Veja a importância da gestão de negócios e inovação para sua empresa

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A área chamada de gestão de negócios e inovação dentro de uma empresa é formada pelos processos e atividades capazes de tornar realidade o potencial inovativo e criativo. É um conjunto de métodos para concretizar ideias, ganhar eficiência e gerar valor. 

Por isso, somente implantando uma metodologia sólida de gestão de negócios e inovação é que a empresa pode dizer que de fato é inovadora, e assim se destacar e ganhar valor de mercado. 

Contudo, transformar ideias em ações concretas e lucrativas nem sempre é uma tarefa fácil ou óbvia. Por isso, é necessário haver profissionais que tenham este olhar inovador e ferramentas voltadas para conhecer e controlar todas as etapas e variáveis desse processo. 

Por que implantar uma gestão de negócios e inovação

O princípio básico da gestão de negócios e inovação é estruturar processos de inovação que possuam um ciclo completo e bem definido de começo, meio e fim, ou seja, entradas, processamento e saídas (com resultados). 

A gestão de negócios e inovação trabalha de forma a tornar o processo de inovação contínuo e para que a empresa passe a estabelecer a cultura da inovação como pilar. Tal característica é fundamental para se diferenciar no mercado e manter a competitividade bem como a sustentabilidade do negócio. 

A palavra-chave deste conceito é organização! Sendo assim, com o objetivo de viabilizar a geração de resultados, a área da gestão de negócios e inovação dentro de uma empresa possui as seguintes atribuições:

  • estabelece quantas etapas terá o processo e quais serão elas;
  • delinea como as rotinas acontecerão;
  • indica os recursos humanos necessários;
  • define materiais para a execução do processo;
  • determina os recursos financeiros;
  • detalha a tecnologia envolvida;
  • cria uma estrutura de hierarquia e tomada de decisão.

Estabelecer critérios para implementação de novos processos é o diferencial que sua empresa precisa para desenvolver novos modelos de negócios, conquistar novos clientes, expandir o mercado de atuação para outros nichos, e até mesmo reduzir custos. 

Como alinhar a inovação com o core da empresa

Empresas de todos os setores – principalmente as de tecnologia – precisam incluir a inovação na sua rotina para não pararem no tempo e não corram riscos. 

Porém, nem sempre é fácil convencer os gestores da necessidade e da importância da gestão de negócios e inovação dentro da empresa. Por isso, reunimos algumas dicas úteis:

Crie um setor dedicado à inovação 

Criar na sua empresa uma área totalmente dedicada à inovação e destacá-la no organograma da empresa já demonstra uma mudança no pensamento. Além de representar um avanço em direção à otimização de processos, mostra que a corporação se mantém atualizada para novas práticas e melhora os resultados e entregas.

O setor de gestão de negócios e inovação deve estar ligado aos níveis de gerência, não apenas pela sua importância, mas para garantir que a liderança esteja a par de todas as mudanças e também as apoie. Isso nos leva à próxima dica.

Obtenha apoio e trace objetivos 

A ideia de envolver os líderes da empresa com as atividades de gestão de negócios e inovação está vinculada à importância estratégica desse setor. Sendo assim, eles precisam  acreditar nos processos que estão sendo implantados e nos objetivos das novas sistemáticas. Trazê-los para este processo significa transformá-los em aliados!

Com o apoio e comprometimento da direção, você conseguirá captar orçamento, tecnologia e pessoal para realizar as atividades previstas. E para isso, você precisa definir de maneira detalhada:

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  • Objetivos e finalidades da área gestão de negócios e inovação;
  • Gerenciamento das inovações;
  • Hierarquias e responsabilidades;
  • Estratégia de execução do planejamento;
  • Fluxo de operações; 
  • Condições necessárias para realizar. 

Contudo, a cultura de inovação não se sustenta se estiver restrita apenas a altos cargos de uma empresa. É necessário integrar setores e envolver todos os times para fazer com que eles se sintam participantes do processo. 

Assim, ao encontrar colaboradores-chave que agreguem habilidade e conhecimentos para a gestão de negócios e inovação, eles passam a ser também defensores dessa nova cultura e se engajam. 

Estruture o processo de inovação

O processo de inovação dentro de uma empresa não acontece de repente. É um caminho a ser construído aos poucos e começa com o planejamento e com a pergunta “como fazer?”. A resposta é determinar uma série de critérios:

  • Como as ideias serão obtidas; 
  • Quais projetos serão implementados a curto, médio e longo prazo;
  • Qual a viabilidade de implantar cada um;
  • Quais as condições para que a mudança ocorra;
  • Quais são os objetivos;
  • Como os resultados serão avaliados.

Para cumprir esses critérios, não existe uma receita pronta. Cada empresa irá descobrir o que funciona melhor para si. Existem ferramentas, modelos e recursos que podem ser aplicados, como softwares integrados de  gestão, para aprimorar, garantir a padronização de todo o processo e sua otimização. 

O desenvolvimento de softwares voltados especialmente para suas necessidades em processos e operações está diretamente ligado à eficiência na rotina dos colaboradores e também pode reforçar a adesão de políticas de inovação dentro da empresa. 

Mostre novas possibilidades de monetização

A imagem e reconhecimento de uma empresa pelo mercado nem sempre vem na forma de compras do seu produto ou serviço ou estabelecimento de parcerias. O objetivo principal é a conclusão de um bom negócio, mas existem outras formas de monetização que podem ser alcançadas e planejadas. 

Implantar uma gestão de negócios e inovação vai ajudar sua empresa a ampliar esse leque de opções. Aumentar a base de leads, ter mais visibilidade, firmar novas parcerias e ter uma avaliação positiva pelo público-alvo também são formas indiretas de monetização. 

Os ganhos a partir de novas maneiras de monetizar acontecerão em um prazo maior, mas certamente valerá a pena quando trouxer segurança e diferencial.

Defina indicadores de desempenho

Todas essas dicas e esforços precisam de indicadores de desempenho para que a empresa consiga avaliar o trabalho de gestão de negócios e inovação. É crucial acompanhar o andamento de cada etapa e entender o que precisa de ajustes para que o trabalho, o tempo e o dinheiro investidos não sejam jogados fora.  

Para que esses indicadores sejam observados e analisados, é necessário ter à sua disposição tanto uma estrutura profissional em cada etapa do processo como apoio tecnológico. Subsidiado com informações robustas, a tomada de decisão é otimizada, o que impacta positivamente nos resultados. 

Com ferramentas desse tipo, existe a possibilidade de verificar quais áreas e projetos precisam de mais investimento, quais custos podem ser reduzidos, rever falhas nos processos, e por fim, aumentar seus lucros. 

A Monitora é especialista em desenvolvimento de softwares que podem alavancar a inovação na sua empresa, trazendo eficiência. 

Com soluções personalizadas de acordo com sua demanda, nossa empresa está pronta para auxiliar no seu crescimento. Entre em contato conosco por meio de um de nossos consultores!

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