escalabilidade empresarial

7 melhores dicas de escalabilidade para a sua empresa

O conceito de escalabilidade é essencial para toda empresa que deseja obter destaque e expandir sua atuação no mercado. Aplicar a escalabilidade permite promover o crescimento rápido do negócio, mantendo a qualidade em seus processos e serviços, sem a necessidade de um grande aumento de custos para a organização. Dessa forma, é possível atender cada vez mais clientes e aumentar sua receita.

À medida que a demanda pelos serviços da companhia cresce, é necessário fazer adaptações internas em processos e recursos para atendê-la. Isso inclui utilização de novas tecnologias, treinamento e capacitação de funcionários, entre outros fatores necessários para buscar um negócio escalável.

Neste artigo, você vai ver 7 dicas que vão ajudá-lo a aplicar a escalabilidade na rotina da sua empresa. Acompanhe!

1. Conheça bem os processos da empresa

Com o aumento do número de colaboradores e de clientes da empresa, a quantidade de atividades e de processos internos cresce proporcionalmente. Portanto, para alcançar um negócio escalável é necessário que seus processos sejam bem definidos e estejam funcionando da melhor maneira possível, de modo que não ocorra a propagação de problemas durante a expansão.

Além disso, a fim de garantir o bom funcionamento deles, é preciso identificar e corrigir erros, de forma a remover gargalos e otimizar o trabalho. Um exemplo prático é por meio da automatização de tarefas e da simplificação de procedimentos. Assim sendo, verifique quais são os processos e as atividades-chave do negócio e faça uma análise dos resultados obtidos atualmente nesses setores, buscando oportunidades de melhorias.

2. Faça gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento possibilita saber quais são as habilidades profissionais interessantes para o negócio e que devem ser estimuladas em seus colaboradores, o que vai permitir planejar melhor os treinamentos oferecidos. O ideal é que haja uma troca de conhecimentos entre os colaboradores e a organização, promovendo a geração de saberes e a estruturação de estratégias.

Identifique quais são os conhecimentos importantes para a empresa e busque repassá-los para todos os funcionários, com o objetivo de que eles os apliquem durante a realização de suas tarefas. Esses conhecimentos podem ser informações sobre o funcionamento de processos, formas de lidar melhor com os clientes e com as tecnologias adotadas, entre outros.

3. Capacite seus colaboradores

O sucesso da sua empresa depende diretamente da performance de seus colaboradores. Por isso, é importante investir na capacitação deles, elaborando programas de treinamento e recomendando a realização de cursos de atualização profissional. Assim, será possível preparar melhor os funcionários para evoluir dentro da empresa e assumir posições mais estratégicas no futuro, apresentando novas ideias e auxiliando na análise de resultados.

Uma característica relevante de um negócio escalável é a facilidade com que seus processos podem ser ensinados e assimilados pelos novos colaboradores. Portanto, faça um planejamento de como transferir o conhecimento dos processos do negócio de forma clara para os funcionários e oriente-os sobre as maneiras de executar as tarefas corretamente e melhorar sua produtividade.

4. Elabore um plano de sucessão de carreiras

Um plano de sucessão de carreiras é muito importante para motivar e aproveitar melhor o potencial dos funcionários da empresa, valorizar devidamente os bons profissionais e fortalecer a parceria entre a empresa e o colaborador. Dessa forma, eles provavelmente permanecerão por mais tempo na companhia, tornando as equipes mais sólidas e experientes, o que é crucial para a obtenção de melhores resultados.

Além disso, o plano possibilitará que os colaboradores tenham uma perspectiva de crescimento profissional dentro da empresa, fazendo com que se comprometam cada vez mais com o trabalho e tenham incentivo para melhorar continuamente seu desempenho.

5. Crie um código de cultura para a empresa

Criar uma cultura organizacional vai ajudar a empresa a definir valores, estratégias, normas internas e objetivos de forma melhorada, fazendo com que ela mantenha sua essência durante o processo de crescimento. Isso porque o código de cultura servirá como um guia para a atuação dos profissionais, que deverão agir de acordo com os princípios da empresa.

Outra vantagem da criação de um código de cultura é a maior facilidade para atrair novos colaboradores com ideais condizentes com os da organização. Quando o funcionário tem acesso e se identifica com os valores da empresa, é capaz de se adaptar melhor à rotina do negócio e esforça-se para ajudar a direcioná-lo para o caminho certo.

Além disso, o código é importante para orientar o trabalho da equipe de recursos humanos, que deve levar seu conteúdo em consideração ao identificar os melhores perfis na hora de contratar novos colaboradores.

6. Invista em soluções de cloud computing

Com os avanços da computação em nuvem, é possível armazenar os dados do negócio externamente com segurança, em servidores robustos mantidos por empresas especializadas em oferecer esse tipo de serviço. Para a escalabilidade, uma grande vantagem disso é o fato de que os dados empresariais podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet, o que facilita o trabalho remoto, por exemplo.

A contratação de recursos na nuvem é bastante flexível, já que você poderá obter maior capacidade de processamento ou de armazenamento de dados de acordo com as necessidades da organização, evitando gastos desnecessários com infraestrutura.

Além disso, utilizando soluções de cloud computing será possível reduzir custos com manutenção de servidores internos e evitar sobrecarregar sua equipe de TI, que deve estar livre para ajudar a empresa com questões estratégicas.

7. Utilize ferramentas de gestão empresarial

Com a expansão do negócio pode ser mais difícil gerenciar todos os processos, logo, torna-se necessário buscar alternativas que ajudem a resolver esse problema. Uma das melhores formas de fazer isso é aprimorando a comunicação interna entre setores e garantindo que os processos ocorram de forma automatizada sempre que possível.

Nesse caso, um software de gestão empresarial pode ajudar bastante, na medida em que permitirá um maior controle sobre as informações importantes do negócio e facilitará a realização de tarefas, otimizando o trabalho dos colaboradores. Ele evitará retrabalhos e erros durante os processos, permitindo que os funcionários dediquem seu tempo em atividades realmente importantes.

Caso você não tenha uma equipe interna de TI disponível para se dedicar exclusivamente à criação do sistema e queira evitar custos desnecessários, poderá optar por um serviço de outsourcing de desenvolvimento de software e obter um feito sob medida para sua organização.

Seguindo as dicas apresentadas aqui, você poderá aplicar a escalabilidade em sua empresa mais facilmente e torná-la mais flexível. Dessa forma, será possível impulsionar o crescimento do seu negócio sem ter que fazer grandes investimentos para isso, além de conseguir alcançar uma maior satisfação tanto de clientes quanto de colaboradores.

Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite e leia também este outro artigo sobre a importância da integração de setores na gestão empresarial.

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora