Testes de software: por que devem ser considerados indispensáveis?

Como implementar automação de testes de software

Os testes de software são indispensáveis, pois têm o objetivo de verificar se os recursos de um sistema funcionam de maneira adequada. Eles consistem na última fase de elaboração de uma ferramenta (aplicativo, game etc.) antes do lançamento.

Em outras palavras, aqui são diagnosticados os fatores que prejudicam o desempenho do software. Caso isso não seja feito, é alta a possibilidade de entregar um programa com uma série de defeitos para o cliente. Então, para resolver esse problema, os desenvolvedores terão que executar, novamente, uma série de tarefas — que poderiam ter sido realizadas antes.

Além dessa perda de tempo, a organização ainda tem um dano de imagem, pois não está fazendo o serviço conforme foi prometido ao consumidor. E, atualmente, sabemos que evitar prejuízos financeiros e avaliações negativas é essencial para qualquer negócio.

Os benefícios, contudo, não param por aqui. Por isso, neste post veremos os principais motivos para executar testes de software, além das vantagens de contar com uma empresa especializada para isso. Continue lendo e confira!

Principais motivos para ter testes de software indispensáveis

Alinhe as expectativas

É natural que o cliente deseje que o seu sistema execute todas as funcionalidades previstas, certo? Na verdade, é o mínimo que ele espera. Para isso ser devidamente constatado, os testes são primordiais — só assim podem ser vistos quais fatores precisam de um aperfeiçoamento.

Imagine, por exemplo, que uma escola solicitou a criação de um software para os professores avaliarem os alunos. Porém, o espaço reservado à inserção de dados sobre os estudantes comporta apenas 100 palavras. Sem um teste, esse problema só seria notado durante o uso, no dia a dia do cliente.

Percebendo isso com antecedência, no entanto, é possível alinhar com os desenvolvedores uma maneira de aumentar a quantidade de caracteres, permitindo aos docentes fazer um texto maior e mais explicativo.

Identifique problemas no design

É muito bom contar com um software que tenha diversos serviços para o público-alvo, mas a aparência também não pode ser menosprezada. Se os recursos não estiverem disponíveis de forma clara, os usuários não terão paciência para buscar os serviços desejados.

É preciso ter em mente que hoje as pessoas querem resolver suas demandas de forma cada vez mais rápida e prática. Por isso, é fundamental ter muito cuidado com o layout de uma ferramenta. O ideal é que as atividades mais procuradas sejam visualizadas em poucos segundos.

Além disso, é recomendado que empresas tenham sistemas responsivos, capazes de ser facilmente acessados em computadores e em dispositivos móveis. Assim, os testes poderão ser feitos com mais eficiência, ajudando a identificar e corrigir eventuais pendências relacionadas ao design.

Mantenha o sistema estável

Outra situação que irrita muito os clientes é a de um sistema que está fora do ar. Um exemplo é estar na fila de um supermercado e receber a informação do caixa de que a compra não pode ser concluída, porque a ferramenta não está funcionando adequadamente.

Empresas de tecnologia da informação precisam atuar firmemente para evitar esse problema que, além da desorganização, gera um prejuízo de imagem ao empreendedor que, dependendo do caso, pode ser irreversível.

A melhor forma de fazer isso, obviamente, é realizar testes de software. Assim, é possível verificar o nível de estabilidade de um programa em diversas situações, além de identificar os itens que podem afetar negativamente esse indicador e eliminá-los.

Esteja mais atento aos defeitos

Por mais que a equipe de desenvolvedores seja competente, erros fazem parte do processo de trabalho. Isso faz com que os testes de software contribuam para a melhoria dos serviços e a garantia do sucesso.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Suponha que uma rede de farmácias solicita o desenvolvimento de um aplicativo para os consumidores comprarem medicamentos on-line. Contudo, não é colocada a opção de o cliente pegar o remédio na farmácia ou receber em casa.

Assim, se essa informação não estiver clara no app, o público-alvo ficará confuso sobre como ter acesso à mercadoria. Algo que é facilmente corrigido se percebido a tempo, por meio de um teste simples.

Melhore a manutenção

As empresas desejam contar com softwares que sejam robustos, eficientes e facilmente acessados pelo público-alvo. Para garantir isso, mesmo que uma equipe de TI tenha se dedicado bastante ao projeto, eventualmente será preciso realizar uma manutenção na ferramenta.

Nesse sentido, os testes de software também são importantes para corrigir e mapear as possíveis falhas, bem como as medidas ideais para saná-las. Assim, o fornecedor do sistema já terá uma noção maior dos fatores que podem prejudicar a performance.

Esse conhecimento, inclusive, é imprescindível para que as atividades de manutenção do sistema sejam feitas com mais rapidez, qualidade e eficiência. Quanto menos tempo uma ferramenta ficar indisponível, melhor será para o cliente.

Torne o trabalho mais seguro

Outra preocupação das companhias diz respeito à segurança da informação, afinal, é necessário adotar medidas para que os sistemas não sejam invadidos por hackers. Pois os testes de software também são cruciais para identificar eventuais vulnerabilidades.

Com a sofisticação dos métodos para a invasão de sistemas, as companhias precisam investir em ações que tornem os programas mais seguros. Assim, à medida que uma ferramenta apresenta menos riscos de ter informações violadas, maior será o grau de confiança do público-alvo em uma empresa.

Garanta a entrega

Em uma empresa de TI, a velocidade da entrega das demandas é bastante valorizada. Por outro lado, essa iniciativa deve estar alinhada com algo muito importante para os consumidores: a qualidade.

Não adianta entregar um sistema na metade do tempo previsto se ele for incapaz de satisfazer as necessidades do público-alvo, certo? Em outras palavras, a agilidade é um diferencial relevante na execução dos serviços, mas o foco deve sempre ser a meta do cliente com os serviços prestados.

Nesse caso, ao se empregar testes de forma adequada, aumenta consideravelmente a possibilidade de os sistemas serem desenvolvidos dentro dos padrões do mercado.

Como ter testes de software indispensáveis?

Em geral, as empresas têm equipes de TI reduzidas, e com diversas atividades para serem executadas ao mesmo tempo.

Considerando esse cenário e a importância de entregar os serviços de qualidade para os clientes, uma iniciativa inteligente é investir numa companhia especializada em verificar o funcionamento dos sistemas antes de eles serem finalizados e assim garantir que o negócio tenha testes de software indispensáveis.

A Monitora, por exemplo, conta com profissionais gabaritados para analisar como uma ferramenta pode proporcionar bons resultados a uma corporação e aos consumidores, fazendo com que o investimento em tecnologia seja transformado rapidamente em lucros.

Como vimos, diante do elevado nível de concorrência no mundo corporativo, é fundamental que as companhias apostem nos testes de software para seus serviços estarem mais próximos e disponíveis do público-alvo. E terceirizar essa tarefa é a melhor forma de garantir eficiência.

Então, gostou deste artigo? Agora, se deseja acompanhar de perto as tendências tecnológicas, aproveite para conferir os tipos de testes de sistemas e as razões para automatizá-los!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista