Metodologia Lean

Metodologia Lean: o que é e por que utilizar?

Para aperfeiçoar o processo produtivo de uma empresa, a Metodologia Lean é uma grande aliada, pois é um método utilizado no campo empresarial e industrial para evitar qualquer desperdício ou prejuízo financeiro que uma companhia possa adquirir.

Vale ressaltar que essa metodologia, além de dispor de ferramentas benéficas para controlar os recursos financeiros, também agiliza e torna mais eficaz todo o processo empresarial.

Com relação à entrega do produto ao cliente, ou então na otimização do tempo de produção, a Metodologia Lean ajuda a na organização desses fatores, sem danificar o desenvolvimento e a confiabilidade do seu negócio.

Para entender melhor, apresentaremos os pontos mais importantes sobre a metodologia Lean. Acompanhe e boa leitura.

O que é a Metodologia Lean?

Não é de hoje que essa metodologia se inseriu como uma grande evolução no universo empresarial. Esse recurso surgiu no Japão, nos anos 80, com o intuito de agilizar processos de desenvolvimentos no mercado de veículos. Todavia, esse termo se tornou mais conhecido após o lançamento do livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, obra do escritor americano James Womack.

Afinal, o termo “ Lean” significa enxuto. Isso quer dizer que todo processo empresarial, independentemente de qualquer procedimento, se torna mais claro e qualificado na agilidade da informação que a sua empresa precisa.

Quais os modelos de sistema da Metodologia Lean?

Como foi visto, a Metodologia Lean possui diversos benefícios que são essenciais para estruturar o seu negócio. No entanto, existem alguns recursos que são importantes para determinar essa organização.

Modelo Canvas

Canvas é um sistema em que é criado um diagrama que apresenta valores fundamentais entre sua empresa e seu ciente. Dentro da Metodologia Lean, esse recurso é muito eficiente nas ocasiões em que é preciso tornar relatórios empresariais mais objetivos, facilitando na construção de um modelo de negócios que seja mais acessível e compreensível.

Dessa forma, o relacionamento com o cliente se torna um grande potencial no mundo dos negócios. Afinal, é muito importante compreender quais são as demandas e exigências do seu cliente, podendo tornar, dessa maneira, sua empresa mais receptiva e visível.

Heijunka

Esse procedimento facilita no volume de produção, tornando o rendimento de trabalho mais estável do ponto de vista da demanda de trabalho. É evidente que esse recurso torna o custo-benefício e a parte financeira do campo empresarial e industrial mais estabilizado, trazendo mais rapidez e evitando desperdícios.

5s

5s é um dos recursos, dentro da metodologia Lean, o qual analisa o controle de qualidade do produto. Esse recurso é categorizado por palavras nipônicas. No entanto, para esse procedimento, o 5s trabalha da seguinte forma:

  • Seiri: evita qualquer desperdício;
  • Seiton: organiza o ambiente de trabalho;
  • Seiso: preza por um ambiente asseado;
  • Seiketsu: estabelece um ambiente mais saudável dentro do campo empresarial;
  • Shitisuke: estabelece uma disciplina e organização dentro do ambiente de produção.

Kaizen

Esse recurso preza pela melhora na produtividade do campo empresarial. O kaizen é um sistema que se conecta com o ciclo PDCA (Planejar, fazer, verificar e agir). Dessa forma, seguindo esses procedimentos, o fluxo de produção se torna mais objetivo e fortalecido perante a concorrência.

Takt Time

Takt Time é um sistema focado na demanda e solicitações do cliente. Ou seja, toda produção aferida pela empresa passa um processo de construção de produtos que atendam os desejos e exigências do consumidor.

Além de atender e compreender o cliente da melhor forma possível, esse recurso facilita na elaboração de preços, equilibrando a demanda por melhores custos-benefícios da empresa e do produto.

Outro ponto importante é a forma como esse produto que vai ser entregue pode ser interpretado, pois, dentro desse sistema, o artefato se torna um conceito, e não apenas uma simples mercadoria.

Quais os benefícios da Metodologia Lean?

Além de dispor recursos tecnológicos eficazes para aumentar a produtividade e qualificar a sua a sua empresa, a metodologia oferece alguns benefícios para o cotidiano empresarial.

Construção de equipes

Como podemos ver, o principal objetivo da metodologia Lean é “enxugar informações”, ou seja, torná-las mais objetivas e centralizadas. Isso também se adéqua na escolha por melhores funcionários e operários, que ajudam na construção de um ambiente mais criativo e produtivo perante o universo empresarial. Afinal, essa metodologia capta informações importantes sobre o perfil desses colaboradores.

Otimização das operações da empresa

Por meio da ferramenta Runrun.it fica mais fácil de organizar quais as tarefas e operações que seus funcionários precisam executar. Dessa maneira, esse processo estrutura os horários e quais são as funções que deverão ser realizadas em tal horário, evitando qualquer transtorno ou qualquer prejuízo por falta de disciplina.

Esse procedimento também melhora o rendimento de produção, além de ser eficaz no controle do tempo e no risco de desperdício.

Esse sistema trabalha com algoritmos que calculam a entrega de um determinado relatório ou de alguma proposta.

Customer Development

Assim como existe um sistema para averiguar o tempo de entrega do cliente, o Customer Development analisa de forma consistente o perfil do usufruidor. Nesse caso, perante a esse recurso, ocorre uma interação mais aprimorada entre a empresa e o consumidor.

Esse procedimento permite criar estratégias de vendas, de negócios e formas de organização que são influenciadas por opiniões e relatos do cliente. Dessa forma, é imprescindível criar uma relação intrínseca com essas pessoas que consomem informações e produtos oriundos do seu negócio.

Produção qualificada

De todos os aspectos relevantes para uma vida empresarial mais produtiva, o aprimoramento do ambiente de trabalho, sem dúvida alguma, é uma dos pontos mais relevantes com a aplicação da Metodologia Lean.

Como faz parte da cultura Lean objetivar o máximo possível todos os processos de trabalho de forma criativa e eficaz, a qualidade de produção se torna mais evidente no momento em que os dados da empresa e todas as informações relevantes nesse processo são mais visíveis.

Vale a pena ressaltar que, dentro do cotidiano da empresa, o aperfeiçoamento desse processo de produção transforma o trabalho mais criativo e otimiza o tempo de criação.

No entanto, estar ciente do tempo para realizar determinada tarefa é essencial para tornar seu negócio mais estável e confiante.

Por fim, todos esses procedimentos e recursos disponibilizados pela Metodologia Lean podem transformar não apenas o ambiente de trabalho, como também a vida pessoal. Determinar um processo de trabalho mais criativo e objetivo é imprescindível para a saúde do seu negócio.

Então, ficou alguma dúvida sobre a Metodologia Lean? Deixe o seu comentário e vamos debater mais sobre o assunto!

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora