metodologias de desenvolvimento de software

Veja as principais metodologias de desenvolvimento de software

Como implementar automação de testes de software

Conhecer as melhores metodologias de desenvolvimento de software é indispensável para que a criação de qualquer sistema seja bem-sucedida.

Cada software possui as suas próprias características e precisa atender a necessidades específicas. A mesma lógica é aplicada aos seus meios de desenvolvimento, que possuem parâmetros próprios, voltados às peculiaridades dos diferentes tipos de sistemas.

Para que você não tenha dúvidas sobre o assunto e saiba empregar o conceito em prol do sucesso do seu projeto, a seguir, saiba mais sobre o que são metodologias de desenvolvimento de software, quais são as principais e qual a relevância delas!

Entenda o que são metodologias de desenvolvimento de software e qual sua importância

As metodologias de desenvolvimento de software consistem, basicamente, no conjunto de abordagens que podem ser utilizadas para a criação de sistemas de processamento de dados.

O sucesso de qualquer projeto voltado à elaboração de software depende diretamente da escolha da metodologia mais adequada.   

Para garantir mais eficiência em todo o desenvolvimento, cabe ao responsável pela equipe conhecer as diferentes metodologias disponíveis e optar por aquela que seja melhor para o seu caso.

É evidente que cada método possui vantagens e desvantagens, por isso é indispensável conhecer as metas, os objetivos, prazos e orçamentos envolvidos no projeto para determinar qual é a abordagem mais alinhada.

No próximo item, confira quais são as metodologias de desenvolvimento de software mais comuns e as peculiaridades de cada uma delas.

Confira quais são as principais metodologias disponíveis no mercado

Muitos são os métodos e abordagens que podem ser empregados no processo de desenvolvimento de um software. Entre os principais deles, destacam-se:

Metodologia Ágil

Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento de software com foco no próprio projeto ou produto.

Ela visa a realização de melhorias e alterações constantes, baseadas no feedback dos usuários, dos próprios clientes e até do time interno de criação.

Sem estruturas rígidas, o processo visa períodos curtos de desenvolvimento, para que os resultados e seus respectivos feedbacks sejam obtidos de maneira rápida.

O grande benefício é que os eventuais problemas do software podem ser corrigidos ainda em seu estágio inicial, garantindo mais qualidade já nas primeiras versões do sistema.

Scrum

O método Scrum funciona como uma etapa adicional da Metodologia Ágil. Seu objetivo é agregar mais produtividade nos processos.

Seus recursos incluem a criação de listas sobre os trabalhos pendentes, reuniões diárias para discutir a direção e o progresso do projeto, sessões de planejamento para pendências futuras e reflexões sobre os meios de resolução de pendências anteriores.

O sucesso da metodologia Scrum diz respeito à capacidade da equipe em identificar e corrigir desafios emergentes, sempre de maneira ágil e orientada à resolução de novos problemas que possivelmente surgirão no processo de desenvolvimento.

Lean

O conceito Lean diz respeito ao desenvolvimento enxuto de um projeto, que se concentra principalmente na diminuição de suas perdas.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Nele, o valor a ser gerado para os clientes é o principal ponto de todas as atividades. Ou seja, se determinada ação vale a pena, ela deve ser realizada imediatamente. Se não for o caso, ela deve ser removida.

Com isso, todo o projeto é examinado minuciosamente já em sua fase inicial, visando a remoção de etapas que podem comprometer o tempo ou os recursos para a sua realização. O feedback também tem suma importância nessa fase.

O método Lean é a melhor opção para projetos com orçamento limitado e com pouco tempo para realização.

Cascata

Considerada oposta à Metodologia Ágil, a abordagem em Cascata visa a adoção de controles e processos lineares muito rigorosos.

Nela, uma nova etapa só pode ser começada quando as anteriores forem concluídas, para que as ações sejam orientadas gradualmente até as próximas responsabilidades previstas.

Funcional, gradual e analítico, esse método também é considerado simples, já que impõe uma sequência restrita e bem dimensionada de tarefas.

Kanban 

O desenvolvimento Kanban é excelente para equipes que recebem muitos pedidos, que por sua vez variam muito em termos de tamanho e prioridades.

Isso porque o método permite uma melhor visualização do trabalho e limitação das atividades em andamento, mudando com agilidade os processos ainda em realização para concluídos.

Nele, as atualizações já são liberadas assim que estiverem prontas, sem a necessidade de uma programação regular com datas de vencimento bem delimitadas.

Assim, não existe um período fixo para a entrega das tarefas. Se elas forem concluídas com antecedência, ou mesmo em atraso, basta lançá-las conforme a necessidade do projeto.

Essa é a metodologia mais flexível entre todas as mencionadas e é perfeita para sistemas com muitos requisitos de alterações.

Seu principal benefício é que toda a equipe se torna responsável pela tomada de decisões, em um método de controle que garante um acompanhamento e atualização constante entre todos os envolvidos.

Garanta a escolha ideal para o seu projeto

Como mencionamos anteriormente, a escolha das metodologias de desenvolvimento de software mais adequadas depende do perfil do projeto em questão.

No caso das empresas de desenvolvimento, a melhor opção também deve ser orientada de acordo com as características e necessidades de seus clientes.

Por isso, qualquer negócio que procure desenvolver um sistema para auxiliar as suas operações deve contar com especialistas nessa área, que não só garantem excelência nos serviços, mas também saberão eleger, com precisão, a melhor metodologia para o sucesso do projeto.

Referência absoluta em soluções tecnológicas e digitais para empresas de qualquer porte, a Monitora é extremamente flexível e trabalha com todos os métodos citados ao longo do artigo.

Nosso objetivo é criar softwares que realmente agreguem valor aos clientes, conferindo a eles mais produtividade, praticidade e competitividade por meio do pleno atendimento de suas demandas!

Se você quer contar com as melhores metodologias de desenvolvimento de software para garantir o sucesso do seu projeto, entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista