Afinal, como o ERP ajuda a escalar o crescimento da sua empresa?

Como implementar automação de testes de software

A necessidade de melhorar o gerenciamento das finanças, patrimônio, recursos humanos e serviços é cada vez maior nas companhias. Uma maneira de alcançar essa meta é ter um ERP que ajuda a escalar o crescimento da empresa, conhecido também como Enterprise Resource Planning. Hoje, muitos negócios adotam esse software para serem mais competitivas e ágeis.

Uma organização moderna não pode ter informações descentralizadas, fazendo com que os gestores e os funcionários tenham dificuldade de obter dados relacionados a vendas, gestão de estoque, clientes etc. Por meio de um ERP, as informações ficam em uma única plataforma, permitindo mais agilidade na tomada de decisão, o que é primordial para gerar resultados mais expressivos.

Neste post, explicamos como usar esse sistema de gestão, os benefícios proporcionados e os cuidados ao contratar um fornecedor dessa ferramenta. Confira!

Entenda como escalar o crescimento com ERP

Com uma empresa expandindo o número de unidades e de colaboradores, acompanhar a performance se torna uma missão mais complicada. Se não houver um mecanismo de acompanhamento das atividades, a falta de controle sobre os serviços oferecidos e os recursos disponíveis provocará sérios prejuízos.

Por isso, escalar o crescimento com o ERP está sendo uma alternativa bastante usada por companhias de diferentes setores (comércio, indústria, saúde etc.). A ferramenta permite visualizar todos os processos em tempo real, mesmo que um gestor não esteja presente no local de trabalho. Por meio de um dispositivo conectado à internet, é possível monitorar as ações e adotar as medidas necessárias para administrar corretamente as finanças, a estratégia de comercialização e o estoque, por exemplo.

À medida que uma empresa tem informações centralizadas, mais fácil será elaborar um planejamento voltado para suprir a demanda e expandir o negócio. O software possibilita ter uma dimensão de como a companhia está inserida no mercado e dos recursos financeiros disponíveis para investir no aperfeiçoamento dos serviços.

Conheça as vantagens proporcionadas pelo sistema

Se você tem dúvidas sobre como escalar o crescimento com o ERP, vale a pena saber os benefícios oferecidos por essa ferramenta. Acompanhe!

Controlar e padronizar processos

As organizações estão divididas em diversos setores, o que torna inviável usar mecanismos de controle manual para registrar a quantidade de notas fiscais emitidas, o volume de vendas de um determinado período e o desempenho de cada colaborador de maneira individualizada.

A adoção de um sistema que permite um fácil acesso às informações corporativas faz com que uma companhia tenha mais possibilidades de avaliar o andamento dos processos e de adotar medidas, visando a padronização e a melhoria contínua.

Ser mais eficiente

Fazer mais com menos é uma meta perseguida por qualquer empreendedor, principalmente, em um cenário de instabilidade econômica. Ao consolidar uma visão sobre todos os processos, é viável identificar os erros de maneira precisa e pensar em ações para eliminá-los com rapidez.

Dessa forma, uma organização será eficiente na gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais. Não adianta estar com dinheiro em caixa se os funcionários não estão adotando os procedimentos corretos para prestar um bom atendimento. Esse aspecto faz com que o ERP seja vital para uma empresa ser mais competitiva.

Gerenciar o estoque com mais inteligência

O controle da entrada e saída de mercadorias é um elemento de extrema importância para o negócio manter a saúde financeira. O desperdício de itens no estoque faz com que uma companhia tenha sérios prejuízos e dificuldades de manter os serviços. Para um gerenciamento adequado dos produtos disponíveis, é necessário escalar o crescimento com ERP, pois essa iniciativa contribui para estabelecer uma política de preços.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Ao avaliar corretamente a demanda, uma empresa pode fazer promoções para atrair os consumidores. Essa iniciativa ajuda a criar uma maior proximidade com o público-alvo, o que é imprescindível para elevar o faturamento e manter a sustentabilidade do negócio.

Melhorar a estratégia de gerenciamento dos recursos humanos

Muitas tarefas repetitivas são eliminadas com a adoção do ERP, porque passam a ser feitas de maneira automatizada. Essa conjuntura faz com que muitas organizações priorizem ter uma mão de obra com foco em resultados e não voltada para atividades operacionais.

Ao otimizar os recursos humanos, fica mais simples integrar os departamentos e promover uma melhor comunicação entre os colaboradores. A interação entre os empregados é peça-chave para aperfeiçoar o desempenho, promover mudanças e criar um ambiente favorável para a inovação.

Aumentar a produtividade

Uma prova de que escalar o crescimento com ERP é viável consiste no aumento da produtividade graças à implantação do software. Com a automatização de algumas ações, uma companhia passa a ter um índice menor de erros, reduzindo consideravelmente o retrabalho e a perda de tempo.

Por meio desse sistema, uma empresa evita que as mercadorias sejam entregues para os consumidores de forma equivocada. Assim, não é necessário retornar o produto e nem gastar dinheiro com o envio do item correto. Reduzir os erros contribui para melhorar a imagem e fidelizar o consumidor.

Controlar o fluxo de caixa

Hoje, as companhias necessitam ter dados, em tempo real sobre as receitas e as despesas, pois isso ajuda a definir a melhor estratégia para utilizar os recursos financeiros. Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de fazer um investimento equivocado. Um erro pode comprometer seriamente a qualidade dos serviços, provocando a perda de clientes e a queda na arrecadação.

Ao contar com o ERP, uma instituição verifica os dados das contas bancárias e pode prever como usar o dinheiro para pagar os fornecedores e os impostos em dia. Essa postura é fundamental para evitar a inadimplência e construir uma imagem positiva junto aos stakeholders.

Integrar as informações

Os dados corporativos passam a ser centralizados por meio desse software. Não há um sistema próprio para a equipe de marketing, de contabilidade ou de RH. A empresa passa a contar com uma plataforma única para integrar as informações, fazendo com que os gestores analisem o que deve ser feito para melhorar a performance.

Com os dados sendo utilizados de maneira mais estratégica, é viável escalar o crescimento da empresa com ERP. Isso porque as organizações precisam tomar decisões corretas com agilidade, para evoluir e apresentar serviços que aumentem a carteira de clientes.

Veja como contratar empresa especializada em ERP

Sem dúvida, é importante conhecer as vantagens proporcionadas por essa ferramenta. Por outro lado, o investimento nesse software somente dará os resultados esperados caso seja feita a escolha de um fornecedor competente e experiente.

Uma empresa especializada em ERP tem a capacidade de mostrar como o sistema pode ser utilizado de maneira adequada. Não adianta comprar uma plataforma que não será usada devidamente pelos colaboradores.

Se uma organização não adota as soluções tecnológicas com inteligência, está abrindo espaço para os concorrentes. Por isso, o planejamento deve ser priorizado para escalar o crescimento com ERP e tornar o seu negócio mais rentável e atraente para o público-alvo.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista