tecnologia para gestão de projetos

Entenda as vantagens da tecnologia para gestão de projetos

Como implementar automação de testes de software

As empresas reconhecem que a inovação e o aprimoramento dos serviços são um caminho sem volta. Ou seja, é preciso ter consciência de que a tecnologia para gestão de projetos deve ser aplicada corretamente para aumentar a produtividade e gerar um diferencial competitivo.

Ao adotar ferramentas capazes de tornar os funcionários mais envolvidos com os resultados, uma organização pode aperfeiçoar o planejamento, executar ações com mais eficiência e acompanhar os trabalhos desenvolvidos. Tudo isso minimiza os erros e fortalece a imagem corporativa.

Neste post, destacamos os desafios de gerenciar projetos e a importância da tecnologia para enfrentá-los. Confira!

Conheça os principais obstáculos para gestão

A gestão de projetos exige liderança, capacidade de superar imprevistos e foco no alcance das metas. Contudo, há gargalos que precisam ser vencidos para uma ideia ser planejada e executada com maestria.

Para você ser bem-sucedido ao administrar equipes e atividades, mostraremos fatores que devem ser vencidos por uma empresa. Acompanhe!

Dificuldade de estabelecer parâmetros

Quais são os recursos humanos necessários para realizar uma obra? Qual é o orçamento para a aquisição de novos equipamentos? Qual é o prazo para finalizar os serviços? Essas perguntas apontam como é necessário trabalhar com indicadores que ajudam a estruturar um projeto.

Se isso não for estabelecido corretamente, são enormes as chances de o gestor não organizar a equipe como deveria e sofrer com a falta de produtividade. Dessa maneira, a tecnologia para gestão de projetos prioriza o uso dos recursos disponíveis de forma racional.

Análise de riscos

Você tem o orçamento necessário e estimou corretamente o número de profissionais que atuarão no desenvolvimento de um novo software, por exemplo.

Sem dúvida, são ações vitais para a iniciativa atingir o desempenho esperado. Porém, não se pode esquecer de algo fundamental para enfrentar eventuais problemas: a análise de riscos.

É importante listar as adversidades que podem dificultar a implementação de um projeto, como:

  • desconhecimento do cliente sobre a ferramenta;
  • dificuldades de comunicação entre os membros da equipe;
  • inexperiência no uso do marketing digital para divulgar o novo sistema.

Todas as variáveis devem ser analisadas com muita atenção. Do contrário, um projeto pode ser excelente no papel, mas um fiasco na prática.

Delegação das tarefas

Não basta apenas pedir para um funcionário executar um serviço. Antes, é recomendado avaliar se os colaboradores são capazes de fazer as atribuições a eles destinadas.

Também é importante haver uma divisão das tarefas que estimule todos os membros. Ninguém gosta de ficar sobrecarregado e ver o colega de trabalho com menos responsabilidades.

Um bom líder deve verificar o potencial de todos os empregados envolvidos em um projeto e delegar as tarefas que eles podem executar no prazo e de maneira exemplar.

Se o gestor fizer isso corretamente, minimiza a possibilidade de conflitos e promove o engajamento, o que é primordial para a produtividade ficar em um elevado patamar.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Automatização com qualidade

Não basta somente investir em tecnologia. Mesmo que a intenção seja das melhores, é preciso ter noção do que vai ser automatizado e como a medida vai impactar na rotina de trabalho. A escolha equivocada de um software pode prejudicar negativamente a produtividade e a qualidade dos serviços.

Por isso, é vital ter um padrão de serviços devidamente enraizado para que as atividades automatizadas sejam facilmente inseridas na rotina dos colaboradores. Estes, por sua vez, precisam estar engajados e capacitados para enfrentar a nova realidade. Assim, poderão ser mais eficientes e valiosos para a organização.

Jamais escolha um software sem analisar o contexto da companhia. Avalie como o sistema será útil para o seu negócio. Essa iniciativa vai ajudá-lo a ter um rápido retorno do investimento e a aperfeiçoar os serviços, o que contribui para conquistar novos clientes.

Veja os benefícios da tecnologia para gestão de projetos

O avanço tecnológico propicia às corporações uma série de vantagens para dar um salto de qualidade. Por isso, vamos expor os benefícios mais importantes para o gerenciamento de projetos. Acompanhe!

Agilidade

Fazer diversas tarefas com mais velocidade é o sonho de qualquer empreendedor. Um software pode, por exemplo, tornar o processo decisório mais simples e rápido. Um dos motivos é que ele possibilita ter um acesso mais rápido às informações gerenciais (estoque, vendas, recursos financeiros disponíveis etc.).

Com a automatização, é viável fazer com que os colaboradores deixem de fazer tarefas de cunho repetitivo e tenham como foco o que é fundamental para a estratégia do negócio. Isso evita perda de tempo e estimula a produtividade.

Planejamento

A tecnologia para gestão de projetos também permite que o planejamento seja mais fácil de ser elaborado e executado. Ao contar com as informações sobre a companhia de forma estruturada e rápida, os gestores têm mais condições de verificar o que é ideal para a obtenção de resultados mais expressivos.

Há softwares que propiciam verificar o acompanhamento dos projetos em andamento. Isso é fundamental para identificar eventuais erros e adotar medidas para saná-los. A medida favorece um maior dinamismo e cria um ambiente favorável para a inovação.

Líderes mais atentos à equipe

Na medida em que um líder não precisa ficar tão preocupado com atividades rotineiras e repetitivas, ele fica mais aberto para visualizar outras alternativas, com foco na melhoria da performance da equipe e, consequentemente, da organização.

Assim, ele tem mais disponibilidade para tirar dúvidas dos funcionários e pensar em soluções para tornar a empresa mais competitiva. Oferecer condições para os líderes e os funcionários serem mais criativos é indispensável na busca de formas de interagir melhor com os clientes.

Equipes mais integradas

Contar com líderes mais voltados para a atividade-fim do negócio é uma das grandes vantagens da tecnologia para gestão de projetos. Além disso, os sistemas criam uma conjuntura favorável para a integração das equipes.

O compartilhamento de informações gera mais conhecimento e um diálogo mais saudável entre as equipes. Essa iniciativa ainda contribui para consolidar iniciativas que visam surpreender os clientes e fidelizá-los.

Com o apoio da Monitora, a sua empresa terá mais chances de adotar soluções que priorizam a tecnologia para a gestão de projetos. Acompanhar o avanço tecnológico deve fazer parte da rotina das companhias que desejam ser reconhecidas pela excelência dos serviços.

Está querendo inovar e elevar a qualidade do atendimento prestado aos consumidores? Então, é melhor assinar a nossa newsletter agora mesmo. Afinal, estar bem informado é peça-chave para promover a melhoria contínua!Companies acknowledge that once they have contact with innovation and improvement of services, there’s no going back. That means, it is necessary to be conscious that the technology for project management must be applied correctly to increase productivity and generate a competitive differential.

By adopting tools that are capable of making the staff get more involved in the results, an organization can perfect the planning, execute actions with more efficiency and keep track of the developed works. These minimize mistakes and strengthen the corporative image.

In this post, we’ve highlighted the challenges of project management and the importance of technology to face them. Check it out!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista