Qual a diferença entre software e hardware? Veja um guia básico

Qual a diferença entre software e hardware? Veja um guia básico

Como implementar automação de testes de software

Você deseja saber qual a diferença entre hardware e software? Então você chegou ao lugar certo!

Quem trabalha utilizando recursos tecnológicos com certeza já ouviu falar sobre esses dois termos.

Contudo, não é todo mundo que conhece a real diferença entre software e hardware.

Antes de defini-los para você, é preciso entender que tanto os softwares quanto os hardwares trabalham juntos e são necessários para o  válido para todo computador ou dispositivo funcionar.

No artigo de hoje, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre software e hardware em um guia bem explicado e de fácil compreensão.

Veja só o que você aprenderá aqui:

  • O que é hardware?
  • Classificação dos hardwares
  • Hardwares essenciais de todo computador
  • O que é software?
  • Classificação dos softwares
  • Principais softwares utilizados
  • Software e hardware trabalham juntos!

Não vai querer perder esse conteúdo, não é mesmo? Então, continue a leitura conosco!

O que é hardware? 

O hardware contempla todo e qualquer componente ou equipamento físico, tanto dentro quanto fora do computador.

Ou seja, hardware é tudo aquilo que a gente pode tocar no dispositivo.

Classificação dos hardwares

Basicamente, os hardwares são classificados em dispositivos de entrada, de saída e de armazenamento.

Vejamos abaixo detalhes sobre cada uma dessas classificações:

Dispositivos de entrada 

Os dispositivos de entrada são aqueles que enviam dados para o computador. 

Então, por exemplo, o teclado é um dispositivo de entrada que permite a inserção de dados no computador, tal qual uma máquina de escrever, com as suas teclas.

O mouse também se comporta como um dispositivo de entrada, tendo em vista as ações que podem ser executadas com os botões esquerdo, direito e o sensor para detectar a movimentação do ponteiro.

Outros dispositivos de entrada bastante utilizados são as canetas digitais, microfone e scanner, por exemplo.

Dispositivos de saída 

Ao contrário dos dispositivos de entrada, os dispositivos de saída consistem em periféricos que recebem dados do computador e exteriorizam essas informações.

Monitores, impressoras e alto-falantes são considerados dispositivos de saída tendo em vista a projeção da informação feita por eles.

Dispositivos secundários de armazenamento 

Para que os computadores e dispositivos móveis funcionem, é necessário o uso de dispositivos de armazenamento.

Exemplos de dispositivos de armazenamento são HDs, SSDs, Cartões de Memória e pen drive. 

Hardwares essenciais de todo computador

Além do que já conhecemos como os monitores, teclado, gabinete e mouse, existe uma gama de hardwares internos que são essenciais para o funcionamento de todo computador.

Dentre eles, temos a placa-mãe, CPU, GPU, Memórias RAM, SSD e HD, além de uma fonte de alimentação.

Como aqui se trata de um guia básico de conhecimento sobre hardwares, vejamos alguns detalhes sobre cada um desses itens: 

Placa-mãe

A placa-mãe é um hardware essencial para o computador, possuindo diversas características que vão definir a performance da máquina.

Na placa-mãe são conectados os processadores e demais componentes necessários para o funcionamento do computador.

De modo geral existem dois tipos de placas mais comuns, tendo modelos para processadores AMD ou para os processadores Intel (identificadas pelo seu chipset). 

Cada placa-mãe oferece suporte a um tipo ou geração de processador, de modo que uma placa AMD não suporta processadores Intel, por exemplo.

Aqui, existe uma certa especificidade a depender do fabricante.

CPU

CPU (Central Processing Unit) ou processador é o coração do dispositivo, sendo ela uma central de processamento de todas as informações do computador.

A CPU é um dos componentes que mais impacta na performance do PC, visto que ela é responsável por realizar todos os cálculos necessários para execução das aplicações. 

Como citamos anteriormente, a escolha do processador deve ser feita baseada no tipo de placa-mãe do seu computador, já que uma parte depende da outra.

GPU

A GPU (Graphics Processing Unit), também conhecida como placa de vídeo, é o componente responsável por calcular os gráficos gerados pelo PC. 

É possível que a GPU já esteja integrada ao processador, isso ocorre nas soluções mais simples, com menos desempenho do que as GPUs dedicadas.

GPUs integradas compartilham recursos com o processador e usam a parte da memória RAM do PC como memória de vídeo.

Esse comportamento pode acabar comprometendo seu desempenho e é por isso que algumas pessoas adquirem GPUs dedicadas para executar alguns tipos de trabalhos.

Memória RAM

A memória RAM é uma memória de acesso rápido que é responsável por encaminhar os dados do armazenamento para o processador.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Normalmente, os sistemas operacionais mais modernos exigem ao menos 4 GB de memória, sendo este tamanho o mais comum no momento de comprar computadores.

HDDs ou SSD

Os HDDs e SSDs são tipos de armazenamento de computador e , quanto maior o armazenamento, mais arquivos, fotos, programas podem ser guardados no dispositivo.

Enquanto os HDDs (Hard Disk Drive, ou HDD) são formados por partes móveis e mecânicas, os SSDs (Solid State Drives)  são menores e funcionam com componentes eletrônicos que requerem menos energia.

O que é software? 

Softwares são programas que possuem todas as instruções para realizar uma determinada tarefa.

Os softwares são baseados em códigos e linguagens de programação, como JavaScript, PHP, C#, CSS, entre muitas outras linguagens.

Por se tratar de instruções lógicas, os softwares são intangíveis, ou seja, ao contrário dos hardwares, é a parte que não podemos tocar, apenas visualizar.

Então, por exemplo, ao ligar um computador, visualizamos um software de sistema que transmite as informações necessárias para que o hardware funcione. 

Classificação dos softwares 

Existe um software específico para cada função, capaz de controlar o funcionamento do hardware.

Entre eles estão os softwares de programação, de sistema e de aplicação. Vamos conhecer sobre cada um deles abaixo: 

Software de programação

Os softwares de programação se tratam de ferramentas utilizadas por programadores para o desenvolvimento de novos softwares e programas.

Esses recursos utilizam diferentes linguagens de programação como, C, Java, Python, CSS, entre outros, além de abrigar compiladores, intérpretes e depuradores.

Software de sistema

Muito importantes para o funcionamento de qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não, os softwares de sistema são os programas encarregados de fazer a comunicação entre o computador e o usuário.

Essa comunicação é necessária tendo em vista a necessidade de traduzir a linguagem de máquina (0 e 1) para a linguagem do usuário humano.

Essas plataformas são responsáveis por abrigar os demais softwares de aplicação de forma que os mesmos funcionem.

Os sistemas operacionais como Windows, macOS, Linux, iOS, Android, por exemplo, são softwares de sistema. 

Outros modelos de softwares de sistema são os motores gráficos de jogos e os softwares de automação industrial.

Software de aplicação

Por fim e não menos importantes, os softwares de aplicação são os programas que mais conhecemos e utilizamos, sendo eles os grandes protagonistas das nossas atividades.

Editores de texto, navegadores, redes sociais, aplicativos, jogos, reprodutores de música e vídeo, entre tantos outros são considerados softwares de aplicação.

Softwares de aplicação possuem as mais diversas funcionalidades e níveis de desenvolvimento que podem ser de uso individual ou até mesmo global.

Dos mais simples como o WordPad até os mais robustos como sistemas gerenciadores de banco de dados, os softwares de aplicação são a base para a execução de qualquer tarefa.

Principais softwares utilizados

Os usuários comuns utilizam com muita frequência os softwares de base, que são os sistemas operacionais que estão integrados aos dispositivos.

Se você está lendo este texto agora, seja no seu computador, tablet ou smartphone, existe um sistema operacional por trás rodando para que essa página esteja aberta.

Dentre os sistemas operacionais mais utilizados, podemos citar o Windows, macOS, iOS e Android

Falando sobre os softwares aplicativos, como citamos anteriormente, essas aplicações para atender os usuários finais possuem os mais diversos fins.

Pensando nos principais softwares aplicativo utilizados, podemos elencar aqueles voltados para o acesso a mecanismo de busca (navegadores), pacote office, aplicativos de organização, redes sociais, ferramentas Microsoft e Google, por exemplo.

Qual a diferença entre software e hardware?

Agora que você já conhece as definições e diferenças entre hardware e software, fica evidente que um depende do outro para o funcionamento de um computador, certo?

Ao ligar o dispositivo, é papel do software transmitir os impulsos necessários para que o hardware funcione.

Sempre existirá um software que envia os comandos para a placa mãe para gerar o processamento do comando.

Então, por exemplo, cada vez que o usuário executa o seu editor de texto, ele interage com o monitor, teclado, mouse e com o armazenamento  do disco rígido, conhecido como HD.

Esse é apenas um dos exemplos de interação, existe uma infinidade de integração dos softwares com o hardware, afinal, um computador somente realiza as suas funções se ambas as partes estiverem funcionando corretamente. 

Falou em software, lembrou da Monitora!

Já imaginou ter uma empresa nomeada como uma das melhores de TI do Brasil

Essa pode ser uma realidade para você ao contratar Monitora, uma empresa de soluções digitais totalmente brasileira e com um grande impacto internacional. 

Contamos com um time de especialistas que vão ajudar em seus negócios ae tornar sua empresa cada vez mais digital por meio de sua metodologia, processos e software.

Atuamos com outsourcing de serviços, o que permite maior transparência e monitoramento no desenvolvimento de softwares e testes de qualidade.

Quer conhecer os nossos serviços? Acesse a nossa página e saiba mais sobre nós.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista