experiência do usuário

Conheça as tendências em experiência do usuário focada em software

Como implementar automação de testes de software

Tão importante quanto seguir as melhores práticas de programação no desenvolvimento de software é garantir que seus usuários tenham satisfação ao usá-lo. Para uma boa experiência do usuário, os sistemas devem ser não só esteticamente agradáveis, mas também fáceis de usar, úteis e precisam cativar o usuário desde o primeiro contato. Por isso veja mais nesse artigo sobre a experiência do usuário focada em software.

O desenvolvimento de um software assim envolve diversos fatores e é necessário ter atenção a cada um deles para que o produto conquiste os clientes e obtenha destaque no mercado. Devido à sua importância, novas tendências estão sempre surgindo na área para melhorar cada vez mais a experiência do usuário focada em software.

Quer saber quais são as características de uma boa experiência do usuário e quais são as principais tendências na área? Acompanhe o post!

O que é a experiência do usuário focada em software?

A experiência do usuário, ou user experience (UX), está relacionada às percepções que os consumidores de determinado produto ou serviço têm sobre ele. Esse conceito pode ser aplicado a todos os tipos de produtos e é muito importante que ele seja levado em consideração no desenvolvimento de softwares de qualidade.

Para que um programa apresente uma boa UX, ele precisa fazer com que o usuário se sinta bem ao utilizá-lo. Sendo assim, todas as etapas de desenvolvimento devem ser focadas nesse objetivo, desde o planejamento do design do sistema, até a codificação e a fase de testes.

Quais as características fundamentais para adotar uma boa experiência do usuário?

Há quatro características essenciais que um software deve ter para proporcionar uma boa UX e todo o processo de desenvolvimento deve tê-las como base. Veja, a seguir, o que um sistema precisa ser para oferecer uma boa experiência ao usuário!

Utilidade

A utilidade é uma das principais características de um software capaz de atender às necessidades dos usuários. Isso porque eles esperam que o programa os ajude a realizar tarefas específicas para resolver um determinado problema e essa expectativa tem que ser satisfeita.

Para que isso aconteça, é preciso que o sistema seja planejado e desenvolvido com atenção para que todos os requisitos levantados sejam atendidos. É necessário entender realmente quais são os objetivos do software em questão e garantir que nenhuma funcionalidade essencial seja deixada de lado.

Facilidade de uso

Muitos softwares apresentam uma grande variedade de funcionalidades que não são utilizadas por serem muito complexas. Quando os usuários não conseguem identificar prontamente quais são os passos para realizar determinada tarefa no programa, podem ficar frustrados e acabam buscando outra forma de solucionar o problema.

Para que isso não aconteça, o usuário deve conseguir utilizar as funcionalidades do sistema de forma simples e intuitiva, sem perda de tempo. Sendo assim, é preciso que a interface seja bem planejada, de modo que as informações fiquem claras e bem dispostas na tela, e a localização dos botões e outros elementos seja escolhida de forma adequada.

Credibilidade

O bom funcionamento do software gera uma boa impressão a respeito dos desenvolvedores e fortalece o nome da marca. Por isso, ele deve passar credibilidade ao usuário, sem a existência de erros e prezar pela transparência em seus processos.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Desejabilidade

Não basta que o usuário precise utilizar o software, ele deve querer usá-lo por acreditar que ele realmente acrescenta algo de valor ao seu cotidiano. Programas desejáveis apresentam benefícios que, por exemplo, permitem ao usuário:

  • economizar tempo;
  • realizar tarefas de forma segura;
  • aumentar sua produtividade;
  • reduzir custos;
  • ter mais organização.

Quais são as principais tendências de experiência do usuário focada em software?

As empresas desenvolvedoras de softwares estão dando cada vez mais importância à UX. Isso faz com que surjam novas tendências na área para otimizar a experiência do usuário. Veja algumas delas, a seguir.

Design que aumenta a produtividade

Uma das principais tendências em UX, atualmente, é a elaboração de interfaces simples e ao mesmo tempo agradáveis, com layouts objetivos e sem acúmulos de elementos visuais que possam confundir o usuário.

Dividir a execução de cada funcionalidade em vários passos e apresentar somente as opções necessárias para concluir uma etapa de cada vez é uma das formas de fazer isso. O visual da aplicação fica mais limpo, ao contrário do que acontece quando vários botões e formulários são dispostos em uma só tela.

Assim, o usuário sabe exatamente quais ações deve tomar em cada etapa e consegue usar o software de forma mais rápida e eficiente, além de aprender a usá-lo mais facilmente.

Personalização inteligente

Um software personalizado tem maiores chances de atender àquilo que o usuário espera e oferecer tudo o que ele precisa, de acordo com seu perfil. Para isso, é preciso considerar os hábitos, o comportamento e preferências do usuário ao planejar o programa.

Assim, os desenvolvedores podem entender melhor como o cliente vai pensar enquanto usa a aplicação e buscar formas de simplificar os processos. Isso permite que as funcionalidades mais procuradas pelos usuários fiquem mais acessíveis e fáceis de encontrar e diminui a necessidade de ter que fazer buscas no sistema para encontrar as informações mais relevantes, por exemplo.

Humanização

Os aspectos psicológicos da relação do usuário com o software são decisivos para uma boa experiência. Portanto, os profissionais da área devem ter empatia com o cliente e explorar os recursos de desenvolvimento para despertar nele emoções e sensações positivas na utilização do produto.

Esses recursos — que podem ser imagens, sons, animações, ícones, gráficos, padrões de cores etc. — devem ser escolhidos de acordo com o contexto da aplicação, de forma a despertar o interesse do usuário e tornar sua experiência mais prazerosa.

Um dos fatores mais importantes a serem considerados nesse caso é a sensação de segurança, que deve estar presente durante todo o uso do sistema. Para isso, é preciso garantir que o usuário não tenha dúvidas sobre o funcionamento do software e reforçar o fato de que suas informações estão seguras.

Como você pôde ver, a boa experiência do usuário é algo indispensável para um software de qualidade. Por isso, é importante acompanhar as tendências da área para otimizar o processo de desenvolvimento.

Quer saber como aperfeiçoar o processo de desenvolvimento de um sistema sem gastar muito? Veja sete dicas para reduzir os custos em desenvolvimento de software!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista