tendencias-em-desenvolvimento-de-software-quais-as-novidades.jpeg

Tendências em desenvolvimento de software: quais as novidades?

Você está atento às tendências em desenvolvimento de software? Com o mercado cada vez mais competitivo, é natural que as empresas busquem as últimas referências em tecnologia para automatizar os seus processos.

Com a finalidade de resolver os problemas cotidianos, as companhias procuram desenvolver, a todo momento, novas tecnologias para lidar com as mais diversas situações.

De acordo com a Gartner, o investimento em tecnologias deverá crescer 4,5% em 2018, tornando abrangente o número de inovações disponíveis. Por esse motivo, é natural que a escolha pela melhor ferramenta seja mais difícil. Afinal, hoje podemos encontrar desde soluções voltadas para objetos inteligentes até o uso de realidade virtual para fins educativos.

Para que você possa fazer um bom investimento em softwares, veja em nosso post quais as maiores tendências relacionadas ao desenvolvimento!

Conte com a Inteligência artificial e com a Machine learning

Por ser um dos assuntos mais abordados nos últimos anos, não podemos negar o quanto a Inteligência Artificial e o Machine Learning se tornaram fundamentais para as companhias que desejam aperfeiçoar os seus processos.

De acordo com uma pesquisa feita pela Gartner em 2017, 59% das organizações passaram a reunir informações para investir em programas inteligentes. Um dos fatores que levaram ao crescimento da tecnologia é o fato dela ser adaptada para diferentes fins de negócio. Afinal, hoje na indústria podemos encontrar desde o uso de assistentes virtuais, presentes nos smartphones, até o uso de veículos autônomos.

Já o Machine Learning, junto ao IA, permite que as empresas tenham softwares com maior precisão em suas informações, já que a tecnologia utiliza tanto os dados estruturados quanto os não estruturados em seu processamento.

Assim, as aplicações podem não apenas aprender novas funcionalidades, como também detectar padrões em sua base de dados, fator fundamental para que você possa melhorar a previsibilidade e a tomada de decisão sobre determinados temas.

Utilize Robotics e Human Augmentation

Seguindo o tema de IA, outro setor que vem se desenvolvendo é a robotização das indústrias. Com o uso de máquinas agrícolas inteligentes, as empresas viram a oportunidade de aumentar a capacidade humana por meio da Human Augmentation.

Usando um drone, por exemplo, a empresa agropecuária pode utilizar a tecnologia para mapear os melhores campos para desenvolver as suas plantações, principalmente em locais de difícil acesso.

Já no ramo da medicina, os médicos podem utilizar máquinas inteligentes para auxiliar no tratamento dos seus pacientes. Ademais, caso precise utilizar próteses, a pessoa pode contar com partes mecânicas para ajudar em suas tarefas diárias.

Além disso, a tecnologia presente nos equipamentos permite que o médico responsável colete dados relevantes para o acompanhamento do paciente em suas rotinas, tornando os exames mais práticos e certeiros.

Entenda o que é BlockChain

Após a popularização das moedas virtuais, os empreendedores conheceram a tecnologia que estava por trás de suas transações, o BlockChain.

Com o uso da inovação, as empresas podem utilizar a criptografia presente no formato para manter as suas informações seguras, sendo a ferramenta eficiente contra invasões de terceiros aos seus dados confidenciais. Além disso, o BlockChain permite que você distribua com facilidade qualquer item de maior valor.

Dito isso, além do setor financeiro, a inovação pode ser utilizada também na Administração Pública, indústria fabril, distribuição de mídia, na área da saúde e até mesmo na verificação de identidades.

Use Realidade Virtual e Immersive Experiences

Ambas as tecnologias se tornaram populares por conta da indústria de jogos eletrônicos, mas você sabia que as novidades podem ser aproveitadas em outras áreas?

Com o auxílio da Immersive Experiences, as companhias podem utilizar as tendências para diferentes fins, desde o próprio ramo do entretenimento até na formação de cirurgiões profissionais.

Apesar de soar estranho, ao redor do mundo podemos nos deparar com algumas universidades que utilizam equipamentos de realidade virtual para trazer uma experiência mais próxima da real aos seus alunos. Dentro da medicina, por exemplo, os professores podem mostrar com maiores detalhes os processos feitos para realizar uma cirurgia.

Saiba do IoT e IoE como tendência em desenvolvimento de software

Outro tema que tem chamado a atenção dos gestores é o uso de IoT (Internet das Coisas) para automatizar tarefas dentro da companhia. Em paralelo à tecnologia, uma outra tendência que deve ganhar maior relevância no mercado é a IoE (Internet de Todas as Coisas), mas afinal, o que difere uma da outra? 

Enquanto a IoT é a comunicação entre diferentes dispositivos inteligentes, o IoE promete ter o ser humano como papel fundamental para o uso da tecnologia.

Ao utilizar conceitos de Big Data, Inteligência Artificial e Analytics, você pode contar com um dispositivo capaz de, por exemplo, mobiliar uma casa com objetos virtuais dentro de um espaço físico.

Utilize o 3D Printing e o Digital Manufacturing

Você já deve ter encontrado algo relacionado à impressão 3D, correto? Não podemos negar o quanto a tendência rapidamente tomou conta das companhias no país, sendo fruto de pesquisas para o desenvolvimento de soluções ainda maiores, como veremos a seguir.

Não faz muito tempo que essa tecnologia era apresentada apenas como forma de imprimir pequenos objetos plásticos em 3D, a partir de um modelo virtual. Porém, com os avanços tecnológicos e a aplicação de Digital Manufacturing, as empresas passaram a utilizar a ferramenta para substituir processos manuais. 

Dessa forma, hoje em dia podemos encontrar casos de empresas que utilizam a tecnologia até mesmo para construir casas!

Para se manter relevante no mercado, não há como negar o quanto as companhias devem estar sempre atentas às novidades tecnológicas. Afinal, é por meio delas que as empresas podem utilizar equipamentos modernos e softwares inteligentes para automatizar processos e desenvolver melhores estratégias no negócio. Como vimos no artigo, hoje podemos encontrar diferentes soluções disponíveis no mercado. Assim, cabe a você escolher a prática que seja mais adequada.

Para entender como é o desenvolvimento de um programa inteligente, preparamos um ebook único para contar como nós, da Monitora, utilizamos as últimas tendências em desenvolvimento de software para ajudar empresas parceiras a desenvolverem softwares qualificados para a sua necessidade. Confira!

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora