Serviço de engenharia de requisitos

Serviço de engenharia de requisitos: entenda como funciona

Como implementar automação de testes de software

O serviço de engenharia de requisitos é indispensável para garantir o sucesso no desenvolvimento de qualquer software.

Mais que contar com boas ideias e profissionais devidamente qualificados, o processo de criação de um sistema exige pleno alinhamento entre os envolvidos e clareza sobre seus objetivos.

A engenharia de requisitos oferece controles e padrões para que as exigências do projeto sejam claras, correspondam às suas finalidades e possam ser compreendidas por todos os responsáveis.

Isso garante a qualidade do software, além de mais produtividade em suas etapas de desenvolvimento, operação e manutenção.

A seguir, entenda melhor para que serve e quais os objetivos do serviço de engenharia de requisitos, quais as suas principais etapas, bem como os diferenciais que a Monitora oferece.

Descubra para que serve e quais os objetivos do serviço de engenharia de requisitos

Qualquer projeto precisa de requisitos bem definidos para que realmente possa atender as necessidades a que se destina.

No desenvolvimento de softwares, essa realidade não é diferente: todas as partes interessadas devem ter clareza e estar de acordo em relação ao que o sistema deve ter para que seus principais requisitos sejam cumpridos. Em poucas palavras, são os requisitos que guiam o andamento de um projeto

Por isso, mais que definir os problemas e soluções que irão guiar o processo de criação, conhecer os requisitos garante o entendimento de todos os atores, as funcionalidades e faz com que o processo de desenvolvimento seja mais rápido e econômico.

Sendo assim, podemos dizer que os requisitos servem como base para o planejamento do projeto, bem como para o seu gerenciamento de riscos, controle de mudanças e até testes de aceitação.

Requisitos mal organizados, relatados de forma inadequada e sem expectativas realistas são diretamente responsáveis pelos problemas e falhas nos projetos de softwares.

Em suma, é possível afirmar que o serviço de engenharia de requisitos é um processo que gerencia todas as exigências para que um sistema seja desenvolvido e sempre se mantenha alinhado com as necessidades e demandas dos usuários.

No próximo item, entenda como esse serviço funciona e quais são as suas principais etapas.

Entenda como o serviço funciona

O serviço de engenharia de requisitos inclui algumas atividades básicas, divididas em etapas que visam padronizar o gerenciamento do projeto e garantir o seu sucesso. São elas:

Levantamento dos Requisitos

Esse é o momento inicial, em que são levantadas as necessidades dos usuários do software, além de informações gerais, como as de domínio, sobre sistemas já utilizados na empresa, legislação, entre outras.

O principal objetivo é entender as demandas, processos, restrições e possibilidades dos contratantes e, a partir desses detalhes, elencar os requisitos do sistema.

No levantamento de requisitos, quatro entendimentos básicos devem ser obtidos pela equipe de desenvolvimento:

  • Entendimento do Domínio da Aplicação, ou seja, em qual área o software será utilizado;
  • Entendimento do Problema, no qual são levantados os detalhes referentes às demandas que o sistema irá sanar;
  • Entendimento do Negócio e Atores, que apontam como o software impactará a organização e contribuirá para que ela atinja seus objetivos;
  • Entendimento das Necessidades e Restrições dos Interessados, que compreende os processos e funções que serão auxiliados pelo sistema e as demandas para a realização dos trabalhos de seus interessados.

Muitas são as técnicas para que os requisitos sejam levantados. Elas podem incluir entrevistas e questionários entre os interessados, observação do ambiente de trabalho em que ele será aplicado, simulações junto aos usuários finais, etc.

Análise de Requisitos

Depois que os requisitos são levantados, eles precisam ser analisados para se ter clareza sobre como eles serão utilizados na modelagem do software.

Além de descrever todos os requisitos em uma linguagem natural, para que todos os envolvidos o compreendam, também é comum a criação de representações gráficas.

Essas representações servem para melhor demonstrar os processos da organização, os problemas que precisam ser resolvidos e, com base nisso, os melhores meios para o desenvolvimento do sistema.

Podemos afirmar que a análise de requisitos consiste em uma modelagem conceitual do software, em que meios de análise são desenvolvidos para se obter uma melhor compreensão e especificação do sistema que será criado.

Essa é uma etapa com menos foco em questões técnicas. Seu centro são questões baseadas em perspectivas conceituais e comportamentais.

Enquanto a primeira diz respeito aos conceitos e relações de domínio importantes para o desenvolvimento do software, a segunda visa estabelecer como será o comportamento dele e o contexto de suas funcionalidades.

Documentação de Requisitos

Todos os requisitos e modelos estabelecidos nas fases de levantamento e análise precisam ser descritos e devidamente documentados.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Isso serve para registrar corretamente e oficializar os resultados do serviço de engenharia de requisitos.

Com tudo devidamente documentado, os requisitos são mais facilmente comunicados entre os interessados, fornecendo uma fonte realista de estimativas, verificações e validações.

Descrita em uma linguagem simples e natural, a documentação de requisitos deve ter o propósito do sistema, a descrição dos problemas que ele visa resolver, listas de suas funcionalidades e as regras do negócio.

Esse tipo de ferramenta é indispensável para garantir pleno alinhamento entre desenvolvedores, clientes, usuários e gerentes.

Verificação, Validação e Garantia da Qualidade

A documentação de requisitos produzida na última etapa precisa ser verificada e validada.

Enquanto a verificação serve para atestar que o sistema está sendo desenvolvido de maneira adequada, a validação é usada para confirmar que o software que está sendo criado realmente é o certo para os seus objetivos.

De maneira resumida, é possível afirmar que a verificação confirma que as soluções criadas atendem aos seus requisitos pré-definidos. Já a validação garante que o software criado a partir desses requisitos realmente cumpra suas finalidades.

A validação demanda uma participação plena dos usuários e do cliente, que são aqueles mais qualificados para confirmar que os propósitos do software realmente estão de acordo com os seus requisitos.

Assim, é verificado se os requisitos descritos não têm inconsistências, omissões, erros ou conflitos. Os documentos devem estar de acordo com os padrões definidos previamente, trazendo requisitos que satisfaçam as necessidades dos usuários e clientes.

O principal objetivo dessa etapa é confirmar que os requisitos estão certos, realistas, completos, consistentes e verificáveis.

Gerência de Requisitos

Desde o levantamento até a própria operação do software, os requisitos podem sofrer mudanças.

Isso pode ocorrer por conta de erros, omissões, definição de novas prioridades, problemas técnicos, alterações no negócio, no cenário econômico, na concorrência, entre muitos outros fatores relacionados.

Para que essas alterações não gerem problemas no processo de desenvolvimento, é feito um gerenciamento dos requisitos.

Esse controle serve para que a equipe responsável possa reconhecer e controlar os requisitos, gerenciando com mais segurança as suas eventuais mudanças em qualquer etapa da criação.

Nessa fase, são determinados meios para melhor gerenciar alterações nos requisitos, o relacionamento e as dependências entre aqueles que sofreram mudanças, além da atualização de sua documentação.

Algumas das atividades básicas deste gerenciamento incluem o controle de suas mudanças, controle da versão do sistema, acompanhamento do estado dos requisitos, bem como seu rastreamento.

Agora que você já conhece as principais etapas que devem ser respeitadas para que o serviço de engenharia de requisitos seja bem-sucedido, descubra no próximo item como a Monitora agrega mais valor aos seus clientes nessa área.

Confira os diferenciais que a Monitora oferece nesse segmento

Como você viu até aqui, o serviço de engenharia de requisitos representa o processo em que as exigências de um software são coletadas, analisadas, documentadas e geridas para garantir mais qualidade em todo o seu ciclo de uso.

A realização desse tipo de atividade, portanto, exige mais que pleno alinhamento e compreensão entre os envolvidos. É preciso ter qualificação e experiência na área para saber prever e lidar com seus detalhes mais importantes.

Referência internacional, a Monitora é uma empresa brasileira de soluções digitais, especializada em todas as etapas e particularidades na área de desenvolvimento de softwares.

Além de oferecer as melhores soluções aos nossos clientes, atuamos para agregar mais tempo, eficiência e qualidade aos seus processos, permitindo que eles mantenham o foco sempre no sucesso de seus negócios.

Nossos serviços abrangem todas as etapas de desenvolvimento de tecnologias, desde a engenharia de requisitos, até o design de software, implementação, controle de qualidade e manutenção.

No serviço de engenharia de requisitos, nosso objetivo é compreender completamente as exigências do projeto. Para isso, utilizamos técnicas focadas no cliente para identificar suas demandas e efetuar o planejamento, garantindo plena compreensão para a entrega da melhor solução!

Com investimentos constantes em treinamentos, capacitação e atualizações, contamos com equipes extremamente especializadas de profissionais, com competência para agregar as melhores tecnologias e processos aos nossos parceiros.

E você, quer garantir toda a segurança que só um bom serviço de engenharia de requisitos pode oferecer? Então traga as suas ideias para quem mais entende de softwares. Acesse o site da Monitora e confira todos os nossos diferenciais!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista