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Transformação digital nas empresas: entenda como se adaptar

A transformação digital nas empresas é uma realidade que todas as companhias terão de enfrentar em algum momento. Os avanços da tecnologia da informação, o desenvolvimento de ferramentas inovadoras e as novas necessidades das pessoas têm moldado os negócios em diferentes segmentos.

Com isso, há inúmeras oportunidades de transformar os negócios, o que pode representar a chance de diferenciação em relação aos concorrentes. Para isso, entretanto, a organização deve atuar de forma a promover inovações para se tornar mais competitiva e fazer o empreendimento crescer.

Com a transformação digital, as empresas podem aproveitar melhor as oportunidades de negócio que venham a surgir. Isso exige, entretanto, que reinventem seu modelo organizacional e seus processos internos. Afinal, torná-los digitais faz que eles sejam mais ágeis, o que é crucial para a sobrevivência das organizações em um mercado cada vez mais competitivo.

Em outras palavras, adotar soluções tecnológicas não é o suficiente, é preciso enxergá-las como formas de competir com mais eficiência. Quer saber como fazer sua empresa participar desse movimento e, assim, alcançar melhores resultados no cenário atual? Então, continue com a gente e leia este post.

O que é a transformação digital nas empresas?

A transformação digital compreende no uso de soluções tecnológicas como meio de obter vantagem competitiva para a organização. Ou seja, é preciso saber usar a inovação para identificar oportunidades de otimizar os resultados. Assim, é essencial que haja uma mudança na mentalidade dos profissionais que atuam no empreendimento.

A tecnologia passa, então, a ser um elemento central do negócio, exigindo investimentos significativos, não sendo exclusivo das grandes corporações. Trata-se de uma questão de sobrevivência, em que empresas de qualquer porte devem se preocupar com esse movimento.

Que benefícios ela traz para o empreendimento?

Um estudo encomendado pela CA Technologies mostra que boa parte das empresas brasileiras entrevistadas elevaram sua eficiência operacional e as receitas em 52 e 50%, respectivamente, depois de incorporarem a transformação digital. Além disso, elas informam que a experiência dos clientes melhorou 78% e sua satisfação aumentou 58%.

Ou seja, os principais benefícios trazidos pela transformação estão relacionados com o aumento da eficiência operacional. Isso porque a automação de processos e o fato de a organização estar disponível em diversos canais faz o cliente ter a sensação de que a companhia, de fato, atende às suas necessidades e aos seus anseios.

Otimização de processos

Tecnologias que automatizam tarefas ajudam a otimizar os processos empresariais. Com isso, a equipe não precisa se preocupar com ações repetitivas que consomem tempo e atrapalham a produtividade. Atividades que podem ser automatizadas incluem o envio de e-mails, a atualização de cadastros, a conferência de dados, os cálculos de valores e até o atendimento ao cliente.

Aumento da produtividade

A automação de processos e o uso estratégico de tecnologia ajudam a aumentar a produtividade da equipe. Afinal, os profissionais não precisam se preocupar mais com as tarefas que foram automatizadas e podem se dedicar a atividades mais estratégicas.

É possível observar mudanças até com ferramentas bastante simples, mas softwares mais complexos podem trazer benefícios ainda maiores. Um bom exemplo são os sistemas de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning ou ERP) que, ao integrar todas as informações das mais diferentes áreas da companhia, garantem uma visão holística dos processos e ajudam a tomar decisões mais precisas.

Melhora no desempenho

Com a implantação de tecnologias eficientes, o desempenho e a capacidade do empreendimento melhoram. E aliando a tecnologia, as equipes têm mais possibilidades de melhorar seus processos, facilitando eventuais momentos de transição — que podem afetar o desempenho da empresa.

Redução de custos

Reduzir custos e eliminar desperdícios é a meta de todas as organizações. Com a tecnologia é possível diminuir erros manuais e investimentos incorretos enquanto aumenta-se a capacidade produtiva. Um chatbot para atendimento ao cliente, por exemplo, operando 24 horas por dia e todos os dias da semana.

Além disso, a quantidade de respostas erradas que prejudicam a imagem da companhia é praticamente nula. Então, com as soluções certas, a transformação digital traz mais eficiência e agrega valor ao negócio, o que aumenta significativamente o seu retorno.

Ganho de vantagem competitiva

Todo esse contexto de melhorias levam a companhia a ganhar vantagem competitiva. Afinal, com processos melhores, a empresa cria produtos mais eficientes e oferece mais valor aos clientes. Com mais agilidade nas tomadas de decisão, o negócio é afetado de forma positiva e ganha força para enfrentar os desafios do mercado.

Satisfação do consumidor

Naturalmente, o consumidor vai se sentir mais satisfeito, pois, as tecnologias ajudam a melhorar a entrega de produtos e até o seu conceito. Mesmo que não seja possível modificar um item, é possível tornar a experiência do cliente mais agradável no atendimento, nos canais de venda, na forma de entrega e no pós-venda.

Como se adaptar à transformação digital?

Para se adequar à transformação digital, as companhias devem estar preparadas. Para começar, há três etapas principais pelas quais é preciso passar: o planejamento estratégico, a preparação da infraestrutura e a atualização do mindset da organização. Entenda-as a seguir!

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é essencial, sendo a etapa em que é preciso definir os objetivos — ganho de produtividade, integração de processos de decisão, melhoria da satisfação dos clientes e assim por diante — e pensar nos passos necessários para alcançá-los. É necessário, ainda, ter um orçamento em mente e levantar os aspectos técnicos.

Preparação da infraestrutura

Depois de planejar, é preciso alterar a infraestrutura de tecnologia da informação, como contratar softwares, escolher sistemas e fazer a transição. Nessa fase, é fundamental capacitar a equipe para garantir que os processos sejam, de fato, feitos com mais eficiência a partir do uso adequado das novas ferramentas.

Atualização do mindset

Estar aberto e comunicar a importância das mudanças para o empreendimento é crucial para que todos compreendam seu impacto e relevância. Sem isso, eles podem cometer deslizes e, dessa forma, comprometer a segurança dos sistemas.

No cenário atual, as empresas devem estar preparadas para adotar novas tecnologias sempre que for preciso, se adaptado às necessidades do mercado. A transformação digital nas empresas vai torná-las mais aptas a enfrentar a concorrência com clara vantagem competitiva.

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Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora