7-beneficios-do-desenvolvimento-de-aplicativos-para-empresas.jpeg

7 benefícios do desenvolvimento de aplicativos para empresas

É nítido que os hábitos de consumo mudaram bastante com a expansão da internet móvel no mundo inteiro. Hoje, os clientes procuram fazer compras e resolver outras demandas pelo smartphone de maneira cada vez mais frequente. Essa tendência faz com que haja um maior foco no desenvolvimento de aplicativos para empresas.

Se uma corporação não tiver um app para interagir com o público-alvo, perderá boas oportunidades de crescer e de conquistar um número maior de usuários de seus produtos e serviços.

Neste post, você vai conhecer sete vantagens de uma companhia que conta com um aplicativo para fortalecer a imagem da marca. Confira!

1. Contato mais direto com os consumidores

Ao apostarem no desenvolvimento de aplicativos para empresas, muitos empreendedores terão como um dos principais benefícios o aumento da interatividade com os clientes.

Isso acontece porque as pessoas necessitam do celular para cumprir as atividades do cotidiano no prazo estipulado. Se o app apresentar um campo para o usuário sugerir mudanças ou fazer uma reclamação, maiores são as chances de a ferramenta propiciar bons resultados.

Contudo, é preciso que a empresa esteja disposta a responder os questionamentos de maneira rápida. Do contrário, não vai atingir os resultados esperados e perderá credibilidade perante o público-alvo.

2. Fidelização

Com uma comunicação mais eficiente, as empresas têm como um dos principais ganhos obter um grande número de clientes fiéis. À medida que a qualidade do atendimento melhora, maiores são as chances de conquistar a confiança da audiência e impulsionar as vendas.

Esse fator faz com que o desenvolvimento de aplicativos para empresas seja uma das ações mais valorizadas no mundo corporativo atualmente. Com um app bem elaborado, uma companhia se mostra mais disposta a interagir com todos os segmentos do público, o que cria um ambiente mais favorável para a fidelização.

Não basta apenas fazer esforços para conquistar novos consumidores. Também é essencial que haja um trabalho voltado para a retenção. Por isso, o desenvolvimento de aplicativo para empresas é uma ação priorizada pelos gestores que acreditam no poder da tecnologia para expandir as vendas.

3. Divulgação de ações em tempo real

Um recurso que está sendo muito explorado por algumas corporações é o envio de mensagens instantâneas para todos os usuários que instalaram o aplicativo. Dessa forma, os clientes ficam bem informados sobre promoções e o lançamento de produtos e serviços.

Outra vantagem é receber, em primeira mão, uma oferta especial com direito a um cupom de desconto. Essa iniciativa é um diferencial importante para as empresas que desejam aumentar o engajamento dos consumidores.

Ao privilegiar os que baixaram o app, uma empresa cria um canal de marketing que eleva a visibilidade das ações mais importantes. Não adianta oferecer serviços excelentes, caso eles não sejam devidamente divulgados para o público-alvo.

4. Praticidade para os usuários

A correria do cotidiano torna praticamente inviável uma pessoa ir ao shopping todos os dias, mesmo que o local esteja próximo de onde mora. Esse aspecto faz com que o desenvolvimento de aplicativos para empresas se torne uma ferramenta relevante para elevar o faturamento.

Hoje as pessoas perdem muito tempo no deslocamento do trabalho para casa por causa de engarrafamentos.  Para aproveitar melhor o tempo, um consumidor dentro de um ônibus pode, por exemplo, usar um app para comprar vários itens de um supermercado.

Além disso, pode receber as mercadorias em casa no horário agendado. Se uma empresa pensar na qualidade de vida dos seus clientes, estará dando um passo à frente da concorrência.

5. Oportunidade de inovar

A inovação é algo que as organizações buscam para serem mais competitivas. Nesse cenário, o desenvolvimento de aplicativos para empresas é um ponto que merece destaque. Afinal, um app é uma ferramenta que pode fazer com que o seu negócio se diferencie dos demais.

Por exemplo, um restaurante possibilita aos clientes escolherem o prato, agendarem o horário da refeição e escolher a mesa em que pretendem ficar. Com certeza, isso é algo que chama bastante a atenção, não é mesmo?

Oferecer privilégios que os concorrentes não podem disponibilizar é uma atividade bastante inovadora. Também é uma ótima alternativa para expandir a carteira de clientes e estar menos vulnerável às oscilações do mercado, provocadas pela instabilidade da economia.

6. Atendimento mais qualificado

Em vez de um consumidor ligar para o famoso 0800 para fazer um pedido ou registrar uma reclamação, uma organização pode perfeitamente disponibilizar um app para fazer essas tarefas.

É muito ruim para a imagem de uma instituição o cliente ficar mais de 10 minutos para ser atendido por telefone. Em um cenário em que os usuários querem agilidade para resolver os problemas, perder tempo sem necessidade é motivo para ficar indignado com uma empresa.

Com o aplicativo funcionando perfeitamente, a qualidade do atendimento será melhor, pois as informações entre a companhia e o público-alvo serão trocadas com mais rapidez e eficiência.

7. Fortalecimento da marca

É inegável que o desenvolvimento de aplicativos para empresas pode proporcionar o fortalecimento da marca. Se o app apresentar uma interface bem agradável com todos os menus e ícones sendo facilmente visualizados, o consumidor se sentirá mais à vontade para interagir.

Ele ainda ficará mais estimulado para comprar produtos e serviços, o que é ótimo para aumentar os lucros. Outra vantagem marcante é a famosa propaganda boca a boca positiva do seu negócio.

Ao indicar o aplicativo da sua empresa para outros usuários, um usuário mostra que está satisfeito com a qualidade dos serviços prestados. Esse reconhecimento é muito importante para uma corporação perceber que está no caminho certo.

Em uma conjuntura de elevada competitividade, o desenvolvimento de aplicativos para empresas deixou de ser um luxo e passou a ser uma obrigação para as companhias que adotam o avanço tecnológico para aperfeiçoar os serviços. Com certeza, é imprescindível contar com parceiros que podem agregar valor ao seu negócio por meio da tecnologia da informação, como a Monitora.

Se você está interessado em utilizar aplicativos e outros softwares para tornar a sua empresa mais eficiente e qualificada para conquistar os clientes, a dica é entrar em contato conosco agora mesmo. Temos uma equipe qualificada para oferecer soluções de TI adequadas para a sua organização!

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora