melhoria de processos

O que é melhoria de processos e como impacta a empresa?

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Mesmo que os resultados estejam dentro das expectativas, uma empresa não pode ficar acomodada, pois a concorrência está em crescimento constante e procura alternativas para garantir uma maior participação no mercado. Isso faz com que a melhoria de processos seja uma das tendências mais marcantes no mundo corporativo.

Basicamente, ela consiste na sequência de atividades (definição de metas, identificação de gargalos etc.) que priorizam melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao público-alvo, focando no que pode ser aprimorado. Para isso, é necessário não apenas contar com uma equipe atenta, mas também reconhecer que a tecnologia deve fazer parte da rotina da organização.

Neste post, mostraremos como essa iniciativa impacta nas companhias e as etapas fundamentais para implementá-la com sucesso no seu negócio. Confira!

Veja como a melhoria de processos faz a diferença

É inegável que aperfeiçoar as atividades gera vantagens significativas para uma corporação. Pensando nisso, vamos apresentá-las com detalhes. Acompanhe!

Reduz custos

Se uma empresa deseja ser competitiva, deve ter como prioridade diminuir os gastos ao máximo. Um dos motivos é que isso aumenta as chances de oferecer preços mais atraentes aos consumidores.

Não basta apenas entregar um serviço no prazo certo e na qualidade desejada pelo público-alvo, é necessário também viabilizar o investimento do cliente nas mercadorias disponibilizadas. Do contrário, haverá sérias dificuldades para aumentar o faturamento e honrar os compromissos com funcionários e fornecedores.

Com o mapeamento dos processos, uma empresa pode avaliar o que é preciso para reduzir as despesas durante as fases de produção e de comercialização dos itens. Por exemplo, pode ser identificado que o investimento em publicidade tradicional pode ser menor, pois os consumidores acessam as informações pelas redes sociais com maior frequência.

Dessa forma, a estratégia de vendas passa a ter um foco maior no marketing digital, que se caracteriza pelo baixo custo e pela possibilidade de alcançar um grande número de pessoas com extrema facilidade e rapidez.

Otimiza o tempo

A famosa frase “tempo é dinheiro” continua presente no dia a dia das instituições. Uma prova disso é a busca constante por agilizar a capacidade de produzir e de entregar itens para o público-alvo. Com a melhoria de processos, é possível verificar como uma mercadoria pode chegar mais rápido à residência do consumidor.

Hoje em dia, há diversos softwares que permitem o monitoramento da carga e a identificação de rotas que propiciem a entrega da mercadoria em menos tempo. Essa atividade contribui para existir menos desgaste do motorista, o que favorece a redução de acidentes. Além disso, essa iniciativa permite reduzir as despesas com combustível e manutenção do veículo.

Percebe-se que otimizar o tempo gera benefícios econômicos e de imagem para a corporação. Afinal, os clientes gostam de um atendimento de alto nível.

Aumenta os resultados

Se uma empresa produz com mais rapidez e tem menos custos, a probabilidade de expandir os lucros é bem maior. Isso porque as mercadorias estarão disponibilizadas por um valor mais atraente. Em um momento de instabilidade econômica, é fundamental que o público-alvo tenha condições de comprar itens de qualidade por um preço acessível.

À medida que as vendas são realizadas com mais facilidade, uma companhia pode alcançar um desempenho mais expressivo, o que contribui para investir em novas alternativas voltadas para a melhoria de processos.

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Com mais dinheiro circulando, é viável, por exemplo, adquirir um software que monitora o funcionamento do estoque com extrema eficiência. Assim, a empresa pode controlar melhor a demanda e ter menos despesas com a aquisição e o transporte de itens.

Possibilita uma rotina mais bem estruturada

A identificação de gargalos é importante para os processos estarem mais organizados e fáceis de serem compreendidos pelos funcionários. Quando os colaboradores assimilam o que deve ser feito, as chances de as metas serem batidas são bem maiores.

A melhoria de processos ainda ajuda a aumentar o engajamento. Ao perceber que a empresa está no caminho certo, os empregados se tornam mais produtivos e identificados com os valores da instituição.

Com a rotina de trabalho sendo simplificada, gestores e demais empregados têm mais condições de pensar em estratégias para tornar a empresa mais competitiva. Apostar na capacidade de inovação da equipe é crucial para sair do lugar e superar os concorrentes.

Entenda como aperfeiçoar as melhorias de processo

Sem dúvida, conhecer os benefícios da melhoria de processos é algo positivo. Mas de que forma é possível elevar o patamar de uma companhia? A resposta está nos itens que explicaremos para você agora. Leia com atenção!

Identifique processos

Essa iniciativa não consiste apenas em verificar o que a companhia está executando no momento. Ela também é importante para constatar a razão do que está sendo feito e avaliar se os processos estão agregando valor para o negócio. Se não houver essa prática, não é possível analisar o que necessita ser aperfeiçoado.

Priorize processos

Com a identificação do que está sendo realizado, uma corporação pode determinar, de forma precisa, o que deve ser melhorado. Isso é indispensável para apontar os processos que requerem uma maior atenção durante a execução dos serviços. Essa postura viabiliza a redução de erros, o que permite reduzir custos e entregar serviços e produtos mais qualificados para os clientes.

Aposte na comunicação interna

A melhoria de processos somente é atingida quando os colaboradores entendem como as atividades devem ser realizadas. Para chegar a um patamar superior, uma empresa deve contar com uma comunicação mais clara e ágil.

Por isso, é relevante disponibilizar os processos na intranet e explicar as mudanças que estão sendo realizadas por meio de reuniões e de notícias publicadas nos jornais internos e nos murais. Adotar ferramentas para a comunicação instantânea (WhatsApp, Slack etc.) também é uma forma de agilizar a finalização das demandas.

Adote um CRM

Para compreender o comportamento do público-alvo, as companhias estão investindo em sistemas CRM. A ferramenta possibilita identificar os hábitos dos clientes com maior precisão, fornecendo informações valiosas sobre o ticket médio, a periodicidade das compras e as mercadorias mais procuradas.

Ao obter esses dados e analisá-los, uma empresa pode fazer ofertas personalizadas. Essa medida aumenta as chances de venda e de fidelização, o que contribui para elevar o faturamento.

Invista em tecnologia

Para uma organização ser mais produtiva, é imprescindível acompanhar o avanço tecnológico. As companhias precisam adotar ferramentas que as tornem mais produtivas. Atualmente, existem softwares que ajudam os colaboradores a acessarem as informações corporativas de qualquer lugar em que exista conexão com a internet. Com isso, é possível executar diversas tarefas mesmo fora do ambiente de trabalho.

A melhoria de processos deve estar incorporada à rotina de qualquer instituição. Para isso ser concretizado, é essencial investir no mapeamento das atividades, na comunicação e no uso da tecnologia para aumentar a produtividade da equipe.

Se você pretende aperfeiçoar os serviços do seu negócio, vale a pena ler também sobre como o ERP ajuda a escalar o crescimento da sua empresa. Estar bem informado é um bom caminho para atingir uma performance mais expressiva!

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