Tendências em tecnologia para 2022: saiba em que você precisa investir

Quais serão as tendências em tecnologia para 2022? O que podemos esperar do próximo ano no mundo dos negócios? Esse tal metaverso vai ‘pegar’ mesmo? Para qual tipo de tecnologia devo direcionar os investimentos da minha empresa?

Com a chegada de um novo ano é comum que gestores, administradores, diretores, coordenadores de departamento e estrategistas, entre outros profissionais responsáveis pela tomada de decisão em relação à tecnologia, passem a se questionar sobre estes assuntos, afinal, reconhecer as tendências no setor e saber onde ‘mirar’ pode fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio.

Pensando nisso, preparamos um post especial com as principais tendências em tecnologia para 2022. Continue a leitura para saber mais!

Transformação digital: um caminho sem volta

Antes de descobrir quais são as principais tendências em tecnologia para 2022, precisamos voltar alguns passos para que você entenda melhor a revolução tecnológica que está ocorrendo no setor empresarial. Para isso, vamos usar um exemplo.

Quando dezembro se aproxima, anunciando um período de retrospectivas, análises do que passou e projeção de metas para o futuro, o Oxford English Dictionary (OED) costuma escolher uma palavra que melhor representou o ano que passou. Para 2021, a eleita foi a palavra vacina. Em 2020, tivemos uma variedade maior, incluindo os termos lockdown, vidas negras importam e cultura do cancelamento. Em 2019, a palavra foi tóxico.

No mundo dos negócios, a escolha de uma palavra do ano não existe. Mas arriscamos apostar em transformação digital como o termo que melhor define 2021. Não à toa. No segundo ano de pandemia de Covid-19, empresas de todos os segmentos compreenderam a necessidade de investimento em tecnologia como forma de modernizar e agilizar processos, cativar clientes e facilitar e simplificar a vida do consumidor.

Junto da tão famosa transformação tecnológica, termos até então restritos aos profissionais da área se tornaram comuns e ganharam fama, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), blockchain, 5G,  clouds, face match, entre outros tantos.

A perspectiva é de que essa tendência se mantenha –  e se fortaleça – ainda mais no próximo ano. Prova disso é uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), que estima que, em 2022, 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais.

Porém, mais do que apontar a mira e fazer grandes aportes em uma tecnologia promissora, é preciso que as empresas entendam que a busca pela modernização deve ser uma ação contínua e focada no negócio.

Neste sentido, antes de tudo, é preciso ter consciência de que a transformação digital não é mágica e mesmo com grandes investimentos é complicado modernizar todos os processos e setores de uma empresa de uma única vez. 

Assim, entender quais recursos são indispensáveis para o negócio e traçar um plano de ação completo, que contemple todos os aspectos necessários para que eles funcionem plenamente, é a primeira lição de casa a ser cumprida em 2022.

Além disso, é necessário ter em mente que quando se fala em tecnologia, novidades surgem a todo momento. Portanto, sempre vai existir um déficit técnico e é preciso continuar perseguindo a evolução e a modernização.

Dito isto, confira, a seguir, as principais tendências em tecnologia para 2022.

4 tendências em tecnologia para 2022

1 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) lidera o ranking das tecnologias mais promissoras para 2022. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC) estima que, até 2023, uma em cada quatro empresas terá ao menos um projeto de software de Inteligência Artificial, deep learning e machine learning, compondo um mercado que contabiliza R$ 342 bilhões.

Um outro estudo, nomeado “O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além: um Estudo Global do IEEE”, realizado pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) confirma essa tendência.

A pesquisa, que ouviu 350 diretores de tecnologia, informação e TI de empresas de diferentes setores do Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Índia e China, indica, inclusive, que a Inteligência Artificial, acompanhada do 5G e das clouds, será a grande responsável por desenvolver e popularizar o metaverso, aposta de grandes corporações, como a recém criada Meta, que reúne Facebook, Instagram e WhatsApp.

Neste novo universo, os usuários poderão usufruir da Realidade Virtual Aumentada, interagindo com outras pessoas e mesmo tendo sensações como o toque, por exemplo.

2 – 5G

O 5G já é uma tecnologia que opera em países como Estados Unidos, Filipinas e China. No Brasil, ela começa a ser implementada em 2022 e a estimativa é de que demore entre 2 e 5 anos para chegar às maiores cidades.

Apesar do tempo de implementação, a revolução tecnológica provocada no mundo dos negócios pelo 5G deve fervilhar no decorrer de 2022. Isso porque a expectativa é de que empresas dos mais variados setores acelerem a preparação para desfrutarem da tecnologia quando ela de fato puder ser colocada em prática.

A expectativa é de que o 5G abra portas para novos serviços, como cirurgias remotas, carros autônomos e experiências de realidade virtual. 

Segundo a pesquisa do IEEE, as áreas mais beneficiadas devem ser a saúde (24%), ensino e educação a distância (20%); comunicação (15%); entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo (14%); e fabricação e montagem (13%).

3 – Clouds

As clouds também estão na lista de tendências em tecnologia para 2022. Apesar de serem uma ‘velha’ conhecida do mercado, as nuvens devem ser beneficiadas pela chegada do 5G no Brasil e ganhar ainda mais espaço e eficiência dentro do universo corporativo, com latência reduzida.

Não sem motivos: as clouds apresentam inúmeros benefícios para as empresas, permitindo a disponibilidade dos dados, a redução de custos de hospedagem, a escalabilidade dos negócios e a inovação.

Porém, antes de sair apostando todas as suas fichas na migração da forma de armazenamento de seus dados, as empresas devem considerar diversos fatores. Neste sentido, contar com um time de especialistas no assunto, como os profissionais da Monitora, é fundamental para avaliar riscos, alternativas e adotar todas as medidas de segurança necessárias.

4 – Segurança digital

Grandes oportunidades geram grandes desafios. E a segurança digital é, sem dúvida, o principal deles quando o assunto é aceleração tecnológica. Isso porque, ao mesmo tempo em que a incorporação de novas tecnologias aos negócios amplia as possibilidades de inovação e abre espaço no mercado, também aumenta lacunas e brechas para a atuação de criminosos.

Para se ter uma dimensão do problema, vale considerar os dados levantados por uma pesquisa feita em parceria com o DataFolha e a Mastercard, que aponta que mais de 70% dos entrevistados já sofreram algum tipo de tentativa de fraude.

Nesse sentido, o investimento em segurança digital – ou cibersecurity, como também é conhecida –, mais do que tendência é uma necessidade das empresas para 2022, especialmente se considerarmos as exigências da LGPD, que está em vigor desde setembro de 2020.


O que nunca sai de moda

Nesta lista de tendências em tecnologia para 2022 poderiam entrar ainda outros recursos promissores, como a automação, machine learning, tecnologia de voz, blockchain e outros.

Porém, uma estratégia que faz toda a diferença para extrair o melhor que essas tecnologias têm a oferecer e que nunca sai de moda é contar com a expertise de quem entende do assunto, como o time da Monitora.

Nossos especialistas têm know how para auxiliar sua empresa desde a ideia até a entrega final da solução e são capacitados para diagnosticar as necessidades da sua empresa e propor as melhores e mais inovadoras – e o mais importante, mais adequadas – alternativas tecnológicas para o seu negócio, com agilidade, profissionalismo e comprometimento. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Comentários

comentários