cultura Devops

A cultura Devops vai impulsionar seus processos de desenvolvimento!

Como implementar automação de testes de software

Implementar a cultura DevOps é um requisito cada vez mais importante para otimizar as boas práticas de desenvolvimento de software.

Isso porque, por mais que as metodologias ágeis sejam excelentes para produções em grande escala, elas acabam segmentando demais os profissionais, que passam a ter barreiras e dificuldades de comunicação.

Já no desenvolvimento DevOps, esses obstáculos são eliminados, para que os times de operações e de desenvolvimento atuem de forma conjunta, colaborativa e mais eficiente.

Para elucidar melhor essa tendência tão importante, a seguir, confira mais detalhes sobre o conceito de DevOps, seus impactos nas empresas e meios de implementação.

Você conhece a cultura DevOps?

Como mencionamos na introdução, a cultura DevOps visa integrar os times de desenvolvimento e de operações em uma única equipe de desenvolvimento de software.

Assim, esses profissionais ficam livres de barreiras entre si, e passam a trabalhar juntos em prol dos mesmos objetivos e metas.

Ou seja, no lugar de uma comunicação segmentada e de processos muitas vezes conflituosos, as responsabilidades, ferramentas e recursos passam a ser compartilhados entre todos.

A partir disso, desde o planejamento até o desenvolvimento do software, as ações e os procedimentos se tornam mais céleres, as entregas são contínuas e a excelência é garantida.

Quais os impactos dessa metodologia para as empresas?

Quando os profissionais de operações e os desenvolvedores trabalham de forma separada, uma série de problemas podem surgir.

Nesse sentido, as principais dificuldades estão nas barreiras comunicativas, nas dificuldades de alinhamento e até mesmo na rivalidade que se cria entre esses colaboradores.

Em contrapartida, a cultura DevOps visa agregar um maior grau de engajamento e alinhar responsabilidades, para que o foco central seja no cumprimento das tarefas.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Em poucas palavras, ao unificar as equipes, é possível reduzir os esforços com o gerenciamento de pessoal para que toda a atenção seja direcionada àquilo que realmente importa: a qualidade do ciclo de desenvolvimento de software. 

Quando as metas, responsabilidades e até as dores são compartilhadas, todos se sentem mais motivados a colaborar entre si e a buscar melhores soluções para os desafios próprios da área.

Por exemplo, quando os operadores estão conectados aos objetivos da empresa, é mais fácil comunicar as demandas operacionais aos desenvolvedores. Da mesma forma, quando o time de desenvolvimento acompanha toda a vida útil do software, ele se torna mais apto a simplificar as operações de manutenção, implementação, testes, e assim por diante.

Como implementar no seu negócio?

Como o próprio termo indica, a cultura DevOps não se restringe a um único processo ou prática, mas sim ao conjunto de padrões comportamentais e organizacionais das equipes de desenvolvimento de software.

Portanto, cada negócio deve adaptar sua realidade cultural aos meios de integração entre operadores e desenvolvedores, sempre com atenção aos seguintes parâmetros:

Integrar equipes

Como reforçamos ao longo do artigo, os departamentos precisam atuar de maneira conjunta. Em único fluxo de tarefas voltado à eficiência, agilidade, segurança e qualidade dos processos.

Padronizar ambientes

Uma vez integrados, os departamentos também precisam que as tecnologias empregadas em suas rotinas funcionem em um mesmo fluxo contínuo. Portanto, plataformas em nuvem devem ser padronizadas, com protocolos, meios de comunicação, documentações e monitoramentos comuns a todos.

Definir métricas de avaliação

Como em qualquer melhoria, a implementação do desenvolvimento DevOps deve ser monitorada para que os gestores possam se certificar de que os seus resultados são positivos e estão alinhados aos objetivos pretendidos. Sendo assim, é fundamental estabelecer KPIs e monitorá-los constantemente.

Implementar gradativamente

Mudanças culturais podem ser complexas e demandar bastante tempo, por isso é importante que o DevOps seja aplicado gradativamente entre os departamentos, para que seja realmente duradouro e gere impactos positivos.

Frente a isso, comece com a unificação documental e de relatórios. Depois pela redução hierárquica entre os profissionais, e vá avançando até que todos os processos estejam naturalmente integrados. 

Quando todos esses cuidados são bem observados, e desenvolvedores e operadores conseguem atuar juntos em prol de metas e objetivos comuns, as boas práticas de desenvolvimento de software são significativamente favorecidas. Gerando mais agilidade, conformidade, qualidade e sucesso para todos os envolvidos.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista