mudar de emprego

Pensando em mudar de emprego? O que levar em conta para não errar

Mudar de emprego é sempre uma decisão muito importante na vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que a escolha pode trazer novas possibilidades e promover a evolução da carreira profissional, também há o risco de que ela gere problemas.

Muitos fatores e variáveis precisam ser levados em consideração na hora de optar por uma empresa ou mesmo por um cargo diferente. Por isso, é preciso ter em mente que a mudança não afeta apenas a vida profissional, mas também a pessoal.

É comum que os profissionais considerem somente o ganho salarial quando pensam em mudar de emprego, mas diversos outros fatores também são de suma relevância.

Além do equilíbrio financeiro, é muito importante considerar seu equilíbrio emocional, suas metas pessoais, seu perfil profissional e outros aspectos que têm influência direta sobre a carreira e sobre a sua vida como um todo.

Para que você tenha mais tranquilidade e não erre ao tomar essa importante decisão, a seguir, confira alguns dos pontos mais importantes que precisam ser considerados por quem pretende mudar de emprego!

 

Quais pontos devem ser considerados por quem pensa em mudar de emprego?

Cada profissional tem seus próprios desejos, demandas e pretensões. Isso significa que não basta avaliar a mudança de emprego sobre uma única perspectiva, mas sim pontuar quais são os prós e os contras mais relevantes para o seu caso específico.

Para lhe auxiliar nesse caminho, alguns pontos básicos devem ser observados, que dizem respeito diretamente à avaliação das possibilidades que podem ser obtidas em uma eventual nova carreira. Os principais deles são:

 

Analise as vantagens e desvantagens de mudar de emprego

O primeiro passo é fazer um levantamento completo sobre as vantagens e desvantagens de mudar de emprego. Pode parecer óbvio, mas quando todos os aspectos são organizados, se torna mais fácil tomar uma decisão assertiva.

Para isso, procure listar fatores simples, como remuneração, localização, equipe de profissionais e até as possibilidades de crescimento na carreira, além de aspectos mais complexos, como seu conjunto familiar, suas pretensões profissionais, eventuais mudanças, e assim por diante.

 

Entenda como é a nova empresa

Antes de mudar de emprego, certifique-se de que o perfil da empresa que você pretende adentrar seja alinhado com o seu.

Para isso, procure analisar sua missão, visão e valores. Confira também como é o ambiente de trabalho e se os profissionais que já estão na organização sentem-se satisfeitos com ela.

Fazer parte de um negócio que não corresponda às suas características e pretensões pessoais pode gerar grandes frustrações – se não a curto, a longo prazo.

 

Trace metas e objetivos

Além de listar os prós e os contras de mudar de emprego, também trace as suas principais metas e objetivos.

Se você está saindo do emprego atual, provavelmente é porque ele não permite que você realize aquilo que pretende para o futuro e nem alcance sonhos maiores.

Ao entender aonde você quer chegar e quais são os valores que lhe motivam, é possível ter clareza sobre as vantagens de mudar de emprego e se o novo está mesmo alinhado com seus propósitos.

 

Avalie suas oportunidades de desenvolvimento profissional

Por mais que os aspectos pessoais sejam tão importantes quanto os laborais para quem considera mudar de emprego, a possibilidade de desenvolvimento profissional é um dos pontos mais relevantes de toda a decisão.

Não adianta sair de uma posição que não lhe satisfaça para fazer parte de uma empresa que não lhe dê perspectivas de crescimento. Nesses casos, certamente a frustração será a mesma, ou ainda maior.  

Com isso em mente, entenda como a organização pretendida permite que seus profissionais evoluam, analisando seu plano de carreira e a trajetória dos colaboradores que estão há mais tempo na equipe.

Saber onde você quer chegar, como você fará isso e de que maneira o novo contratante poderá lhe auxiliar nessa missão é de suma importância ao mudar de emprego.

Além de considerar todas as variáveis citadas acima, avalie seu estado emocional (afinal, esse tipo de mudança sempre gera impactos significativos no dia a dia) e se a decisão realmente é a resposta para os problemas que lhe motivam a querer deixar seu atual cargo.

Assim, se você procura por uma empresa sólida para mudar de emprego, conheça a Monitora!  São 10 anos de atuação no mercado, atendendo a clientes de dentro e de fora do Brasil. Oferecemos diversos benefícios, como bolsa de estudos, curso de inglês in company, plano de carreira, vale-alimentação e refeição, auxílio home-office, entre outros.

Ficou interessado? Então, acesse agora mesmo nossas vagas e saiba mais sobre o assunto!

Comentários

comentários