Transformação digital: como começar a colocar a sua empresa no radar tecnológico

Transformação digital: como colocar a sua empresa no radar tecnológico

Como implementar automação de testes de software

É inegável que a relação entre as empresas e o público está passando por uma transformação digital bastante importante. De tempos em tempos, as empresas sentem a necessidade de se transformar para atender as necessidades do mercado. Atualmente, o peso das plataformas digitais vêm moldando a forma que as empresas se apresentam e atuam na venda de produtos e serviços. Neste artigo, discutiremos sobre formas de estimular essa transformação para manter a rede relevante e estreitar a relação com seu público.

O que é ser uma empresa digital?

Muitas pessoas acreditam que a transformação digital de uma empresa está relacionada com alguma forma de a empresa estar presente de maneira online. Apesar de essa ideia não estar equivocada, a questão é bem mais complexa e envolve diversos aspectos do mundo corporativo e digital.

O grande objetivo da transformação digital é a possibilidade de oferecer suporte integral e ágil durante todos os processos de uma empresa, seja esse processo, logístico, de vendas, financeiro, atendimento, entre outros. Isso quer dizer que a empresa digital une diferentes ferramentas para manter um serviço de qualidade, mesmo que não haja contato físico entre a empresa e o cliente. 

Apenas empresas totalmente online são consideradas digitais?

Faz sentido pensar que uma empresa digital é aquela que está imersa no mundo online e não atua fora dele. Porém, para ser considerada um empresa digital, o estabelecimento pode ter uma base física, contanto que ofereça serviços disponíveis no online e de forma ágil e eficiente. 

Como iniciar a transformação digital

Por conta da velocidade das transformações, muitas empresas se assustam com o mindset de que terão que realizar mudanças bruscas e imediatas. Porém, além disso não ser necessário, uma mudança desorganizada e apressada pode trazer imensos prejuízos e inviabilizar toda a transformação. É claro que caso a empresa realize uma transformação ágil e de modo organizado, a resposta para isso será muito boa. O problema acontece quando a organização decide realizar essas mudanças sem auxílio ou amparo de profissionais com experiência na área.

Quais as consequências mais comuns na transformação digital feita de modo errado?

Como discutido no tópico acima, realizar uma transformação digital sem suporte de especialistas pode ser super arriscado. A depender da profundidade do envolvimento da empresa com o processo, as consequências podem até mesmo ser irreversíveis.

Gastos desnecessários

Até para empresas que trabalham com a área de tecnologia e informação, pode ser difícil encontrar suporte técnico para realizar uma boa transformação digital. Por causa disso, ao realizar esse processo de forma autônoma, a empresa corre grandes riscos de tomar algumas decisões erradas. 

Existem diversos programas online para a realização da transformação digital, cada um com um objetivo diferente. É muito comum contratar um desses serviços sem antes entender como ele funciona e para que é utilizado. Assim, a empresa fica presa a um serviço que nem mesmo precisa, o que causa problemas para o setor financeiro.

Perda de qualidade

O principal objetivo dessas mudanças é ajudar a empresa a atender melhor o cliente, mas em alguns casos, acontece o contrário. Infelizmente, nem todas as plataformas possuem bom aparato e o sistema não é satisfatório. Quando o cliente tenta fazer o uso dessa tecnologia, ele acaba frustrado por ter uma experiência ruim com a marca. Esse problema é tão sério que pode até fazer com que esse cliente nunca mais retorne a empresa.

Comunicação confusa

Ter uma presença online significa muito mais do que manter um site ou uma URL funcionando. A forma mais eficiente de manter a imagem da empresa relevante no mercado online é oferecer diferentes plataformas para os clientes. O desafio nesse processo é garantir que todas essas plataformas tenham o mesmo tipo de comunicação. Ou seja, elas precisam estar alinhadas para que funcionem corretamente. Quando isso não acontece, existe o risco de clientes e empresas parceiras perderem a confiança com a rede, devido a falta de organização.

Quais as vantagens da transformação digital?

Durante o período mais crítico da pandemia, observou–se um crescimento gigante das plataformas voltadas para vendas online. Esse caso específico surgiu por conta da necessidade de um novo espaço de comércio, já que as vias antigas não estavam disponíveis. No início, o público que não estava acostumado com essa modalidade sentia-se receoso em comprar artigos pela internet. Porém, as boas experiências com as plataformas foram capazes de transformar a visão desses clientes e assim, grandes e-commerces ganharam ainda mais adeptos. 

Esse cenário demonstra o potencial que a transformação digital tem de modificar a visão do público sobre uma empresa. A rede que antes era vista como não confiável por fazer vendas online, hoje é um sucesso pois atende as demandas dos clientes. Veja abaixo outras vantagens do uso do processo de transformação digital:

Alcance de mais clientes com a transformação digital

Quem possui uma loja ou rede física sabe que a localização pode ser decisiva quanto ao sucesso da empresa. De modo geral, existem duas formas de escolher onde a empresa se localizará:

  • Em um espaço de prestígio;
  • Em um espaço com alto volume de clientes.

Cada uma dessas escolhas implica em uma consequência diferente para a empresa, pois o foco de clientes não é o mesmo. No primeiro caso, o foco são os clientes que se preocupam com a imagem da empresa, e localidades de prestígio atraem esse público. Já para as empresas que estão preocupadas com o volume de vendas, o melhor é quando a rede está perto do público.

Agora, imagine se fosse possível unir as vantagens dessas duas opções?

Esse é o grande diferencial da internet: o alcance amplo e rápido de clientes. Para conseguir uma carteira de compradores específica, basta garantir que a plataforma digital tenha qualidade e ofereça um bom serviço. E isso não impede que outros clientes conheçam a empresa e se interessem pelos produtos ou serviços disponíveis.

Feedback mais interessante

Pode não parecer, mas o feedback é uma das partes mais importantes do trabalho com empresas. Com o suporte de plataformas digitais, as empresas conseguem criar espaços para conversar com os clientes de forma direta e indireta. A forma direta envolve chats através de redes sociais ou do próprio site para responder a dúvidas ou auxiliar de modo geral.

Quanto ao feedback indireto, isso pode ser percebido com um pouco mais de análise sobre a reputação da empresa no mundo online. Não é incomum que os clientes façam elogios ou reclamações nas redes sociais. Isso pode ser utilizado a favor da empresa, mesmo em casos negativos, para entender melhor como ter boas relações com o público.

Maior visibilidade

A verdade é que a internet funciona como uma grande vitrine em tempo real. Além de poder ser reconhecida por um número maior de pessoas, a presença na internet ajuda a marca a se fixar na mente do público. Você, provavelmente, já escutou a frase “quem não é visto, não é lembrado”, correto? 

Como o mundo digital facilita o surgimento de cada dia mais empresas, a concorrência pode se tornar extrema nesses espaços. Por isso, quanto maior e melhor for o contato da empresa com o cliente, maiores as chances de isso ser revertido em vendas. É exatamente por isso que algumas companhias estão criando perfis em todas as redes sociais possíveis.

Como iniciar o processo de transformação digital?

Agora que você já sabe os benefícios desse processo, pode estar se perguntando como realizar uma transformação digital eficiente? Bom, a palavra que resume essa atividade é efetividade. Isso significa que o processo precisa ser bem feito e estar apto para uso dos cliente da forma mais rápida possível.

Para isso o ideal é encontrar uma equipe que possa acompanhar esse processo e desenvolver sistemas digitais relevantes. Portanto, o primeiro passo é estudar o mercado e descobrir qual a melhor empresa do ramo.

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Como descobrir qual a melhor empresa para a sua transformação digital?

No mundo dos negócios, escolher um parceiro comercial é sempre um desafio. Isso porque além de escolher uma empresa eficiente, é preciso encontrar aquela que compartilha os mesmos objetivos e possua uma cultura corporativa compatível. Veja a seguir alguns detalhes para atentar-se ao procurar por uma empresa de transformação digital:

Variedade de serviços

Uma boa empresa de transformação digital possui mais de um serviço relacionado a tecnologia e informação. Para fazer uma transformação ágil, é necessário que a empresa tenha todo o suporte tecnológico para a criação de softwares e lançamento de plataformas. Além disso, é importante poder contar com a empresa para avaliar a qualidade dessa transformação e a utilização dela pelos clientes.

Comunicação sem dificuldade

Um dos maiores problemas ao realizar uma transformação digital é a falta de comunicação entre a empresa contratante e a contratada. Para que as plataformas online reflitam os valores das empresas, é preciso que a equipe reconheça características da rede e passe esse conhecimento para a contratada. Apenas assim, a transformação digital seguirá de forma coerente e complementar à corporação. 

Atualização constante

Lidar com o meio digital é reconhecer que as mudanças serão intensas e constantes. Para garantir que não ficará para trás diante das transformações, o ideal é conseguir o suporte de uma empresa que se interesse na atualização e esteja em busca do melhoramento. É possível perceber essa questão ao avaliar que tipo de programas as empresas utilizam e em que teorias elas se baseiam.

Veja como profissionais especializados podem ajudar na transformação digital

Antes de realizar uma transformação digital em uma empresa, é necessário fazer um levantamento sobre os pontos fortes e fracos da rede. Para isso, são avaliadas todas as questões que envolvem plataformas digitais da empresa, como sites, redes sociais e a parte técnica como softwares e aplicações. Depois desse levantamento, é criado um plano de ação com as necessidades mais urgentes e as formas de saná-las com os seguintes passos:

Reconhecimento administrativo

Antes de decidir realizar uma transformação digital, as empresas costumam passar por um processo de mudança de mindset. Essa situação está intimamente ligada à vontade de a rede se manter relevante e acompanhar as tendências do mercado. Isso não quer dizer que a empresa precisa se modificar completamente para se adequar aos padrões da sociedade digitalizada.

Ao conversar com os profissionais especializados, as empresas passam a reconhecer possibilidades de crescimento que jamais haviam imaginado. Dessa maneira, elas tendem a alterar o seu mindset, considerado como conservador, para novas possibilidades de expansão.

Testes de plataformas

Apesar de existir uma ideia geral sobre o que deve ser feito para que uma empresa tenha sucesso na economia digital, esse processo não é linear. Ou seja, cada empresa possui necessidades diferentes e performance de maneira única com as soluções encontradas pela equipe especializada. Com o suporte de tal equipe, a empresa tem a tranquilidade de saber que terá os melhores resultados.

A explicação para isso se dá com os testes realizados pelo time para entender se as inovações condizem com a empresa ou não. Assim, diminui-se as chances de erro e possibilita uma transformação ágil e eficiente.

Qual o melhor momento para fazer uma transformação digital?

Engana-se quem acredita que é preciso fazer a transformação digital antes do lançamento da marca. Essa ideia ganha força na atualidade por conta da grande relação que as empresas novas têm com o mercado digital. Mas, isso não significa que outras empresas não possam se adequar a essa situação e concorram por relevância nesse mesmo espaço.

Desse modo, o melhor momento para a transformação digital é quando a empresa reconhece a necessidade de mudança. Seja durante o início da empresa, seja depois de anos de mercado, o resultado será satisfatório das duas formas.

A transformação digital colabora para a segurança da empresa?

Com o aumento do uso da tecnologia, novos perigos cibernéticos surgiram e colocam em risco trabalhos de longa data. Atualmente, é difícil encontrar uma empresa que não trabalhe com algum tipo de tecnologia, mesmo que seja apenas um sistema básico de controle. Isso demonstra que diversos dados importantes podem ser encontrados online, o que nem sempre é uma vantagem.

Por um lado, ter informações disponíveis de forma online agiliza o trabalho e diminui o volume de documentos armazenados por uma empresa. Por outro, aumentam os riscos de essas informações serem roubadas e utilizadas por interesse de terceiros.

Então, a transformação digital, quando realizada de maneira correta, ajuda a empresa a aumentar a segurança no meio online. Isso pode ser feito com o fortalecimento de sites e aplicativos da empresa ou no sistema de TI. Para garantir o máximo efeito, são utilizadas diversas estratégias de uma só vez, a depender da solicitação do cliente.

A transformação digital envolve o marketing?

De certa forma, a transformação digital pode ter impacto no marketing das empresas. Em caso de transformação completa e extensa, o marketing digital é trabalhado como forma de melhoria na empresa.

Como muitas marcas desenvolvem plataformas de comunicação online, é preciso reconhecer algumas técnicas e estratégias para melhor utilizar esses recursos. Essa é a forma mais clara de perceber o impacto do marketing durante esse processo.

Outra forma de perceber esse impacto é após o processo ter sido realizado. Muitas empresas procuram meios de se atualizar para mudar um pouco a ideia que os clientes têm sobre a marca, principalmente as mais antigas. Depois da renovação, é comum que as marcas esclareçam as mudanças e apontem as vantagens desse processo. Isso é uma forma de marketing que ajuda a atrair novos clientes interessados no potencial de mudança da rede.

A transformação digital pode mudar a forma de trabalho?

Não é uma certeza, mas o modelo operacional da empresa pode mudar, e isso não é algo ruim. Como a transformação é feita com o maior cuidado possível e com avaliações profundas, quando há sugestões sobre mudanças nessa questão, elas prevêem grandes melhoras. Em alguns casos a mudança é pequena e apenas necessária por conta dos novos serviços disponibilizados pela empresa.

Por exemplo, uma empresa que nunca esteve no meio online e passa a ter perfis em redes sociais precisa renovar o método de trabalho. É claro que isso não interfere em todas as áreas da empresa, apenas quanto aos pontos digitais.

Ou uma empresa que precisa agilizar a entrega dos produtos finais, começa a utilizar um software personalizado para a companhia, o time que atua diretamente com esse processo será impactado.

A transformação digital prejudica a humanização da empresa?

Não! Apesar de muitos setores da transformação digital estarem relacionados à automação de processos, essa questão não prejudica a humanização da empresa. Na verdade, poder contar com a facilidade da automação em algumas áreas ajuda a empresa a poder dar suporte humano eficiente para os clientes. Ademais, é possível fazer algumas alterações para adequar a automação em caso de necessidade da empresa.

Conclusão

A transformação digital é uma realidade e uma oportunidade de sucesso duradouro para as empresas que adotarem o sistema rapidamente. Para realizar esse processo de forma ágil e eficiente, é imprescindível contar com o apoio de uma empresa especializada e com experiência no mercado.

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