de atender às necessidades dos usuários do produto ou a facilidade na utilização do sistema.

E como isso impacta na escalabilidade do negócio?

Com um aumento considerável de opções de produtos e serviços digitais, os negócios que pretendem ganhar consistência no mercado através da escalabilidade devem estar atentos à qualidade oferecida aos clientes. Neste ponto, os testes de software são indispensáveis para garantir que os usuários não tenham problema na utilização da plataforma e que a solução oferecida se mantenha estável. 

Pensando nos benefícios que a verificação prévia do software pode trazer aos planos de escalar um negócio, pode-se destacar a obtenção de respostas mais rápidas em relação às funcionalidades do sistema. Nesta fase, desenvolvedores, QA, designers e product owner se mantêm em constante comunicação para informar sobre possíveis “bugs”, o que agiliza a correção dos erros encontrados. A comunicação mais eficaz entre as equipes durante a fase de testes permite ainda que tanto o código, quanto as builds e as entregas se mantenham organizados.  

E se você pensa que os testes de software irão consumir muito tempo do projeto, prepare-se para uma surpresa: na verdade, as avaliações não demandam muito tempo e acabam por economizar os esforços das equipes envolvidas na solução de falhas inesperadas. Isso faz com que o produto chegue mais rápido e preparado ao mercado.   

Quando bem planejados, os testes de software podem, ainda, contribuir para a melhora da produtividade das equipes envolvidas, já que produzem feedbacks mais ágeis, documentam a evolução da melhoria do projeto e possibilitam a visão geral dos resultados finais.

Por fim, vale ressaltar que todo negócio, para se tornar escalável, deve prezar pela segurança e controle dos processos envolvidos no funcionamento do sistema. Incluir um método de verificação automatizado nos testes de software pode impactar significativamente na qualidade da entrega do produto final aos usuários, já que eles realizam avaliações constantes sobre possíveis brechas de segurança, mantendo hackers ou usuários mal-intencionados distantes.

Na Monitora, contamos com uma equipe de QA, implementada desde o início da empresa, que tem garantido o reconhecimento dos clientes em relação à qualidade nas entregas. Nosso time executa os testes de softwares, automatizados ou não, tanto para os projetos desenvolvidos internamente, quanto para sistemas já prontos, levando soluções personalizadas a mais empresas comprometidas com crescimento consistente. Fale com nossos especialistas e descubra como é possível associar nossos serviços ao seu planejamento.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista