Quality Assurance

Entenda a importância do Quality Assurance para seu negócio

De acordo com uma pesquisa feita pelo grupo Fifth Quadrant, 80% dos consumidores parariam de usar algo da empresa após uma experiência ruim. Isso está muito relacionado à qualidade dos produtos que o negócio entrega ao seu público. Para assegurar que as expectativas dos usuários sejam atendidas, é fundamental colocar em prática o Quality Assurance. Já ouviu falar?

Essa estratégia está relacionada aos testes de software. No entanto, muitas empresas acreditam que esse processo demanda custos desnecessários para a companhia.

Mas a verdade é que a incidência recorrente de problemas nas aplicações pode trazer prejuízos ainda maiores para a corporação, seja para gerenciar o processo de revisão, seja para cuidar da perda de usuários.

Por isso, preparamos este post para ajudá-lo a entender como evitar problemas com os clientes por meio da prática de Quality Assurance. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Entenda o que é Quality Assurance

De forma prática, o Quality Assurance (QA), ou garantia de qualidade, em português, é um processo dentro do desenvolvimento. Ele busca garantir que o produto seja entregue respeitando as qualidades pretendidas pelo cliente. Isso evita que o usuário receba um item com problemas e erros em sua execução.

Saiba os benefícios em utilizar o Quality Assurance

Como vimos, o processo é necessário para o desenvolvimento de uma boa aplicação. Além disso, você terá diversos benefícios. Veja só!

Melhora a experiência do cliente

Ao longo da programação do software, pode ocorrer de os desenvolvedores não notarem alguns problemas em sua interface. Aí está a necessidade de uma análise.

Seja para lidar com um menu confuso, seja para ajustar um botão que deveria funcionar, os testes contam com a função de passar a limpo tudo o que foi construído. Essa estratégia vai garantir que o programa esteja funcional e que não comprometa a experiência do usuário.

Reduz custos

A redução de custos ocorre por eliminar a necessidade de retrabalho no desenvolvimento. Afinal, será preciso alocar a sua equipe para corrigir os problemas encontrados, tomando o tempo que poderia ser utilizado para um novo projeto ou uma outra aplicação.

Encontra pontos de melhorias

Quando concluímos um projeto, os desenvolvedores podem se deparar com alguma funcionalidade que poderia ser implementada no programa. É importante então que a equipe acompanhe os pontos a serem melhorados durante o processo de construção, tanto para otimizar a performance, quanto para solucionar algum bug,

Antecipa problemas

Complementando o item anterior, ao acompanhar bugs e problemas durante o desenvolvimento, os testes permitem que a empresa antecipe problemas ainda maiores em uma fase de homologação, por exemplo.

Além disso, encontrar falhas em etapas posteriores pode ser muito mais difícil, uma vez que será necessário testar individualmente cada componente do programa.

Entenda o impacto gerado pelo QA em seus resultados

Apesar de se esforçarem em manter o foco na entrega de melhores resultados para o cliente, algumas empresas ainda cometem o grave erro de não se atentarem aos testes do programa.

Assim, caso ocorra alguma falha crítica, informações pessoais de um usuário poderiam ser violadas, por exemplo, e a companhia seria responsabilizada judicialmente — um grande prejuízo financeiro, não é mesmo?

Por esse motivo, ao utilizar um Quality Assurance eficiente, a equipe de desenvolvimento estará preparada para lidar com os problemas encontrados, garantindo assim uma entrega de software de qualidade e, consequentemente, maior apoio por parte dos clientes.

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Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora