Relatórios ERP: como eles ajudam na gestão financeira da empresa?

Como implementar automação de testes de software

Na era da informação, é essencial analisar os dados e transformá-los em ações para melhorar os negócios. Com os sistemas automatizados, é possível obter esses documentos com facilidade e precisão. No que diz respeito ao setor financeiro, os relatórios ERP ajudam a examinar e identificar melhorias para o departamento.

Quer ter uma gestão financeira pontual e bem controlada? Para isso, é preciso verificar as informações de modo integrado e facilitado. Então, conheça os relatórios ERP e saiba como isso é possível!

Qual é a importância de um relatório ERP para a gestão financeira?

Integrar a gestão de todos os setores em um sistema automatizado promove muitos benefícios. Quando se trata do financeiro, tais melhorias ficam mais evidentes. Afinal, os dados e números contabilizados pelo departamento são recebidos e armazenados pelo sistema pontualmente. Assim, as informações passam a ser sincronizadas sem erros e permitem uma análise mais eficiente do negócio.

Um sistema ERP gerencia a rotina do departamento, realizando os controles bancários, o fluxo de caixa etc. Como se integra com outros setores, unifica informações como emissão e recebimento de boletos, pagamentos de ativos e passivos trabalhistas, entre outras.

Além de facilitar a prática, o sistema permite observar analiticamente a gestão financeira. Uma das principais estratégias que a tecnologia possibilitou é transformar dados em direcionamentos, ou seja, tratar o material gerado durante os processos em estatísticas e conclusões. A partir dos relatórios ERP, os gestores analisam esses fatos e conseguem obter uma visão sistêmica da empresa e uma tomada de decisões mais precisa.

Como os relatórios ERP ajudam na gestão financeira?

Atualmente, informação é poder. Gerir os dados e usá-los para compreender a empresa é o caminho certo para guiar a melhoria contínua. O setor financeiro é onde estão as informações mais cruciais, afinal, ele compreende o fluxo de caixa, os gastos, a aplicação de recursos e os recebimentos. Por isso, os relatórios ERP do departamento são grandes auxiliares. Veja abaixo como eles ajudam a melhor governar os recursos da organização!

Reúnem as informações de todos os setores

Uma empresa compreende diversos processos que, quando combinados, permitem chegar à atividade-fim. No entanto, a gestão moderna compreende que a integração entre eles é o que proporciona um resultado completo e bem desenvolvido. Administrar corretamente os recursos significa poder alimentar e custear todos os departamentos e ainda lucrar.

A divergência de informações entre os setores prejudica essas atividades, duplicando informações e ocultando dados importantes. Com a visão unificada dos relatórios ERP, verifica-se tudo isso e, a partir daí, aplicam-se medidas para melhorar os resultados.

Assim sendo, você enxerga o financeiro, quanto o negócio investe em estoque, quanto os processos custam, como o fluxo de caixa é aplicado, quais são as entradas de pagamento, quanto dinheiro as vendas do comercial geram e muito mais.

Realizam fluxos padronizados

A produtividade depende de um fluxo de trabalho bem executado. Conseguir uma rotina sem erros, pontual e acertada requer constante aperfeiçoamento do processo até que a melhor execução seja encontrada.

Os relatórios ERP demonstram as operações realizadas. Com uma análise a fundo, a empresa conhece os gargalos e erros que devem ser evitados. Então, cria um fluxo personalizado que estabelece as melhores etapas e as pessoas adequadas para realizar cada uma delas. Assim, os dados podem ser utilizados como guias para reescrever os mapas de atividades, evitando erros e aumentando a eficiência.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Mantêm a segurança dos dados

Como já citamos, o sistema integra todas as informações da empresa e realiza o cruzamento entre elas. Tudo isso de maneira automatizada, evitando dados contraditórios e enganosos. Afinal, a manipulação de relatórios ou deixar pontos importantes de lado por não haver a correta transparência entre departamentos ainda é uma realidade.

Os relatórios ERP são completamente íntegros. Como são automatizados, apenas refletem os dados com veracidade. Também demonstram essas informações de maneira completa, garantindo o cruzamento entre todos os departamentos. Com isso, divergências, perdas de informações e erros se tornam mínimos, permitindo segurança no que é informado.

Os níveis de hierarquia também são mantidos. O controle de acesso aos relatórios configurado no sistema garante que apenas usuários com permissão consigam verificá-los.

Emitem relatórios financeiros

Analisar os resultados financeiros unificados é a primeira tarefa para compreender os gastos e lucros da organização. Consultar os custos, as contas a pagar, as despesas com vendedores, os retornos obtidos, as previsões de entradas e saídas e todos os itens que compreendem o departamento fornecem informações sobre a lucratividade e a rentabilidade do negócio.

Reunir e verificar todos os dados é um trabalho interminável. Por isso, é importante contar com os relatórios ERP, na medida em que eles geram o cruzamento desses dados e os expõem de maneira automatizada. O gestor acessa e analisa todas essas informações com apenas um clique.

Quais são os benefícios dos relatórios ERP?

Após compreender todas as funcionalidades dos relatórios ERP, fica claro que a empresa adquire benefícios ao contar com a ferramenta. Para que você saiba como eles podem impulsionar sua gestão, separamos algumas das principais vantagens a seguir.

Substituir materiais físicos

O financeiro é um departamento muito burocrático, que gera um enorme montante de papéis. Buscar pelas informações em meio a eles é um atraso, pois além de muito trabalho, muitos erros acontecem. Com os arquivos digitais, você analisa pontualmente o setor, encontrando o que precisa facilmente. Também compartilha ou salva os dados com praticidade.

Permitir acesso à informação de qualquer lugar

Atualmente, é importante contar com dinamismo na gestão. Poder observar os dados de qualquer lugar é essencial para tomar uma decisão com embasamento no caso de uma emergência, por exemplo. O sistema ERP permite acesso aos relatórios de qualquer local com acesso à internet.

Conectar o financeiro com outros setores

O financeiro é o coração da empresa e mantém os outros setores, pois é a partir dos demais departamentos que ocorrem as entradas e as saídas. Por isso, ver os dados separadamente é um erro. Com os relatórios ERP, o gestor adquire visão panorâmica da aplicação de recursos e, a partir daí, aplica medidas bem direcionadas.

Os relatórios ERP reúnem as informações do setor financeiro de modo integrado aos demais. Os dados mostram a movimentação dos recursos da empresa com imparcialidade e sem erros. Contando com unificação, veracidade e rapidez para encontrar esses dados, os gestores conseguem otimizar a gestão financeira, identificar problemas e propor medidas para obter melhores resultados.

Quer contar com os benefícios da correta gestão de informações em seu departamento financeiro? Entre em contato conosco! Temos o sistema ideal para você controlar os setores e gerar relatórios em sua empresa.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista